Coluna deste sabadão na Folha

As estradas em recuperação

Em nota à coluna, a secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, esclarece que o programa de restauração de estradas chegará em breve ao Pajeú, região onde está concentrada a maior artilharia de reclamações de prefeitos. As rodovias contempladas até agora, segundo ela, totalizam 24, com serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem e recuperação asfáltica.

Posteriormente, haverá a sinalização das vias. A secretária cita alguns trechos já em obras, como a PE-275 (Sertânia até a divisa com a Paraíba); PE-360 (Floresta); PE-430 (São José do Belmonte); PE-507 (Serrita); PE-626 (Petrolina) e PE-647 (Petrolina). Também há obras, segundo ela, na PE-460, no acesso à comunidade Conceição das Crioulas, em Salgueiro.

Quanto à ponte que caiu entre Ouricuri e Bodocó, provocando acidente com vítima fatal, informa que o governador assinou a ordem de serviço, ontem, para construção de uma nova ponte.

Enchendo a bola – Estrategicamente, o governador Paulo Câmara manteve distância do São João de Caruaru pela relação difícil com a prefeita. Mas o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, ignorando o cenário político, não apenas forrozou no camarote de Raquel Lyra como deu nota dez ao ciclo junino promovido pela tucana. O registro da pontuação mais alta foi na Rádio Cultura.

Pulando a cerca – O presidente estadual do Cidadania (ex-PPS), Daniel Coelho, faz segredo em relação aos nomes, mas cinco prefeitos devem ingressar na legenda nos próximos dias. Ele dá apenas uma dica, para evitar a pressão do Governo: os gestores são da Zona da Mata e do Agreste. “Vamos ter candidato a prefeito em grande parte dos municípios”, antecipa.

Afogados – O governador Paulo Câmara vai prestigiar a festa dos 110 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira. Entre as obras que entregará, ao lado do prefeito anfitrião José Patriota (PSB), estão o abastecimento de água da comunidade do São João e o moderno Centro de Reabilitação Eduardo Campos. A viúva Renata Campos estará na comitiva oficial.

Só em 2022 – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, a deputada Marília Arraes (PT) deixou a entender que o seu projeto majoritário está escrito nas estrelas de 2022, quando tentará o Palácio das Princesas. Se eleita, será a primeira mulher na história a governar o Estado.

Tudo Coelho – O deputado Daniel Coelho sempre foi ninja na política. Quando saiu a estadual, em 2010, fez uma dobradinha com Osvaldo Coelho, em Petrolina. E pregava: “Vote num Coelho que nunca traiu Osvaldo”. Detalhe: o Coelho dele nada tem a ver com o do clã sertanejo. Mas tirou a casquinha.

PALMARES – A Câmara de Palmares aprovou, ontem, o relatório da CPI dos Esportes assinado pela vereadora Ray do Quilombo (PSL). O prefeito Altair Júnior (MDB) é acusado pelos crimes de peculato, prevaricação, fraude, falsificação ideológica, associação criminosa e improbidade administrativa.

Perguntar não ofende: O Governo Federal vai ter de fato grana para retomar as obras de conclusão da refinaria Abreu e Lima?

Publicado em: 28/06/2019