Minha cidade é linda

Gravatá, no Agreste pernambucano, a 84 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto retirada da página oficial no Facebook da Prefeitura. Na imagem, o Alto do Cruzeiro, um dos principais e mais bonitos pontos turísticos da cidade.

O clima de Gravatá é considerado tropical de altitude com média anual de 21°C, tendo como média no verão 23°C e no inverno 18°C. O fato da cidade estar localizada no Planalto da Borborema resulta em várias influências no clima de Gravatá, uma delas são as temperaturas confortáveis ou pouco altas no verão e baixas no inverno.

Gravatá tem como principais atividades econômicas a agricultura (abacaxi, milho, algodão, batata doce, tomate, tangerina, feijão, banana, mandioca, morango), o comércio varejista e a pecuária.

Conhecido como importante polo moveleiro do Estado, concentra um grande número de fabricantes de móveis rústicos e semi-rústicos em madeira maciça, além de fibras naturais como junco, vime, ratã e cana-da-índia.

Gravatá é uma das cidades do Nordeste que mais cresce com o turismo. A cidade tem como pontos fortes a arquitetura secular dos casarios, a rede hoteleira, lojas de moveis, artesanatos, as flores e a sua gastronomia diversificada que vai dos requintados restaurantes italianos e suíços a restaurantes regionais e a tradicional comida de boteco.

Durante a Semana Santa, em abril, Gravatá é um dos maiores polos de animação do estado, estando incluída no Roteiro da Paixões. Em julho é comemorado o mês da padroeira da cidade, Sant''Ana, com missa todos os dias e procissão no dia 26, que lhe é dedicado.

Em dezembro, as principais ruas e praças da cidade são contempladas com uma decoração e iluminação toda especial para o Natal. Artistas de todos os estilos (academias de dança, corais, teatro e bandas) se apresentam em praças do centro.

Os principais pontos turísticos da cidade são: o Alto do Cruzeiro, o Polo Moveleiro, o Parque Monsenhor Cremildo Batista de Oliveira (Parque da Cidade), a Estação do Artesão, o Memorial da Cidade, o Balneário de Dona Nadir e a Cachoeira da Palmeira. Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quatro pelo [email protected].

Publicado em: 11/01/2017