Coluna do sabadão

Quem está mentindo?

Por Arthur Cunha – especial para o blog

Por meio de sua assessoria de Imprensa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública negou, ontem, que tivesse solicitado ao Governo de Pernambuco a cessão da delegada Patrícia Domingos, da Polícia Civil. É o que informou o Blog de Jamildo. A negativa veio quando, na internet, circulava o boato de que o governador Paulo Câmara teria negado o pedido.

Em entrevista à Rádio Jornal, no último dia 15 de março, Patrícia Domingos disse que tinha aceito um convite para trabalhar na equipe do ministro Sérgio Moro. Mas como? Se o convite não existiu, segundo o próprio ministério. Um dos dois lados está faltando com a verdade aí (só para usar um eufemismo). Patrícia foi ou não convidada? Se não foi, por que divulgou ter sido chamada? O povo quer saber!

Em tempos de fake news e descrédito das fontes tradicionais de notícia, esse questionamento ganha ainda mais importância. Segurança é coisa séria! A delegada em questão ganhou fama por comandar, à frente da antiga Decasp, operações como a Castelo de Farinha e Ratattouille, que investigam supostas irregularidades na contratação de merendes por parte de prefeituras. 

Agora, Patrícia Domingos, que virou quase uma celebridade, com direito à palestras e cobertura da mídia, tem seu nome envolvido em uma situação bastante desconfortável: ter de provar que recebeu um convite. Porque o ministério já negou. Se a delegada tiver algum documento comprovando o chamamento, que o apresente. 

Nesse caso, quem ficará desmoralizada será a pasta de Sérgio Moro. Até tu, Moro! É, amigos, vida de “influencer” não é fácil, não. 

Menos roubos – Caíram os números de roubo em Pernambuco. Nos três primeiros meses do ano, foram 4.995 crimes do tipo a menos; uma queda de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Quando olhamos para os dados absolutos, a diminuição foi de 25.881 para 20.886 ocorrências. A região onde os roubos caíram mais foi o Agreste, com menos 34%. A Zona da Mata vem em segundo, apresentando uma retração de 29%.

Caixa não! – Os prefeitos que participaram da Marcha em Defesa dos Municípios continuam esperando o apoio do presidente Jair Bolsonaro à desburocratização das transferências federais. Eles reclamam – com toda razão! – da Caixa Econômica Federal. Argumentam que o banca trava tudo, demora para realizar as operações e que seus funcionários trabalham mal. Eu quero dizer ao prefeitos que não são só eles que sofrem com Caixa não. Os correntistas do banco também penam com um péssimo serviço entregue! 

Faltosos – Aliás, falando em Marcha em Defesa dos Municípios, ficou muito feio para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e para o ministro Santos Cruz (Secretaria e Governo), que levaram falta no evento. Passaram a imagem de desprezo com a pauta municipalista. Exercer cargo público requer, muitas vezes, participar de atos e receber cobranças. Se não está preparado para isso, amigo, é melhor ir para casa. 

Desenvolvimento – O empreendedor social Antonio Souza foi recebido pelo governador Paulo Câmara para tratar de projetos para o desenvolvimento de Pernambuco. Antonio aproveitou para entregar ao governador um pleito da região do Araripe: o asfaltamento da entrega que liga Araripina ao Ceará. Participaram também do encontro o deputado estadual João Paulo Lima, o prefeito da Pedra, Osório Filho, e Edésio Medeiros. 

CURTAS 

CALI – Anteontem, fez dez anos do falecimento de Carlos Wilson Campos, que foi governador de Pernambuco, senador, deputado federal e presidente da Infraero, entre outros cargos. Um craque na política! Quadros como Cali fazem muita falta nos dias de hoje.

CHUVAS – A APAC informou que a previsão do tempo para hoje é de chuva com intensidade fraca à moderada, de maneira isolada no período da manhã e da noite, na RMR e Zona da Mata; e no período da tarde e noite, no Agreste e Sertão. Para amanhã, a previsão é de chuva fraca e isolada em todo o estado.

Publicado em: 12/04/2019