Versão Agreste Central

20/06


2007

Controladores: agrava-se a crise e FAB quer espulsões

 O Ministério da Aeronáutica quer expulsar cerca de 50 sargentos que são controladores de vôo e lideram movimento da categoria por melhores salários e condições de trabalho. A informação é de deputados da CPI do Apagão Aéreo que estiveram na quarta-feira, 20, reunidos com oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e com controladores de vôo no Centro de Controle e Defesa do Espaço Aéreo (Cindacta 1), que fica em Brasília. Os deputados ficaram apreensivos diante do clima de animosidade entre controladores e oficiais da Aeronáutica.

"Um dos oficiais nos disse que a única solução é expulsar 50 controladores", afirmou a deputada Luciana Genro (Psol-RS), que passou o dia no Cindacta 1. Esses controladores participaram do motim no dia 30 de março, quando foram paralisados todos os vôos no Brasil, e são alvo de Inquérito Policial Militar (IPM).Os IPMs abertos foram prorrogados por mais 20 dias. Inicialmente, a expectativa era de que seis controladores seriam punidos com a expulsão da FAB e prisão pela paralisação das atividades no fim de março. Um deles é Wellington Rodrigues, presidente do Sindicato dos Controladores de Vôo.

Nas oito horas em que estiveram no Cindacta 1, que monitora a região Sudeste, os integrantes da CPI chegaram à conclusão de que o clima entre os oficiais e os controladores de vôo está insustentável. "Há uma crise de confiança entre controladores, técnicos e oficiais", disse o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Ele propôs que a CPI do Apagão Aéreo tente intermediar um diálogo entre os controladores e o Ministério da Defesa. "Não há diálogo entre os controladores e os oficiais. Os controladores também não têm interlocução com o governo", afirmou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). (Informações do Estadão)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Versão Sertão de Itaparica

20/06


2007

Folha: repercussão entre os leitores

Amigo Magno
 
O que eu disse no primeiro aniversário de teu Blog, que é um dos melhores de PE nesse dificil gênero jornalistico, repito nesta hora por inteiro, cada palavra anterior de meu depoimento multiplicada agora em dose dupla, na  tua volta à Folha. Nenhum gênero jornalistico enseja a prática em larga escala da prospecção investigativa, como esse tipo de trabalho que você faz.
 
E o leitor - para a sua avaliação e julgamento -  adora saber de tudo que ocorre nos batidores da politica, a origem, o fato escondido por debaixo do tapete sujo. Assim como as grandes virtudes e gestos, embora raros, em defesa do coletivo, como nasce a safadeza nos gabinetes governamentais e nos parlamentos, porque nasceu, como e por que nasceu, a quem interessa, as providências geralmente tomadas  e outras abortadas.
 
Gosto do jornalismo investigastivo, quando feito com coragem e competência. Com independência. Com ética, com verdade. Não esqueço de nosso tempo de Jornal, os grandes profissionais que tivemos nesta área profissional. Teus mestres iniciais, nossos grandes mestres, porque era na redação do jornal onde mais se aprendia a escrever. Me  lembro de tua chegada, quase um "pirraia", na redação do DP. E do início de tua carreira. Dos furos mais sensacionais que deste  naqueles tempos heróicos de jornal feito na madrugada, redação cheia de teletipos, papéis no chão, cigarros acesos, e provas tipográficas sujas de tintas  das velhas Heidelbergs.
 
 
Marcus Prado
Diretor da RUBROVEIO - Imprensa & Marketing


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Versão Mata Sul

20/06


2007

Aeronáutica prende líder dos controladores de vôo

 A Aeronáutica determinou, nesta quarta-feira, 20, a prisão administrativa do sargento Carlos Trifilio, presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta). Segundo pessoas próximas ao controlador, a punição teria sido uma retaliação dos oficiais às recentes declarações dadas por Trifilio à imprensa.

Embora não esteja relacionada à operação padrão deflagrada na terça-feira, 19, por militares do Cindacta-1, a prisão serviu para agravar a crise entre controladores e o alto comando da Força Aérea Brasileira.

No início da noite de quarta-feira, integrantes da categoria voltaram a cogitar uma nova paralisação, a exemplo do que ocorreu em 30 de março. “Não tem mais como segurar os meninos. Ainda vamos nos reunir para saber o que fazer, mas pode se preparar para um novo movimento”, disse um controlador de São Paulo.

A prisão de Trifilio será de 20 dias e está marcada para começar em 2 de julho. Há 20 anos no setor de tráfego aéreo, o sargento passou pelo pelo APP São Paulo, anexo ao Aeroporto de Congonhas, e atualmente trabalhava na Base Aérea de Cumbica, em Guarulhos. “Ele já estava segregado por ser considerado um líder”, disse outro militar.

Nos próximos dias, Trifilio vai recorrer à Justiça comum para tentar anular a punição. “Da última vez que ele fez isso, os oficiais agravaram a pena por entenderem que aquele era um gesto de desrespeito”, comentou um sargento. Procurada, a FAB não se pronunciou até as 20 horas. (informações da Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Versão Agreste Central

20/06


2007

Antônio Carlos Magalhães continua na UTI

 O empresário Antonio Carlos Magalhães Júnior, filho mais velho do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), 79, confirmou nesta quarta-feira que seu pai foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do InCor-SP (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O hospital, a pedido da família, suspendeu a divulgação de boletins médicos sobre o estado de saúde do senador.

Segundo ACM Júnior, o pai foi transferido para receber medicamentos que só são aplicados na unidade intensiva, procedimento que não pode ser realizado em um apartamento normal.

''O senador está bem, falando ao telefone e querendo saber tudo o que acontece'', disse ACM Júnior, que acompanha o pai no hospital.

O empresário disse que as funções renais e cardiológicas do senador já se estabilizaram, assim como sua pressão. ACM Júnior também negou que seu pai tenha perdido a consciência em algum momento nas últimas 24 horas. (Informações da Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/06


2007

Renan quer depor amanhã no Conselho de Ética

 O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se ofereceu hoje para prestar depoimento ao Conselho de Ética da Casa nesta quinta-feira. Por intermédio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), Renan disse que quer prestar todos os ''esclarecimentos necessários'' aos integrantes do conselho.

''Acabo de conversar por telefone com o senador Renan. Ele pede para vir amanhã à tarde no conselho para prestar esclarecimentos'', anunciou Jucá durante reunião em que o conselho discute o processo contra Renan.

Os senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Eduardo Suplicy (PT-SP) haviam defendido o depoimento de Renan para que ele possa se explicar sobre as denúncias de que teria utilizado recursos da empreiteira Mendes Júnior para o pagamento de suas despesas pessoais. Os dois parlamentares são favoráveis ao adiamento da votação do relatório do caso Renan para que novas investigações sobre o parlamentar sejam realizadas.

''Por que não vem o senador Renan aqui, ele mesmo, apresentar seus argumentos como defendeu o senador Suplicy? Eu tenho certeza que ele terá condições de falar e ser ouvido. Que venha para cá e fale para todos nós'', defendeu Guerra. (Informações da Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Flamac - 1

20/06


2007

Ministério investiga criação de cargos em Jaboatão

 O Ministério Público de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, começa a investigar a criação de 84 cargos comissionados no município, que se serão preenchidos com a criação da Secretaria de Esporte e Cultura. A nova secretaria substitui a antiga Fundação Yapoatan, extinta depois de uma série de denúncias de irregularidades.

A nova secretaria já está funcionando, no mesmo imóvel que servia de sede para a Yapoatan, extinta no dia 6 deste mês. O orçamento da secretaria de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude incorporará saldo orçamentário da fundação extinta.

O novo secretário municipal é o vereador Amauri Cândido, do PMN.
A promotora e representante do Ministério Público em Jaboatão, Dalva Cabral, afirmou que diante de tantos cargos comissionados, o órgão vai cobrar da Prefeitura o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal a 54% da receita de uma cidade. 

O chefe de gabinete da prefeitura, Gilberto Gueiros, afirmou que a administração do prefeito Newton Carneiro está atenta ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. (Informações do portal pe6360graus)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

...E a Câmara de Vereadores de Jaboatão não fica devendo nada a incompetência de Newton Carneiro. Câmara acéfala,inapta.Há quem diga que virou já faz tempo chiqueiro do Palácio da Batalha.

milton tenorio pinto junior

Jaboatão já virou uma vergonha.É desvio de verba de merenda para criar Secretaria.É filha de Prefeito querendo ganhar 960 mil do erário publico.É cidade abandonada,sem rumo,sem direção.Jaboatão é a lata do lixo,literalmente.


FMO

20/06


2007

Frente de Esquerda formada para apoio ao governo Lula

 Parlamentares, governadores e ministros da base de apoio do Governo Lula formalizaram, na tarde de hoje, a criação da Frente de Esquerda, bloco parlamentar constituído pelo PDT, PSB, PCdoB, PRB, PMN e PHS. Integram o bloco 73 deputados federais e nove senadores. Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Ceará, Cid Gomes (PSB), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, participaram da solenidade na sede do PDT, em Brasília. Ao final da reunião, os integrantes do bloco publicaram o manifesto da Frente de Esquerda, que prega o fortalecimento da soberania do País, a ampliação da democracia, a justiça social e a integração continental.

 

Os componentes da Frente de Esquerda se comprometeram a defender e apoiar o Governo Lula e as políticas de Governo, como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ressaltou que a proposta da Frente não é eleitoreira, mas política. “A consolidação da Frente de Esquerda já pode representar um marco na política brasileira. Estamos construindo uma frente que não é eleitoral, mas política, e que tem propostas para fazer o Brasil crescer de forma equilibrada”, defendeu.

 

(Informações da agência Nordeste)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

emmanuel soares

nào vou de forma nenhuma com a cara do governador, mais q essa frente ai vai dar bons frutos vai, lembrem-se ai do 1º e 2º governo ARRAES foi com essa mesma vontade de mudar o estado, e foram otimas administracões, parabéns DUDU,mais não mudo meus sentimentos por vc !!

A esquerda de Pernambuco mora em Casa Forte, bebe whisky importado, vive nos bares e restaurantes mais caros do Recife, anda de carro importado e seus filhos frequentam as melhores escolas particulares. De quebra privatizam a Celpe e apóiam José Dirceu e dizem que não há mensalão.

Paulo Kigrer

Vaticinei há muitíssimo a inabilidade de Romero Menezes resolver qualquer coisa se não a vida do próprio... dos últimos secretários havidos na Segurança de Pernambuco este é sem dúvida o mais fraco!

milton tenorio pinto junior

...Os nossos hospitais continuam um bagaço,e a segurança aquele horror.As heranças malditas do rancoroso parece que não tem prazo para acabarem. É muita prosa e pouca ação.

milton tenorio pinto junior

Vão trabalhar e deixem de onda!Que esquerda o que meu senhor!O povo quer comida,diversão e arte.


Mobi Brasil 3

20/06


2007

Começa reunião para decidir futuro de Renan

Começou pouco depois das 17 horas a sessão do Conselho de Ética do Senado que decidirá o futuro do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). O relatório do processo contra Renan por suposta quebra de decoro parlamentar pede o arquivamento do caso e deverá ser votado nesta quarta-feira, 20.

Wellington Salgado (PMDB-MG) é o novo relator, escolhido para substituir Epitácio Cafeteira (PTB-MA) no cargo, que está afastado de suas funções por problemas de saúde. O nome de Salgado sofre resistências dentro do Conselho de Ética por fazer parte da "tropa de choque" de Renan. Salgado assumiu o mandato na vaga deixada pelo ministro das Comunicações Hélio Costa. Do Estadão.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto lima

Reunião do conselho de farsantes. é so ver para conferir.....


Banner - Hapvida

20/06


2007

Navalha: pedido de CPI deve ser arquivado

O requerimento para criação da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes em licitações públicas desvendadas pela Operação Navalha, da Polícia Federal, pode ser arquivado nesta quarta-feira (20).

Na terça (19), quatro deputados retiraram suas assinaturas do pedido. Com isso, o requerimento ficou com 30 assinaturas de senadores, três a mais do que o exigido, e 167 nomes de deputados, quatro abaixo do mínimo necessário.

O prazo para apresentação das assinaturas faltantes venceu na terça (19) e, portanto, não seria possível um novo prazo para obtenção das assinaturas. O mais provável é que a investigação ocorra somente no Senado. Do Portal G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

guilherme alves

Magno, acabei de ler no JC Online, que lá em Jaboatão das coisas estranhas, a Câmara aprovou a retirada de Hum milhão de reais da merenda escolar para os festejos de São João. Onde são esses festejos ninguém sabe. e na Secretaria de Turismo de lá botaram uma raposa no galinheiro.


Asfaltos

20/06


2007

Mantega elogia mudanças do FMI sobre países membros

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, divulgou nesta quarta-feira, 20, nota afirmando que as mudanças aprovadas na última sexta-feira nas regras de monitoramento dos países membros pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) atendem "quase todas" as principais preocupações do governo brasileiro. "O Brasil e os demais países em desenvolvimento conseguiram introduzir mudanças consideráveis no documento final", diz o ministro.

Na avaliação de Mantega, a nova decisão limita a atuação do FMI no que diz respeito às políticas domésticas. Segundo a nota, a versão final estabelece limites à interferência no campo doméstico. Políticas fiscais, monetárias e financeiras serão examinadas no exercício do monitoramento e outras políticas serão examinadas pelo FMI apenas na medida em que influenciem significativamente a estabilidade externa da economia.

"Nesta negociação, a nossa preocupação central foi a de preservar a soberania das políticas econômicas nacionais, evitando a criação direta ou indireta de novas obrigações, particularmente em relação às políticas domésticas", explica o ministro. Do Estadão.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Supranor 1

20/06


2007

Verba do PAC para portos ainda está retida

 Após seis meses do anúncio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o montante de R$ 1,2 bilhão destinado para obras de dragagem nos portos brasileiros, previsto pelo programa até 2010, continua no papel. Segundo o ministro especial de Portos, Pedro Brito Nascimento, problemas burocráticos estão impedindo que os recursos sejam alocados para essas obras de modernização dos portos. "Algo está gravemente errado", afirmou Nascimento, que assumiu a nova pasta há cerca de 30 dias.

Em palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o ministro informou que "defeitos na gestão portuária brasileira" têm se tornado obstáculos para a alocação de recursos. "São diversas as causas", afirmou o ministro, citando como exemplo a lentidão nos processos de licitação e a morosidade na apresentação de todos os requisitos necessários para que os órgãos de licenciamento ambiental aprovem as obras de modernização. Da Agência Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

20/06


2007

Lula: risos com o futebol; mau-humor com caso Renan

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira o jogo entre Grêmio e Boca Juniors, na Taça Libertadores da América-2007. ''Torço pelo Internacional, mas hoje sou gremista'', brincou. O humor de Lula, no entanto, mudou quando o assunto foi o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar pensão e aluguel à jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha. O Conselho de Ética do Senado vai votar hoje, às 17h, o relatório do processo contra o presidente da Casa.

Lula se recusou a responder perguntas sobre o assunto, substituiu o sorriso por uma cara fechada e seguiu para um almoço com o presidente dominicano Leonel Fernández, no Itamaraty. Da folha Online.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Garanhuns

20/06


2007

Folha: repercussão no entre os leitores

Magno,

Parabéns pelo retorno ao impresso. É bom saber que teremos dose dupla de informações by Magno Martins. Abraço de sempre e sucesso!         

Muita paz,
Adriana Cavalcante


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Naipes

20/06


2007

Folha: repercussão no Ministério Público

Meu caro Magno

 

Os leitores assíduos da Folha de Pernambuco, com seu retorno a coluna, na verdade vão sentir-se muito mais informados, pelo que sem sombras de duvidas, é o repórter político mais credenciado e prestigiado em Brasília.

 

Um forte abraço

JOSÉ JERONIMO

Ministério Público Federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bm4 Marketing 2

20/06


2007

Secretaria de Imprensa refaz edital de licitação

Acatando uma recomendação do Tribunal de Contas, a Secretaria Especial de Imprensa do Governo do Estado refez o edital de concorrência pública nº 001/2007, cujo objeto é a contratação de agências de publicidade para cuidarem do marketing governamental. O aviso de alteração do edital foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. 

De acordo com os termos do novo edital, a contratação das agências de publicidade se dará ''por um único critério: lote''. O objeto da licitação será dividido em três lotes, sendo que cada um deles abrangerá serviços de publicidade, propaganda, planejamento de comunicação e marketing dos órgãos da administração direta. 

O edital com as alterações propostas pelo TCE encontra-se à disposição dos interessados na sala da Comissão Especial de Licitação da Secretaria Especial de Imprensa. A data para a abertura dos envelopes está marcada para 6 de agosto, às 10 horas da manhã.

Relator das contas da SEI do exercício de 2007, o conselheiro Carlos Porto foi quem recebeu o edital de concorrência pública daquela pasta para efeito de análise prévia, submetendo-o de imediato aos técnicos da Casa.

Estes, após analisarem o documento, encontraram quatro falhas. Uma delas era a disposição do Governo Estadual de fazer a licitação pública dividindo a verba publicitária por três, e não o objeto da concorrência, o que não está previsto na legislação. 

Pela divisão imaginada pela Secretaria Especial de Imprensa, a 1º colocada ficaria com 65% do bolo publicitário, a 2ª com 20% e a 3ª com 15%. A que propusesse o menor preço teria que ser seguida pelas outras duas.

 ''É possível que, em tese, essa modalidade de licitação fosse mais vantajosa para o Estado. Mas, infelizmente, ela não está prevista na legislação'', disse o auditor-substituto Adriano Cisneiros, para cujo gabinete o processo de análise de edital foi redistribuído, em virtude das férias do conselheiro Carlos Porto. Estiveram no TCE representando o Governo Estadual o secretário de Imprensa Evaldo Costa e o procurador-geral do Estado Tadeu Alencar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ligaram o ventilador na farofa!

milton tenorio pinto junior

Êita que tem muito jabazeiro se coçando!


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores