João Targino recebe Medalha do Mérito José Mariano

O plenário da Câmara Municipal do Recife recebeu, na noite de ontem, personalidades do mundo jurídico que foram prestigiar a entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao juiz João José Rocha Targino, coordenador do projeto social Orquestra Criança Cidadã, gerida pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). A homenagem é de autoria da vereadora Aline Mariano.

“João Targino é um exemplo de compromisso com as causas sociais. E o seu esforço já foi reconhecido por várias entidades. Hoje, somos nós que temos a honra de conceder mais esta premiação, com a indicação desta medalha, como forma de atestar um trabalho tão relevante que vem mudando a vida de jovens pernambucanos”, ressalta Aline Mariano.

Agradecido pela honraria, o juiz Targino usou a locomotiva do tempo para fazer uma viagem na sua trajetória, de Pombal, na Paraíba, até Recife, capital Pernambucana que lhe acolheu. Fez um discurso emocional citando sua mãe e o exemplo de solidariedade que lhe foi ensinado desde a infância. “Lembro-me ainda criança ajudando minha mãe a recolher donativos dos comerciantes de Pombal para ajudar os que precisavam. Foi este exemplo que herdei”, diz.

Antes de criar a Orquestra Criança Cidadã, João Targino já acumulava prêmios pela realização da sua preocupação social. Em 1995, recebeu o troféu na área de Direitos Humanos da Secretaria de Cultura e Desportos da Prefeitura de Abreu e Lima (PE) “e, daí em diante, foram dezenas de outros prêmios, divididos entre a competência profissional como juiz e a capacidade de gestão frente ao projeto que idealizou”, completa Aline.

Presente à sessão solene, meninos e meninas integrantes da Orquestra Cidadã fizeram uma apresentação tocando clássicos memoráveis de Mozart e outros da nossa música popular, como Aza Branca, do eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Publicado em: 14/06/2018