O Jornal do Poder

30/11


2012

Para ministro, e-mails investigados pela PF não prejudicam Lula

Amigo e ex-chefe de gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) afirmou nesta sexta-feira (30) que e-mails em poder da Polícia Federal não complicam em nada a vida do ex-presidente. As mensagens analisadas pela polícia mostram que a ex-assessora Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, usou Lula para conseguir cargos para aliados e para a própria filha, Michelle Noronha.

''Não tem nenhuma complicação para o ex-presidente Lula'', disse o ministro Gilberto Carvalho, antes de uma reunião no Ministério da Previdência Social na manhã de hoje. De acordo com a Folha, o ministro também negou ter sido ele quem avisou ao ex-presidente sobre detalhes da Operação Porto Seguro.

E-mails trocados entre Rosemary e os irmãos Rubens e Paulo Vieira, diretores exonerados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da ANA (Agência Nacional de Águas), presos pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, indicam ainda que Lula teria sido consultado sobre a nomeação dos envolvidos no esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos.

Desde a semana passada, quando a operação foi deflagrada, Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe da organização, e Rubens foram afastados dos cargos. Rose foi exonerada da chefia de gabinete da Presidência em São Paulo. Michelle, filha de Rose, pediu para sair da Anac.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Marcilio Paulino dos Santos

Esse safado, ladrão e desonesto,estar metido em tudo que é falcatrua.E ainda, tem gente que diz, que esse nojento é inocente.Roberval, parece que voce faz parte dessa curriola de bandidos dos PTralhas.Dizer que esse safado do lula não é ladrão, é no minimo, ruim da cabeça.

S. C. B. M.

SE ESTA INDECÊNCIA,ESTAS CORRUPÇÕES FOSSE EM OUTRO PARTIDO,COMO ESTARIAM ESTA CORJA DO Partido Trapalhão AGINDO ?QUAL O MOTIVO DE NÃO QUEREREM Q ESTES INOCENTES Q A POLICIA FEDERAL DESBARATOU,Ñ SEREM INVESTIGADOS.ESTA VIAGEM DE LULA,POR MIS DE 15 DIAS,COM CERTEZA MEDO DA IMPRENSA.

Roberval Dias de Oliveira Sobrinho

Querem por que querem jogar Lula no olho do furacão...não vão conseguir oposição de MERDA! Lula 2014!

milton tenorio

Ufa! Ainda bem não é Gilberto?! Ainda bem que não deixou rastro..KKKKKKk


Potencial Pesquisa & Informação

30/11


2012

Para tia Iracema, que não era a dos lábios de mel



O meu tronco familiar está, aos poucos, fazendo a última e eterna viagem. Há pouco, fiquei a chorar com a morte da tia Carminha, que cuidava dos meus pais em Afogados da Ingazeira.  

Perdi, anteontem, no mesmo dia em que partiu o jornalista Joelmir Beting, homenageado num lindo poema do filho Mauro, a minha tia Iracema, aos 94 anos. Diz o poeta que a saudade só floresce na ausência.

Tia Iracema, irmão do meu pai Gastão, não era a Iracema dos lábios do mel, mas a do encanto, de uma docilidade cativante, de uma sabedoria que não colheu em bancos de faculdade, mas costurando roupas e a própria vida.

Era uma grife na arte da costura, fina no trato, capaz de chorar diante da beleza, reveladora de uma intimidade perfeita com o silêncio, de voz mansa, irrepreensível na relação com os irmãos e a família, um brilho de eternidade em seu olhar.

Há quatro anos, conforme o registro acima, comemoramos os 90 anos dela, que reuniu no Recife todos os seus irmãos, entre os quais meu pai e o meu tio José Coió, avô de Yane Marques, a nossa festejada pentaatleta.

Tia Iracema era eternamente dividida entre o Sertão, onde foi criada e o mar, onde viveu praticamente toda a sua existência. Quando garoto, sua casa no bairro do Cajueiro era a extensão da minha casa de infância em Afogados da Ingazeira. Ela e o seu marido Júlio, de personalidade forte e sem meias palavras, adoravam me receber em férias.

Para tia Iracema, eu era o sobrinho predileto, o seu xodó e isso provocava ciúmes. A lembrança mais forte que tenho do casal me vem de uma viagem de Afogados da Ingazeira para o Recife num velho Dekavê, barulhento e desconfortável, que fumaçava feito uma chaminé.

Era dia chuvoso e “seu” Júlio, que costumava dirigir a 50 km – imagine o tempo que levávamos para percorrer 386 km – inventou de parar no acostamento e quase fomos jogados no precipício devido ao solo molhado transformado em sabão. Acabamos guinchados por um trator. E por pouco não perderia meus cajus.

O passado é sempre uma gaiola. Tem momentos que a gente nunca se esquece de desatar os nós que, no passado, amarramos para toda a eternidade. Embora gostosa, a casa de tia Iracema, para mim, matuto do interior, era uma gaiola. Dela só saia para retirar os cajus no quintal, comprar o pão na padaria com “seu” Júlio e ir à Igreja.

Mas, mesmo assim, aprendi com ela que para viver tem que ser sábio. E isso não se consegue apenas com conhecimento, com a soma de conhecimentos. “As universidades estão cheias de doutores idiotas”, dizia ela, com a sua sabedoria adquirida com a soma da passagem do tempo.

Tinha razão. Tia Iracema enxergava o mundo de forma diferente, era a conselheira que meu pai buscava nas horas de dificuldades, o ombro amigo, com quem dividia a dor, muitas vezes transformada em verdadeiros poemas nos livros que meu pai deixa para as novas gerações sobre o sertão, Afogados da Ingazeira e sua gente.

Fica a lição da saudosa tia que a gente tem que aprender a passar por metamorfoses. Hoje, depois de 22 dias só escrevendo sobre a saga ao Sertão, onde retratei em capítulos intitulados “Reféns da seca” a maior estiagem dos últimos 50 anos, minha vontade era de não escrever.

Mas, não poderia deixar de prestar esta homenagem a um pedaço da minha vida. Escrevi esta crônica como um sonâmbulo, na esperança, talvez, de que as palavras consigam diminuir a minha dor.

Álvaro de Campos dizia que na construção de palavras se houve outra voz, a voz de uma melodia que faz chorar. Mas é preciso também ouvir as palavras dos poetas, que nada sabem sobre outros mundos, mas sabem muito de saudade:

“Saudade é o revés de um parto/ saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marilene de oliveira lima fonseca

Quero uma crônica dessa quando eu me for, tá? Muito boa, viu? muito boa...!!!!Tarso lembra também de qd em férias ia pra casa dela, que seu Gastão levava. Ele recorda com grandes saudades...!!!!Bjos pra ti, Magno, cunhado querido!!!

Fernando Moreira de Líma (Gordinho)

Meu caro Magno a cada dia mim apaixono mais pela baixão que vc tem por sua família pois família para mim é o nosso maior patrimônio. Meus sentimentos a toda família, Que o nosso DEUS possa esta consolando toda a sua família.

BARTOLOMEU BUENO JOSE DE ALBUQUERQUE LINS

TIA: Coração paralelo; Cuidados e ensinamentos; Mãe subtituta; Na ausência desta; Cuidados dobrados; Todo reencontro é festa; Sempre em débito; Sentimento e afeto; Confidência é um elo; Que mantém de perto; Um vínculo sem norma; Um amor mais puro; Disponível e seguro;Bastante atenta;Por traz do muro

JORGE GUERREIRO

MAGNO, meus PÊSAMES a toda família.

Marcos Antônio

Magno e família. A perda de um ente querido é uma dor imensurável , inexplicável , por isso a única coisa que podemos dizer é : Meus sinceros sentimentos e que Deus a receba em seu braços para aliviar o nosso choro , nossa saudade. Parabéns pelo texto. Isso retrata sua alma pajeuzeira.


Banco de Alimentos

30/11


2012

Padaria de Itaenga vende lanche com tapurus



A leitora Danúbia France (que enviou o vídeo acima) afirma que a padaria Pannadir, em Lagoa do Itaenga, na Zona da Mata Norte, distante 72 km do Recife, vendeu o pão mostrado no vídeo com tapurus.

Estragado, o pão recheado de carnes e verduras tinha a aparência velha. Ainda de acordo com Danúbia, as coxinhas da padaria, que fica no centro da cidade, estavam azedas e cheirando mal. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

adolfo henrique nunes monteiro

puxa. já não era sem tempo. acredito que esta atitude de querer aparecer só gera desconfiança daqueles que pagam impostos para se verem representados desta maneira. ir buscar tirar o nome deus seja louvado das cédulas. tem mais o que fazer não o nosso ilustre MP?



30/11


2012

Dilma veta mudança na divisão dos royalties

 













Depois de sinalizar publicamente a intenção de "respeito a contratos" na análise da lei de divisão dos royalties do petróleo, a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu ontem vetar o artigo do projeto aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição desses tributos referentes a campos em exploração, segundo a Folha de S. Paulo.
 
Com o veto, fica mantida a legislação atual que destina a maior parcela dos royalties dos campos em exploração aos Estados e municípios produtores, como defendiam o Rio e o Espírito Santo.
 
Pela regra atual, os grandes Estados produtores, por exemplo, ficam com 26,25% dos royalties. Os não produtores recebem apenas 1,76%. Com isso, saem derrotados os Estados e municípios não produtores, responsáveis pela aprovação do projeto no Congresso que mudava essa divisão da receita. O texto reduzia a parcela dos Estados produtores para 20%.
 
Quanto às regras de exploração dos futuros campos de petróleo do pré-sal, o Governo decidiu manter o que foi aprovado no Congresso. O texto fixa em 15% a alíquota dos royalties no modelo de partilha de produção e define a distribuição desses recursos de forma mais igualitária entre todos os Estados e municípios.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

EDVALDO LIMA FILHO

Governador o senhor está vendo isto, por favor resolva isto em 2014, mande este Presidente (burguesa) cuidar dos ricos do Sul e Sudeste, este é o Brasil dela, lembo que quando ouve uma crise de estiagem no RS, ela resolveu na hora. EDUARDO PRESIDENTE JÁ!

assuero vasconcelos de arruda

esta é a presidente só de estados Ricos, sugiro que Ela mudar o slongan do seu governo. a casa do POVO deve derrubar este veto!

JOSE PINTO DA SILVA

PREFEREM DEIXAR OS NORDESTINO DE ESMOLA COMENDO MILHO COMO O QUE ESTA ACONTECENDO AGORA QUE PAIS E ESTE AS RIQUESAS TEM QUE SEREM DIVIDIDAS EM PARTES IGUAIS E NUNCA O NORDESTE ESTEVE TAO CARENTE COMO ESTA AGORA O NORDESTE CONTINUARA POBRE E SOFRENDO POR TOTAL INCOMPETENCIA DE ALGUNS GOVERNANTES VERG

Francisco Felipe Cardoso de Siqueira

A presidenta que o Nordeste escolheu... Cada um tem o que merece!



30/11


2012

Mensalão: STF pende pela perda imediata de mandatos
















O Supremo Tribunal Federal deve condenar à perda dos mandatos os deputados condenados no esquema do mensalão. O assunto será decidido na próxima semana pelo plenário do Supremo e criará divergências entre o tribunal e a Câmara dos Deputados.

Segundo o Estadão, pelas contas de integrantes da Corte, ao menos seis ministros votarão pela cassação imediata dos mandatos. Outros ministros deverão julgar que a cassação dos mandatos depende da votação do plenário da Câmara.

Os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) perderiam os mandatos como decorrência direta das condenações pelos crimes que cometeram. Neste caso, caberia à Mesa da Câmara apenas declarar a perda do mandato, o que teria de fazer obrigatoriamente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/11


2012

Juiz anula eleição em Água Preta

Carlos Cavalcanti

Da equipe do blog

O juiz eleitoral de Água Preta, Carlos Eugênio, decidiu, no fim da noite de ontem (29), anular as eleições do último dia sete de outubro no município. A sentença foi proferida mas ainda não consta publicação no Diário Oficial do Estado.

Eufórico, o candidato com maior número de votos na eleição agora anulada, Armando Souto (PDT) comemorou a decisão do juiz, e já adiantou que agora é o momento de buscar o auxílio da imprensa para que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco organize uma nova disputa ainda esse ano. A intenção do pedetista é a de agilizar o processo eleitoral para que o vencedor tome posse no dia 1º de janeiro de 2013, evitando que a cidade seja administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores.

Souto afirmou estar “de bem” com seu partido, reiterando que as desavenças que teve com o presidente estadual da sigla, José Queiroz, foram resolvidas e arquivadas. “Neste momento, o crucial é evitar qualquer tipo de briga, com quem quer que seja. Fiz as pazes com o meu partido. Meus direitos foram respeitados pelas executivas nacional e estadual. Agora é tocar para frente e vencer a eleição”, explicou.

Procurado para comentar o assunto, o juiz disse, por meio da técnica do Judiciário, Liviane Lopes, que o que tem para falar sobre a sentença será publicado no Diário Oficial. Já o atual prefeito de Água Preta e candidato à reeleição, Eduardo Coutinho (PSB), não foi encontrado pela reportagem. A assessoria de imprensa do TRE-PE aguarda comunicado oficial para se manifestar sobre o assunto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Êita que o Governo vai "descarregar" para salvar um aliado...Esse eleição promete..

GLACIDELSON ANTONIO DA SILVA

A eleição só ocorrerá em 2013, provavelmente em fevereiro por causa do recesso de 20 de dezembro a 06 de janeiro. Em 2012 é impossível tendo em vista o prazo mínimo de quarenta dias entre a resolução do TRE e a realização da eleição.



30/11


2012

Presídios federais podem ter normas mais rígidas














O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) avisou ao deputado Fernando Francischini (PEN-PR) que pretende instalar uma comissão especial para apreciar seu projeto de lei que endurece as regras dos presídios federais, segundo Felipe Patury.

Alvo de um plano confeccionado por presos para matá-lo, Francischini quer dificultar a comunicação entre presidiários de alta periculosidade nas cadeias brasileiras. Marco Maia disse-lhe que já está recebendo indicações dos líderes das bancadas para compor e instaurar a comissão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/11


2012

Até petistas torcem por cassações no julgamento do mensalão

Tem deputado do próprio PT torcendo para que o Supremo Tribunal Federal sele na próxima semana o destino dos parlamentares mensaleiros, decretando a perda imediata dos mandatos, segundo o Poder Online.

A medida evitaria um inédito constrangimento: deputados condenados e cassados usando a tribuna como palanque para estender o direito de defesa. O quadro seria tão surreal que na hipótese de o STF definir logo as prisões – como quer o procurador Roberto Gurgel -, os condenados ao regime semiaberto passariam o dia na Câmara e a noite na Penitenciária da Papuda.
 
Seria o caso de deputados como Pedro Henry (PP-MT), Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e o ainda suplente José Genoino (PT-SP), que pode assumir uma das vagas que se abrirão na bancada em janeiro.
 
Na avaliação de analistas, é grande a probabilidade de já na quarta-feira, por maioria, o STF decretar a cassação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/11


2012

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

KKKKKKK...Uma boa CHARGE...kkkkkkkkk...



30/11


2012

Ouça o programa Frente a Frente de ontem

 Se você perdeu o Frente a Frente de ontem, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádio, formada por 30 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha