Coluna da quinta-feira

Pernambuco é destaque na Marcha dos Prefeitos

Por Arthur Cunha – especial para o blog

Pernambuco foi destaque, ontem, na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, quando houve a assinatura do Termo de Compromisso para realização da 13º Conferência Latino-americana de Autoridades Locais. Subscreveram o documento o governador Paulo Câmara; os presidentes Glademir Aroldi (CNM), José Patriota e Eriberto Medeiros (Alepe); além dos prefeitos Geraldo Julio (Recife) e Professor Lupércio (Olinda).

A famosa Cumbre será realizada no Recife, em março do ano que vem, com o tema “Cidade Inovadoras para as Pessoas” – este ano, o evento aconteceu em Santiago, no Chile. A ida da conferência para Pernambuco representa uma grande vitória do nosso municipalismo, que vai reunir autoridades locais de toda América Latina.

Em seu discurso, José Patriota destacou o evento. “Por isso que estamos chamando de inovação para as pessoas. Hoje, o mundo tecnológico, o mundo da economia criativa, exige de nós, gestores, cada vez mais uma ação inovadora para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Queremos, com muito prazer, receber a vocês, inclusive, organismos internacionais como a ONU, já que estamos nessa missão de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS”, comentou.

A Marcha em Defesa dos Municípios segue nesta quinta para seu último dia de agendas voltadas aos prefeitos e vereadores. Este ano, todos os recordes foram batidos: mais de oito mil inscritos de todos os cantos do Brasil.

Moro popstar – Um verdadeiro esquema de segurança, digno de chefes de Estado, foi montado para a participação do ministro Sérgio Moro na Marcha dos Prefeitos, ontem. O ex-juiz foi ao evento fazer um balanço da sua gestão à frente da pasta da Justiça e Segurança Pública. Sisudo, Moro negou todos os pedidos de foto antes do evento. Ao seu lado, 12 seguranças da Polícia Federal com cara de pouquíssimos amigos. Tinha mais que o próprio presidente Bolsonaro.

Rasgou o verbo – O deputado federal Felipe Carreras vai convocar o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário Especial de Esportes, general Marco Aurélio, a comparecerem à Comissão de Esportes. Carreras fez duras críticas ao secretário, ontem, na Câmara. Segundo ele, o general não atende aos parlamentares e ainda não apresentou nenhum planejamento estratégico para o setor.

Gastadeiros – O vereador Léo da Ação Social, de São Bento do Una, quis dar uma de espertinho questionando sobre as diárias da prefeitura Débora Almeida. Em resposta, a população divulgou as cifras dos nobres parlamentares daquela egrégia Casa referentes às remunerações, subsídios e diárias. Em dois anos e três meses, suas excelências gastaram a singela bagatela de R$ 4,3 milhões. Vocês não leram errado, não. Eu disse R$ 4,3 milhões. Pense num povo para gastar...

Bolsonaro em PE – O senador Fernando Bezerra Coelho teve uma excelente conversa com o presidente Jair Bolsonaro, ontem, no Palácio do Planalto. O líder do governo adiantou à coluna que está programando a primeira vinda de Bolsonaro a Pernambuco para o próximo mês de maio. A ideia é que o presidente faça anúncios no estado. Muito experiente, FBC tem papel fundamental na articulação política da gestão.

CURTAS

“ENGANEIS” – O povo não perdoa. Eleito com aquele velho discurso de mudança, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, não entregou quase nada nesses 100 dias de governo. Os telejornais passaram o dia ontem limando o governador. Os taxistas já o chamam de “Enganeis”.

UNIDADES DE SAÚDE – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, o Manuca, assegurou os recursos junto ao Ministério da Saúde para construção de três PSFs. As unidades têm por objetivo ampliar a cobertura de saúde na cidade.

CIRCULANDO – Quem tem circulado bem por Brasília, nesta semana em que a capital federal está borbulhando, com o país inteiro visitando, é Gustavo Matos, liderança da cidade de Camaragibe. Já esteve com representantes da Saúde e Turismo.

Perguntar não ofende: E esse novo ministro da Educação?

Publicado em: 10/04/2019