Coluna desta sexta na Folha

Miguel e Lucas já trocam farpas

A pré-campanha para prefeito em Petrolina ainda nem deu sinais vitais, mas as trocas de farpas já são visíveis. O deputado Lucas Ramos, nome do PSB na disputa, foi chamado de “menino de recado da Compesa” pelo prefeito Miguel Coelho (sem partido), por ter saído em defesa da Assembleia.

O prefeito acusou os deputados, citando Lucas, como responsáveis pelos aumentos das tarifas de água cobradas pela Compesa. No mesmo tom, Lucas disse que a responsabilidade por tarifas é a Agência Reguladora (Arpe) e não a Alepe. “Miguel foi deputado e não aprendeu isso”, ironizou, para acrescentar: “O prefeito se equivoca e joga informações ao vento sem compromisso com a verdade dos fatos. Parece que a diarreia verbal do presidente Bolsonaro o contaminou”.

O bate-boca, coincidentemente, se deu no mesmo dia em que o governador Paulo Câmara (PSB) instalou em Petrolina o seminário “Todos por Pernambuco”.

Temperatura máxima – Já em Arcoverde, bastou o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) botar o bloco na rua e informar que tem um projeto para soerguer a economia do município, para seus adversários enviarem ao blog o processo no qual o trabalhista responde por uma ação de improbidade administrativa da ordem de R$ 21 milhões quando governou o município. Lá, o bicho vai pegar!

Sem fogo – Em Carpina, uma pesquisa da Plural fez o prefeito Manoel Botafogo (PDT), que disputa a reeleição ano que vem, perder o sono. O ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) aparece na dianteira com o dobro das intenções de voto. Tem 43% contra 21% de Botafogo, enquanto o vereador Diogo Prado (PSC) se situa em terceiro, com 13%. Pelo jeito, Botafogo está sem fogo eleitoral.

Cidadania – A Câmara do Recife, através da ex-vereadora Marília Arraes (PT) e da vereadora Aline Mariano (PP), presta homenagem, hoje, às 10 horas, ao poeta, cantor e compositor da chapada do Araripe Flávio Leandro, com a entrega do título de Cidadão do Recife, cidade que morou por apenas seis messes após ser aprovado no concurso de auditor fiscal da Fazenda estadual.

Inconstitucional – O plenário do Supremo Tribunal Federal julgou, ontem, por maioria, inconstitucional, um dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que permite aos governos reduzir a jornada de trabalho e o salário dos servidores em momentos de ajuste dos gastos com pessoal.

Tá ruim – Pesquisa do instituto Ipsos revelou, ontem, que o presidente Bolsonaro é o terceiro líder mais reprovado da América Latina, atrás apenas dos dirigentes de Cuba e Venezuela, países em frangalhos. Foram avaliados governos de 14 países entre os dias 27 de junho e 24 de julho.

MULTA – Os prefeitos de São Joaquim do Monte e Tracunhaém foram multados pelo TCE por tratar de forma inadequada os resíduos sólidos dos seus municípios. Já os prefeitos de Aliança e Vertentes foram advertidos, porque não estão também tratando como manda a lei o destino do lixo.

Perguntar não ofende: Humberto Costa tem razão em culpar Bolsonaro pelo aumento das queimadas na Amazônia?

Publicado em: 22/08/2019


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0