Faculdade de Medicina de Olinda 2

02/09


2006

Humberto acusa Mendonça de usar a máquina

 Na visita que fez, hoje, ao município de Petrolina, o candidato a governador de Pernambuco pelo PT, Humberto Costa, comentou as últimas pesquisas eleitorais no Estado, apontando uma dianteira de Mendonça Filho em torno de 17 pontos em relação ao segundo colocado, Eduardo Campos(PSB), que, pela primeira vez, passou o petista, segundo o Vox Populi.

 

O que está acontecendo é o uso indiscriminado da máquina do Estado para favorecer um candidato de forma explícita", disse o ex-ministro, ao encerrar o roteiro de visitas ao Sertão do São Francisco.

 

Provocado sobre as declarações do ex-governador Jarbas Vasconcelos, de que devia explicações por ter levado um vampiro para trabalhar no Ministério da Saúde assim que assumiu o cargo, no caso o pernambucano Luiz Claúdio, também indiciado na máfia dos vampiros, o petista bateu duro no candidato a senador.

 

“Uma pessoa que exerceu  um cargo de relevância não tem o direito de apelar  da forma que vem sendo feita politicamente nessa situação. O que não devo aceitar é o que ele deseja: decidir a sucessão comigo quando o candidato dele é Mendonça Filho. Ele que cuide de pedir votos para chegar ao Senado”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Francisco Filho

OS MARQUETEIROS DE HUMBERTO QUEREM QUE ELE INSISTA MESMO NA TESE DO "ATIRAR PARA TODOS OS LADOS MESMO TENDO UM BELISSIMO TELHADO DE VIDRO TRINCADO". CERTAMENTE, JUNTO AOS MARQUETEIROS, TEM UMA PROVIDENCIAL BANCA DE ADVOGADOS, PREPARANDO A DEFESA DO INDICIAMENTO.

Raimundo Eleno dos Santos

Questão moral e legal.Moral, porque não se deve julgar sem provas e não fazê-lo com as próprias mãos;legal,porque temos uma Constituição,a qual, mesmo não sendo uma obra perfeita,é a que temos, e não devemos fugir dos seus princípios.Por isso não façamos julgamentos, nem sejamos precipitados.É isso.

Raimundo Eleno dos Santos

Já houve, no Brasil, inocentes que foram enforcados.Existe uma Constituição que promete ao cidadão tê-lo como inocente até uma sentença transitada em julgado.Logo,parto para sustentar a inocência de Humberto,até prova em contrário.O julgamento do palanque do adversário é crime e deve ser punido.MP??

Miguel Campos Góes Neto

Somente Humberto e seus poucos coligados, não enxergam a inexpressividade do mesmo, e num momento como esse se desespera, bate em Mendonça, Bate em Jarbas, daqui a pouco vai dar um kcete no pai ou na mãe. é 25 !!!!!!!!!

josé arnaldo amaral

Um espelho urgente para o bat-candidato !!!! 45 nelle!!!


Prefeitura de Abreu e Lima

02/09


2006

Brinde o sucesso do blog: 720 mil acessos em agosto

 Criado em abril deste ano, quando ao final do mês alcançou a marca de 150 mil acessos, este blog bateu seu recorde de audiência em agosto: 720 mil visitas. Em julho, mês de referência para o comparativo do crescimento, superamos a casa dos 300 mil, ou seja, crescemos mais que o dobro.

 

As visitas únicas subiram de 49.953 em julho para 196.912 em agosto. Segundo Luiz Rodrigues Neto, técnico responsável pela manutenção do blog na web, nesse ritmo alcançaremos, rapidamente, uma média de 1 milhão de acessos/mês.

 

“Para quem não tem por trás nenhum grande provedor, nenhum grande portal na Internet, nenhum jornal, rádio ou emissora de televisão como chamariz, isso é fantástico”, diz Rodrigues.

 

Ele não tem dúvida de que, no caso de Pernambuco, onde o blog tem sua maior audiência, houve uma forte migração dos leitores da coluna que o signatário do blog tinha na Folha de Pernambuco.

 

“Isso é incontestável. As pessoas que estavam acostumadas a ler Magno Martins na Folha, desde que o jornal foi criado em Pernambuco, foram em sua grande maioria para o blog”, acrescenta.

 

Fico muito feliz com o sucesso e quero compartilhar minha alegria com todos vocês, leitores fiéis, particularmente os que entram todos os dias no espaço dos comentários e deixam lá sua opinião. Porque esta é a razão da sobrevivência do blog, ou seja, a permanente saudável troca de idéias numa corrente de interação. É o que podemos chamar de ''a magia do blog''.

 

Hoje, quando batemos a marca dos 720 mil acessos, tenho quatro boas notícias para os nossos leitores. A primeira: já fui convidado por uma emissora de rádio para ancorar um programa político no Recife, com duração de uma hora, no mesmo modelo da Rádio Folha FM, criado por mim, com destaque para as entradas ao vivo de Brasília.

 

Segunda: estamos inaugurando a sede do blog, que será no Recife, precisamente na Agamenon Magalhães, nos próximos 15 dias. E teremos uma sucursal em Brasília, nossa segunda principal base de atuação. Vamos fazer um coquetel e, desde já, o convite está feito a todos vocês. Quando marcar a data, deixarei aqui o endereço e o horário.

 

Terceira notícia: no início deste mês, começaremos uma campanha publicitária do blog com outdoors apenas no Recife e Região Metropolitana.  E a quarta e última - esta vocês já sabiam - é que teremos um programa semanal na televisão.

 

Será na Net Recife, Canal 14, todas as segundas-feiras, às 22 horas. Já gravei as chamadas, que começam a ser veiculadas neste fim de semana. A estréia será no próximo dia 11.

 

Muito obrigado por tudo e não esqueçam: confiram a nossa marca dos 720 mil acessos no seguinte endereço: www.blogdomagno.com.br/estatistica/ . Agora, deixe a sua mensagem aqui. Ela é muito importante para o blog.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Roberto Santos

Inveja dos meios de comunicação e principalmente dos que vibraram com a saída do grupo folha, está agora tendo que engolir o sucesso deste meio de comunicação que é o mais visto e lido pela internet, o blog do Magno. Um conquista sua e de seus leitores. Vamos em frente que nibguem segura

Roberto Santos

O blog do Magn o já é um sucesso e isto é incontestável, mesmo que fosse 199.000 mil visitas, o que não foi, não é facil em Pernambuco, 720.000 acessos mesnsais via internet. Agora vai ser na Televisão o sucesso.

Mariana

Magno, parabéns vc conseguiu implantar a cultura do blog em Pernambuco. Seu blog é o melhor do Estado e não deixa nada a desejar aos demais blogs do País. Mas vou te dar um conselho, tem algumas pessoas que trabalham para alguns meios de comunicação que estão bastante inciumadas.

Dá-lhe Magno!

Democracia é forte quando tds tem direito de emitir sua opinião, quem se acha intocavél, ta + pra Ditador, ñ vejo problema nenhum, alguém contestar numeros, issso ñ vai diminuir o brilho do competente jornalista, é preciso aprender a escutar a todos, nem sempre o que agente quer, é a verdade.


Prefeitura de Paulista

02/09


2006

Sérgio Guerra admite mudanças na campanha de Alckmin

 A 29 dias do primeiro turno das eleições, o comitê do presidenciável Geraldo Alckmin se deu conta de que a campanha não vai bem nos estados. Há problemas de toda ordem, da falta de material de propaganda a desentrosamento entre lideranças regionais do PSDB e do PFL, os dois partidos que compõem a aliança. Num esforço emergencial, o alto comando da campanha tucana toma providências para tentar atenuar os prejuízos.

 

A desestruturação é maior no Nordeste. Justamente a região em que Lula, com uma média superior a 60% das intenções de voto, dá uma surra eleitoral em Alckmin, com pouco mais de 10%. Os problemas foram esquadrinhados em viagem de quatro dias que os dois coordenadores nacionais da campanha –Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Heráclito Fortes (PFL-PI) –fizeram à região entre segunda e quinta-feira.

 

“A viagem foi para acertar como vai se dar a colaboração do comitê nacional com os estados”, disse Sérgio Guerra ao blog. “Não é dinheiro, são mecanismos de colaboração para a campanha. Verificamos onde a gente pode entrar, como se dará essa participação. São ajustes necessários”.

 

De volta a Brasília, a primeira providência adotada por Guerra e Heráclito foi repassar ao comitê central encomendas para a confecção de santinhos. São pequenos retângulos de papel, com a foto e o número do candidato. Trarão a imagem de Alckmin grudada à foto de candidatos a deputado federal, a senador e a governador pelo PFL e pelo PSDB. É um tipo de material que deveria ter chegado aos estados antes do início da campanha oficial.

 

Decidiu-se também contratar pessoas para empunhar a bandeira de Alckmin nos cruzamentos das capitais nordestinas. A idéia é repetir a experiência do Recife (PE). Na capital pernambucana há 150 “ativistas” nas ruas. Algo que não ocorre em cidades como Maceió (AL), São Luiz (MA), Teresina (PI) e Aracaju (SE), por exemplo.

 

De resto, decidiu-se reestruturar comitês eleitorais de Alckmin em alguns estados. Embora não se admita formalmente, trata-se de uma tentativa de controlar desde Brasília uma campanha que, em nível local, lideranças do PFL e do PSDB hesitam em assumir. Ora porque não querem associar sua imagem à de um candidato em baixa nas pesquisas, ora porque brigam entre si.

 

A despeito dos problemas, Sérgio Guerra tenta manter o tom otimista: “Minha impressão é a de que a gente não terá a menor dificuldade para duplicar as intenções de voto do nosso candidato no Nordeste”, diz ele. “Esse eleitorado já é nosso. Só precisamos chegar a ele”. Para chegar ao eleitor, ecoa Heráclito Fortes, “a campanha precisa ganhar as ruas”.

 

Guerra diz ter constatado em suas andanças que os problemas não são uma exclusividade da campanha de Alckmin. “Não há nas ruas campanha nenhuma do PT também”, diz ele. “O que há são candidatos débeis pendurados no Lula”.

 

O que o tucanato não diz é que não são apenas os candidatos petistas que se penduram em Lula. Ao levar imagens do presidente às suas propagandas televisivas, o tucano Lúcio Alcântara (CE) e o pefelista Mendonça Filho (PE), mostraram que também os “aliados” de Alckmin atribuem ao “adversário” o condão de puxar votos''. As informações são do blog de Josias de Souza, da Folha de S. Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

guilherme alves

Apareceu uma talibã.

Mariana

Tem que mostrar sangue senão a vaca vai para o brejo...

Raimundo Eleno dos Santos

A verba para a construção de presídios deverá ser quintuplicada. A lotação das penitenciárias por delinquentes comuns já está exaurida.Com o aporte de mais bandidos(políticos)a população carcerária vai aumentar sobremodo.Mas não é só de politicos não, tem mutos casacudos por aí...Arre égua!

guilherme alves

Na paraíba os candidatos tucanos são moralistas e éticos demais. Vide reportagem na Isatoé sobre o Cícero Lucena e nota sobre um bronca cabeluda que tá para estourar entre o Cássio(governador) e um grande banco nacional. Esses tucanos fazem escola de cinismo. Tem bronca na Infraero - 10 milhas.

guilherme alves

Tá lá na coluna Confidencial da revista Istoé nas bancas: " apesar dos escândalos, fala gente envolvida com marqueting, o caixa-dois nunca estve tão forte - maior do que em 2002 e 1998". Esse país não tem jeito. Não adianta ficar fazendo jogo de cena.Não adianta o Marco Aurélio ficar chiando.


Prefeitura de Serra Talhada

02/09


2006

Pesquisas: Fernando Lyra critica manchete dos jornais

 O ex-ministro Fernando Lyra disse, há pouco, que tomou um susto ao ver o gazeteiro nas ruas do Recife estampando as manchetes do Jornal do Commercio e do Diário de Pernambuco, que trazem novas pesquisas sobre a sucessão no Estado, mostrando o governador e candidato à reeleição, Mendonça Filho, na frente, em ambas as sondagens.

A manchete do JC é a seguinte: "Mendonça abre 17 pontos de vantagem". Segundo Lyra, a impressão que o título passa é a de que o pefelista está com igual percentual frente a todos os candidatos, quando a diferença é apenas em relação ao socialista Eduardo Campos e não ao conjunto dos candidatos da oposição. Eduardo, na pesquisa do JC/Vox Populi, tem 20%, enquanto Mendonça aparece com 37%.

"Só a soma de Eduardo com Humberto dá 38%. A manhete foi bastante infeliz", avalia Lyra. Com relação ao Diário de Pernambuco, que abre a manchete "Mendonça tem 36% e Humberto 17%", Fernando Lyra estranha a omissão aos percentuais de Eduardo Campos. "Ora, a diferença de Humberto para Eduardo na pesquisa do DP é de apenas 1%. Não dá para entender  a razão de Eduardo não ser citado", desabafa o ex-ministro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Luiz Inácio Lula da Silva, q é luz até no nome,ñ precisa de defensores.A s/obra tem alcançado os s/julgadores de outubro,o eleitor,a maioria deles, vai sufragar o seu nome para mais 4 anos.As bases montadas até hoje é a catapulta que arremessará o Brasil para o 1º Mundo.Irania,você verá. Nós veremos

guilherme alves

Fernando Lyra foi um politico de grande destaque em pernambuco, inclusive nos anos de chumbo, fazendo parte com o Jarbas Vasconcelos do grupo autentico do PMDB. A atuação desse grupo foi a infantaria para que a redemocratização fosse conseguida. Falar hoje é fácil. Duro era naqueles tempos.

Boa Ministro Fernando Lyra, esse é um pernambucano que nos enche d orgulho, precisa falar + ministro, ocupe tdos os espaços possíveis, lembro bem quando o sr, era ministro e tdas as noites vinha de Brasília pra carregar nas costas o candidato Jarbas, contra a PEFELÂNDIA, ele ganhou e traiu, a tdos.

ARY SIQUEIRA DA CUNHA FILHO

É exatamente este direcionamento jornalístico que nos deixa triste, já que falamos tanto em transparência, mais nós temos a obrigação de passar o correto para o povo, para o povo saber que Eduardo tem crescimento permanente, e iremos chegar ao segundo turno para vencer as eleições.

Mariana

Quem é mesmo Fernando Lira???



02/09


2006

Mendonça: "Humberto está feito peru embriagado"

 O candidato do PFL a governador de Pernambuco, Mendonça Filho(PFL), também fez campanha, hoje, no Sertão do São Francisco, onde participou de uma carreata em Santa Maria da Boa Vista, organizada pelo prefeito Leandro Duarte (PFL), com quem desfilou ao lado do deputado estadual Geraldo Coelho (PFL).

 

Lá,  participou de um comício  na sede da AABB, que reuniu lideranças da região, entre eles os ex-prefeitos de Lagoa Grande, Jorge Garziera (PMDB), e de Santa Maria da Boa Vista,  José Gualberto (PMDB), além do deputado federal e candidato à reeleição, Osvaldo Coelho(PFL). 

 

“É importante que vocês exerçam  a capacidade de influenciar, mostrando o trabalho que temos feito nessa região. Tenho plena certeza que a gente vai sair daqui com a missão de chegar a  vitória que não será tão somente de Mendonça como governador e nem de  Jarbas como senador, mas do povo pernambucano e principalmente  do Vale do São Francisco”, disse Mendonça.

 

O pefelista evitou rebater as constantes críticas dos adversários, mas em entrevista voltou a ironizar o candidato do PT, Humberto Costa, que afirmou em Cabrobó que o candidato governista só tem feito visitas relâmpagos ao sertão por ter alergia ao povo sertanejo.

 

“Não adianta ficar respondendo a esses ataques vazios, feitos por quem se desespera por causa de pesquisas e por outras coisas. Ele talvez esteja muito  nervoso e não  consegue sair do canto por conta das complicações em que tem se metido. Aí, fica rodeando feito peru embriagado”, comparou o pefelista. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

quem deve está com o BUXO, empanturrado de PERU, é ele poís com o dinheiro do povo que seu papai(MENDONÇA MEIO BI), sacou do Banco do Nordeste e se nega a pagar, quem é Mendonça filho pra ta dando conselho bom pra alguém, se la na sua casa seu propio pai é o 1a da o mau exemplo, ou seja:DEVE E Ñ PAG

ARY SIQUEIRA DA CUNHA FILHO

Capacidade de influenciar todo mundo tem, agora candidato que tem expressão política na garupa do fazedor de estradas é de lascar. Pedimos explicações sobre o solicitado por Edilson do PSOL, Quando vai ser pago o débito de R$ 375,mil, tá pensando que BNB é a SUDENE? Por isso que a mãe SUDENE se foi.

Francisco Filho

NÃO FOI NO GOVERNO ARRAES QUE HOUVE UM PLANEJAMENTO PARA TENTAR UMA ANTECIPAÇÃO EM TORNO DA VENDA DA CELPE? É SÓ DAR UMA OLHADA NAS MANCHETES DOS JORNAIS DA ÉPOCA. ENTÃO DE REPENTE ELES SÃO CONTRA A VENDA DA ESTATAL? SRS. PELA MANHÃ NÃO PASSEM LOÇÃO APÓS BARBA E SIM ÓLEO DE PEROBA

Mendonça , homem de bem e nosso fururo governador, tem razão . Humberto está perdido. Enquanto isso, Eduardo, que comandou a privatização da Celpe, pode ser segundo. Essa eleição vai ser decidida no primeiro turno . Dá-lhe Mendonça!

Raimundo Eleno dos Santos

Dom Hérder,de saudosa memória,do alto de sua sapiência declarava:" - Quem diz que o povo não pensa! O povo pensa!" Creio que haverá uma reviravolta.A eleição em Pernambuco não está definida.Haverá 2 turno. Aí, a porca vai torcer o rabo. Ah! Se vai! Vai, sim!


Prefeitura de Limoeiro

02/09


2006

Humberto: "Minhas mãos são limpas"

 O candidato do PT a governador de Pernambuco, Humberto Costa, encerrou, hoje pela manhã, uma maratona ao Sertão do São Francisco, passando pelos municípios de Jatobá, Petrolândia, Floresta, Itacuruba, Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó. O maior comício do roteiro ocorreu em Cabrobó, onde falou para cerca de quatro mil pessoas.

 

Nos discursos, o petista aproveitou para se defender dos ataques que vem sofrendo no guia eleitoral da oposição depois que seu nome foi indiciado na máfia dos vampiros. “Eles me atacam, porque estão desesperados e sabem que vou virar o jogo e ganhar a eleição no segundo turno”, afirmou, para acrescentar: "Minha biografia é inatacável. Minhas mãos são limpas".

 

Outro mote de Humberto foi o suposto abandono do Sertão no Governo Jarbas/Mendonça. “Eles só aparecem aqui em época de eleição. Parecem ter alergia ao povo sertanejo”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Questão moral e legal.Moral, porque não se deve julgar sem provas e não fazê-lo com as próprias mãos;legal,porque temos uma Constituição,a qual, mesmo não sendo uma obra perfeita,é a que temos, e não devemos fugir dos seus princípios.Por isso não façamos julgamentos, nem sejamos precipitados.É isso.

Esse Raimundo Heleno me faz lembrar a "velhinha de Taubaté", personagem de Verissímo, que acreditava em tudo que o Governo dizia. Raimundo, coloca na sua cabeça: o PT é o partido mais corrupto do mundo ocidental. Que provas voce quer mais? Que esses corruptos registrem as falcatruas em cartório?

José Rodrigues da Silva

Seria Raimundo Eleno dos Santos o ectoplasma de Mauricio Rands?

Raimundo Eleno dos Santos

Já houve, no Brasil, inocentes que foram enforcados.Existe uma Constituição que promete ao cidadão tê-lo como inocente até uma sentença transitada em julgado.Logo,parto para sustentar a inocência de Humberto,até prova em contrário.O julgamento do palanque do adversário é crime e deve ser punido.MP??

LandRover

Sei não. Acho que existe um vibrião sanguessuguiano atacando essas espécies oriundas do PT e que geralmente se dizem honradas. Depois se vê que todas são "ratazanas" do Planalto Brasiliense.


Capacitação de Candidatos

02/09


2006

Decisão de recolher propaganda ilegal foi do TRE

Foi do desembargador-auxiliar da Propaganda Eleitoral, Marco Maggi, a partir da representação eleitoral  839, a pedido dos advogados da coligação União por Pernambuco, a decisão de recolher de imediato os panfletos contendo propaganda irregular contra o candidato a governador pelo PFL, Mendonça Filho, no comitê do candidato a deputado pelo PSB, Milton Coelho, nesta tarde, no Recife.

Foi feita, também,  a busca e apreensão de todos os materiais da mesma espécie na gráfica responsável pela confecção, proibindo, também, até o julgamento do mérito, a veiculação do mesmo conteúdo, por qualquer outro meio de comunicação. O desembargador determinou ainda que fosse expedido “mandado de busca e apreensão para efetivar a decisão proferida, nos endereços mencionados e notificados os responsáveis  para o cumprimento imediato”.

O objeto da reclamação dos advogados  foi o panfleto intitulado “Tudo sobre o calote de Mendonça”, que estampa fotografia do candidato a governador Mendonça Filho, junto a outra de seu pai, José Mendonça Bezerra, propaganda que o magistrado considerou como divulgação de fato “sabidamente inverídico, de cunho difamatório”. A decisão foi publicada às 13h deste sábado

Esta não é a primeira vez que os desembargadores da propaganda proíbem a distribuição de panfletos do candidato Milton Coelho. Nas três vezes anteriores a determinação foi apenas no sentido de suspender imediatamente a distribuição – apesar que em um dos casos, cogitou-se até estar ocorrendo descumprimento de ordem judicial.

Desta vez, além da proibição, o juiz foi mais enérgico e decidiu pela busca e apreensão da propaganda considerada irregular, que foi cumprida por oficial de justiça do Tribunal Regional Eleitoral juntamente com policiais militares.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ARY SIQUEIRA DA CUNHA FILHO

É preciso que o povo de PE. saiba quem é a família do garupeiro, para explicar melhor quem sabe é Jarbas, que fez conchavo com eles há cerca de dez anos atrás. O povo de PE já decidiu: É Lula lá no primeiro turno, e Eduardo cá no segundo.

Raimundo Eleno dos Santos

Guilherme,às vezes penso que no Brasil o governo rima com covil.Seja no executivo,no legislativo ou judiciário.O poder tem um efeito embriagador inigualável.Por ele se subverte as leis e a moral.Verdadeiras vestais são transformadas em messalinas.Ruy Barbosa tinha razão ao ver triunfar as nulidades

guilherme alves

Vivemos em pleno estado de direito, porém o TRE não está sendo imparcial.É triste acompanhar decisões ao sabor das preferências.Ficamos desprotegidos como cidadãos.A isenção do Judiciário é que fortalece e dar vida à democracia.Ainda há tempo para o TRE se recuperar e mostra à polulação a sua isençã

A Oposição está perdida. Enquanto seus candidatos tem muito o que explicar a sociedade pernambucana, Mendonça trás propostas para que Pernambuco continue sua recuperação, para voltar a ocupar a liderança do Nordeste.

Raimundo Eleno dos Santos

Quem quebrou o Bandepe? Os mesmos que o vendeu. A turma desse tempo era Joaquim Francisco, Marco Maciel, Zé Mucio, e mais alguns que não lembro, todos nababos, e alguns outros que já se foram para os braços de baal.Também os que quebraram o FINOR, a SUDENE...por aí.Apoiam Mendonça.


Magno coloca pimenta folha

02/09


2006

Vitória de Lula irá reciclar o PSDB, avaliam petistas

 Reprotagem publicada neste sábado pela Folha Online:

 Lideranças do PT apostam que a possível reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai provocar mudanças no comando do PSDB. A avaliação é que os principais interlocutores do partido devem ceder espaço para uma "nova geração". Essa "nova geração" tem um discurso menos acirrado que o entoado pela maioria da cúpula tucana.

"Se ficar configurada a derrota [de Alckmin] no 1º turno, inevitavelmente haverá troca de comando no PSDB e certamente virá para melhor. É algo natural. Só espero que o novo PSDB não se deixe contaminar com a visão pefelista. Acho difícil dialogar com o PFL", afirmou o governador do Acre, Jorge Viana (PT), um dos mais próximos interlocutores de Lula.

À exceção do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os petistas acreditam que lideranças como o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o líder do partido no Senado, Arthur Virgílio, e até mesmo o ex-prefeito José Serra --favorito nas pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo--, devem perder espaço na legenda.

"O Tasso ficou numa situação muito complicada, está inviabilizado como candidato do PSDB por conta da situação do Ceará. Como o presidente do partido não apóia o candidato da legenda à reeleição?", disse Viana numa referência ao governador Lúcio Alcântara, que vem apoiando informalmente o presidente Lula na campanha à reeleição.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), pondera que ainda é cedo para se falar em mudanças no diálogo com o PSDB. Na opinião de Ideli, é preciso esperar os resultados das eleições em outubro.

"Vai depender dos resultado das urnas para termos maior ou menor diálogo. Mas é claro que o discurso acirrado nesse período de pré-campanha queima pontos com alguns [interlocutores do PSDB], mas não com todos", disse.

Para a senadora, alguns tucanos devem "baixar o tom" depois da "enxaqueca das urnas" e adotarem outra postura. Assim como Viana, ela não inclui nesse grupo o senador Tasso Jereissati. "Ele dá a impressão de ser uma pessoa calma. Mas tem rompantes que beiram o coronelismo dos mais acirrados."

Em relação a José Serra, os petistas apostam que ele ficará enfraquecido no partido porque não se esforçou para transferir votos para Alckmin. Na propaganda de TV, por exemplo, Serra ainda não fez menção a Alckmin. Os petistas acreditam que Serra será responsabilizado pela eventual derrota de Alckmin em São Paulo --reduto tradicionalmente tucano.

FHC e Aécio

Sobre FHC, a avaliação é diferente. "O presidente Fernando Henrique é uma personalidade do PSDB de muito respeito, só não é bom eleitor. Ele sabe fazer oposição", disse Viana.

Para Viana, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, está entre os tucanos que devem assumir a interlocução do partido se confirmada a derrota de Alckmin. "O Aécio tem uma postura muito respeitosa conosco", afirmou.

É esse comportamento que, na avaliação do petista, faz com que o governador lidere as pesquisas de intenção de votos no Estado. "Por ele não brigar contra a vontade do povo é que está tão bem nas pesquisas", disse o governador petista.

O próprio Aécio lidera um movimento no PSDB pela nacionalização do partido, que hoje é controlado por maioria paulista.

Ruptura

Apesar da expectativa de melhorar o diálogo com a oposição, há setores do PT que não acham necessária uma aproximação do partido com os tucanos.

O secretário-geral do PT, Raul Pont, afirma que o presidente Lula, se eleito, vai governar com o apoio popular. "Acho que eles, o PSDB e o PFL, são os nossos maiores adversários e representamos projetos antagônicos", resumiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão