Coluna da terça-feira

A maior Marcha da história

Por Arthur Cunha – especial para o blog

Brasília está lotada para a Marcha em Defesa dos Municípios. Este ano bateu todos os recordes de participação: mais de oito mil pessoas inscritas; entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e funcionários das administrações. Pernambuco vai participar com uma grande representação. Até ontem, já eram mais de 120 prefeitos confirmados, fora os outros servidores – isso sem contar com os que ainda não fizeram suas inscrições. Tudo graças a uma articulação eficiente do presidente da Amupe, José Patriota.

A representatividade da Marcha é tanta que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai ao evento, hoje, com uma trupe de ministros que incluem Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça). Amanhã, será a vez dos 27 governadores se reunirem na Marcha com o objetivo de tratar pautas convergentes com o municipalismo.

A expectativa é que Bolsonaro faça alguns anúncios. Este colunista antecipou, com exclusividade, o 13º do Bolsa Família, que injetaria R$ 2,5 bilhões a mais na economia do país. O benefício, segundo aliados do presidente, é uma tentativa de trazer os nordestinos para junto. Bolsonaro quer mais proximidade com a única região em que perdeu para Fernando Haddad.

Os gestores, contudo, querem sinalizações para além do assistencialismo. Uma das principais pautas da “Carta dos Prefeitos do Nordeste”, que será entregue ao presidente, hoje, é a revisão do Pacto Federativo para ajudar a desafogar um pouco as prefeituras Brasil adentro, com tantas responsabilidades e um orçamento extremamente limitado - a maior parte dos recursos fica com a União. Se Bolsonaro quiser trazê-los para perto, tem que seguir neste caminho.

Emendas – Os bastidores daqui de Brasília apontam que, durante sua participação na Marcha, o presidente se mostrará favorável à MP 61, a ser votada hoje no Senado. Se a iniciativa for aprovada, as emendas impositivas não terão mais que passar pela Caixa Econômica; diminuindo a burocracia até o dinheiro chegar às contas das prefeituras. É mais uma tentativa de Bolsonaro de afagar; dessa vez prefeitos e parlamentes.

Liderança – É muito forte a liderança que o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota, tem junto à cúpula da Confederação Nacional Municipalista (CNM). O pernambucano é consultado para todo e qualquer passo que a entidade máxima do municipalismo dá na esfera nacional. Uma grande referência. Patriota, inclusive, lidera o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto à confederação.

Aplauso – Às vésperas de o governo Jair Bolsonaro anunciar o 13º do Bolsa Família, o vereador João da Costa protocolou, na Câmara do Recife, um voto de aplauso ao governador Paulo Câmara pelo lançamento do programa Nota Fiscal Solidária. O petista destaca que o 13º do Bolsa Família pernambucano é uma “demarcação política” das prioridades sociais do Estado no momento atual.

Entendimento – É tão grande os sinais de entendimento entre os senadores Fernando Bezerra Coelho e Jarbas Vasconcelos que os advogados dos dois, Bruno Brennand e Leucio Lemos – dois craques do Direito Eleitoral –, até já estão se deixando fotografar juntos no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A foto, inclusive, chegou a este colunista ontem.

CURTAS

BANCADA – O deputado estadual Sivaldo Albino assumiu a liderança do PSB na Assembleia Legislativa. Em alta com o Palácio e com seus pares, o parlamentar comandará uma bancada de 12 deputados, a maior da Casa.

FEMINICÍDIO – O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi lembrado, ontem, na Assembleia Legislativa por meio de discursos na tribuna. Roberta Arraes e Fabíola Cabral lembraram casos emblemáticos como o da fisioterapeuta Milena Sena, assassina covardemente em 2017.

QUEDA – Já estava mais do que anunciada a queda do desastrado ex-ministro da Educação, Ricardo Veléz. Um verdadeiro trapalhão, como, aliás, tem mais uma penca de ministros. Vamos torcer para que seu substituto, Abraham Weintraub, tenha o juízo no lugar.

Perguntar não ofende: O que Bolsonaro anunciará, hoje, na Marcha dos Prefeitos?

Publicado em: 08/04/2019