Brazil: a paz é uma miragem

MONTANHAS DA JAQUEIRA – Mentiríssima dizer que a favela da Rocinha foi pacificada. A Rocinha e os roçados auriverdes continuam em guerra feroz. Tanques de guerra nas ruas, nos becos, nas ruelas, nos esconderijos, nos cortiços. Helicópteros sobrevoam os campos de batalha. Caveirões, camburões, metralhadoras, fuzis, escopetas, granadas, tiros, barricadas ... isto são ilusões das óticas.  
Mesmo preso e condenado a 45 anos de cadeia, o ex-governador do Rio de Janeiro deixou um legado de morticínios, de centenas ou milhares de cariocas nas indigências da vida. Cabral é um dos maiores facínoras da história do Brazil desde os tempos de Pedrálvares. 
 

Todíssimos os traficantes de meia tigela e de tigelas médias, os traficantes pés de chinelo serão fuzilados e presos na Rocinha. As bocas de fumo serão dizimadas. A blitzkrieg, operação de guerra, irá exterminar os inimigos e reinará a paz, dizem os senhores da guerra. Ledíssimo engano. A Rocinha é um campo minado. A favela Brazil decretou uma guerra feroz consigo mesma. A operação blitzkrieg de guerra neste Brazil não tem fim. O Cangaço é uma realidade atualíssima, da parte das milícias, volantes e bandoleiros de todas as laias. “Os Sertões”, livro-reportagem de Euclides da Cunha sobre a guerra de Canudos, para que foi escrito anteontem.

Os jagunços do Arraial de Antônio Conselheiro estão sendo trucidados todos os santos dias e profanos nos corredores dos hospitais, nas filas do SUS e do INSS. São oprimidos sem nas repartições públicas, nos gabinetes das autoridades, nas filas dos desempregados. O beato Antonio Conselheiro continua vivíssimo no coração do Brazil. Os historiadores mentem quando dizem que o cangaceiro Lampião está morto. Ele foi apenas degolado e esquartejado, mas sobreviveu ainda mais vivo.

Elvis vive, eu creio piamente. Desafio todos os legistas do mundo a provarem que Michael Jackson morreu de uma overdose do anestésico Propofol. E eu sou feliz ao ouvir a canção Happy, uma sinfonia de amor. Os jornais do planeta noticiaram que John Lennon morreu com um tiro no peito. Mil vezes mentira. Augusto dos Anjos, Luis Gonzaga, Pixinguinha, Cole Porter, Janis Joplin, nossos ídolos e nossas musas vivem na eternidade e estão viajando na luz das estrelas.   

Há décadas a violência e delinquência têm sido os dramas sociais dos governantes do Brazil e de Pernambuco. O governador Eduardo Campos avançou no desmonte dos grupos de extermínio. Agora o governador Paulo Câmara se defronta com a violência pulverizada, no varejo, nos índices de homicídios e assaltos, no tráfico de drogas e  crimes passionais, do jeito que o diabo gosta.  
No comparativo com o Rio de Janeiro em guerra civil, convulsões sociais em São Paulo, Espírito Santo, Maranhão e no oco do mundo, os bandeirinhas apresentaram o cartão amarelo de advertência sobre os níveis de criminalidade em Pernambuco.

A violência deitou raízes nesta terra dos altos coqueiros e de cana-de-açúcar desde os tempos da Colonização e da escravidão. A sociedade brasileira está doente e o ovo da serpente resiste até ao bombardeio de tanques de guerra. A cultura da paz ainda é apenas uma miragem.

Profeta Adalbertovsky
[email protected]

Publicado em: 25/09/2017