Fim de semana palestrando

Cheguei, ontem, de Brasília, onde tive uma semana agitada, mas super produtiva. Depois de morar por 15 anos na corte, estabeleci a rotina de mergulhar nos seus bastidores num intervalo de 15 dias a cada mês. Vale o esforço. A notícia quando não brota em Brasília culmina por lá.

Adiantei três fatos importantes: a divisão do PT nacional em relação à pré-candidatura de Marília Arraes a Prefeitura do Recife, através de uma belíssima entrevista com o deputado José Guimarães (CE), líder das Minorias na Câmara dos Deputados. 

De lá, informei, também em primeira mão, que o Diário de Pernambuco trocou de comando acionário, saindo das mãos dos irmãos Rands para o empresário Carlos Frederico Vital, ex-chefe da segurança do empresário e deputado Luciano Bivar, presidente nacional do PSL.

Com isso, o jornal sai de uma linha editorial de esquerda, servindo ao socialismo do PSB, para se atrelar ao Governo Bolsonaro. É o primeiro veículo histórico do País a fazer igual travessia. Apesar de atravessar turbulências financeiras, o velho DP, onde comecei minha trajetória profissional, é quase bicentenário, grife de mais antigo em circulação na América Latina.

Por fim, em meio ao agitado dia de ontem, quando cobri a operação da Polícia Federal no gabinete do líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB), em buscas de documentos que pudessem comprovar contratos irregulares quando ministro da Integração, antecipei, em furo nacional, que, ontem mesmo, o ministro Sérgio Moro iria a Pernambuco em avião da FAB com FBC cumprir agenda em Paulista, região metropolitana de Recife.

O fim de semana vai ser para transmitir experiências. Amanhã, no Cabo, participo de um seminário destinado a estudantes de Jornalismo. Falo sobre a praga das fake news, as notícias falsas que contaminam o descontrolado território online da informação.

No domingo, estarei em Surubim. A convite da jornalista Maluma Marques, do Jornal Terra da Gente, falo para integrantes da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil sobre literatura jornalística. Vai ser no auditório do Reserve Hotel, por volta das 9 horas.

Publicado em: 20/09/2019