Festival de música e corrida mudam trânsito no Recife

Festival de música e corrida provocam mudanças no trânsito do Recife neste sábado (19). De acordo com a CTTU, mais de 110 agentes de trânsito acompanham eventos e realizam bloqueios em ruas, avenidas e pontes da Zona Norte e do Centro.

Ponte do Limoeiro é interditada para a sétima edição da corrida Eu Amo o Recife — Foto: Luna Markman/TV Globo

Por G1 PE

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecem neste sábado (19). Ao todo, mais de 110 agentes de trânsito são destacados para acompanhar as programações, que envolvem atividades culturais e esportivas.

Na Zona Norte, acontece o Festival BB Seguros Blues e Jazz. A operação já está em andamento e segue até meia-noite. Inicialmente, agentes de trânsito fazem a proibição do estacionamento em frente ao Parque Santana, no bairro de Casa Forte, local do evento.

A partir das 13h, a proibição de estacionamento será ampliada na Rua Jorge Gomes de Sá, na imediação da Rua Dona Olegarina até a Rua Nestor Silva. A depender da movimentação do público no local, a Rua Sant'Anna terá o sentido invertido, saindo da Rua Jorge Gomes de Sá em direção à Avenida Dezessete de Agosto.

O condutor que segue na Avenida Dezessete de Agosto e deseja acessar o Parque Santana deve seguir em frente para a Rua Samuel de Farias e a Rua Jorge Gomes de Sá.

A partir das 18h, acontece a 7ª Corrida Eu Amo Recife, com saída no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Os condutores que querem acessar ou circular pela área Central da cidade devem ficar atentos aos bloqueios e desvios montados pela CTTU para a viabilização da corrida, a partir das 17h30.

A expectativa é de que as ações sejam encerradas às 20h30, horário previsto para a dispersão do público. A corrida terá dois percursos, de 10 km e 5 km, ambos com início no Cais da Alfândega.

O trajeto mais longo segue pelo Cais do Apolo, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Avenida Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Avenida Saturnino de Brito, Rua Capitão Temudo, retorno pelo Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória e encerramento na volta ao Cais da Alfândega.

Há bloqueio no cruzamento do Cais da Alfândega com a Ponte Maurício de Nassau. As demais interdições são feitas no Largo do Cabanga, nas pontes Giratória, Princesa Isabel e do Limoeiro, e nos cruzamentos da Avenida Marquês de Olinda com a Rua Madre de Deus, da Avenida Cais do Apolo com as ruas Álvares Cabral, do Observatório, do Ocidente e Bione.

A Rua Primavera, o trecho final da Avenida Militar e os cruzamentos da Rua Mário Melo com Rua da Aurora e Cais José Estelita com a Rua Bituri também são bloqueados.

Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José Estelita pelo Largo do Cabanga fica bloqueado, os condutores que vêm da Zona Sul devem seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro.

Quem vem pela Avenida Sul deverá seguir pela Praça Sérgio Loreto. Já quem estiver na área central e desejar seguir para a Zona Sul pode utilizar a Rua Imperial como rota alternativa.

Orientações

A CTTU aconselha o público a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. O veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Publicado em: 19/10/2019