Deputada quer impulsionar inserção feminina na política

A deputada Simone Santana, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe, promove, na próxima quinta-feira, o lançamento da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti. A solenidade acontece a partir das 14h, na Alepe e consiste em realizar, mensalmente, visitas guiadas de lideranças femininas à Assembleia, além de palestras, oficinas e atividades em grupo relacionadas à participação das cidadãs na política.

Para a deputada há um movimento crescente das mulheres no sentido de ocupar os espaços de poder e reverter a sub-representação. “A proposição pretende impulsionar a inserção feminina em cargos públicos eletivos. Nas casas legislativas nacionais e estaduais, cerca de 10% das cadeiras são ocupadas por parlamentares mulheres”, afirma Simone Santana.

SÍMBOLO

Adalgisa Cavalcanti, pernambucana que dá nome ao projeto, foi a primeira deputada estadual eleita em Pernambuco, em 1945. Na Alepe, seu mandato foi marcado pela luta por igualdade entre os gêneros. Tentou criar um abono às mães que trabalhavam fora de casa, sem sucesso. Durante o regime militar de 1964, foi presa e torturada.

Publicado em: 13/03/2018