O Jornal do Poder

18/10


2020

Coluna da segunda-feira

Sem Clássico das Multidões

Palco de históricas e acirradas disputas eleitorais, envolvendo três grupos com balaios cheios de votos – Zé Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e João Lyra (PSDB) – Caruaru vive, pela primeira vez nos últimos 50 anos, uma campanha apática, sem graça, sem apostas, sem emoção. Dos três donatários das capitanias eleitorais, com terrenos demarcados pelas cores vermelha, azul e amarela, apenas um está na arena para a guerra: o dos Lyra, apostando na reeleição da prefeita Raquel, herdeira política do cacique do seu grupo, o pai João, que governou a cidade e o Estado.

Diante de cenário com tamanha surpresa, achei bem apropriada para o contexto uma frase do jornalista César Lucena, da Rádio Cultura: “Sem Zé e Tony na campanha em Caruaru é como se a gente vivenciasse um Campeonato Pernambucano de futebol sem Santa Cruz e Sport, só com o Náutico. Não tem graça”, disse ele. Fiquei a matutar. Lucena é cobra criada no jornalismo. Tanto entende de política quanto de futebol. Já cobriu três Copas do Mundo.

Remanescente da vizinha Riacho das Almas, professor de carreira, na tribuna da Cultura Lucena dá, todos os dias, seus pitacos, empareda vendedores de ilusão com conhecimento de causa da cultura política da terra do mestre Vitalino. Ex-prefeitos testados nas urnas e aprovados pela população, Zé e Tony foram protagonistas de grandes embates eleitorais, em campos opostos, um enfrentando o outro, em campanhas que o sangue jorrava pelas canelas.

Hoje, nenhum está no ringue. Teoricamente, o destino os uniu, pela primeira vez, no palanque do socialista Marcelo Gomes, porque a pandemia do coronavírus atrapalhou os planos de Zé entrar na disputa e uma enfermidade, por sua vez, levou Tony a penduras as chuteiras, pelo menos nas eleições deste ano. Resultado: Caruaru ficou, na política, sem o seu Clássico das Multidões, legenda dada ao duelo dos gigantes do futebol, Santa X Sport, que leva a galera ao delírio.

Candidata à reeleição, Raquel havia montado uma estratégia com o cenário de Zé ou Tony como adversário. No apagar do prazo de registro das chapas, nem um nem outro se armou para a guerra. A tucana refez os planos. Sentindo-se ampla favorita, não vai a debates com Marcelo (PSB), Raffiê Dellon (PSD), Erick Lessa, o delegado (PP), e o petista Marcelo Rodrigues. Nem tampouco participa de entrevistas, algo inédito no mapa nacional de eleição.

Ela pode até estar cumprindo à risca o figurino dos seus marqueteiros, mas diferente do peru, que morre de véspera para ser devorado no Natal, eleição se resolve no dia, é uma caixinha de surpresas. À propósito, no Blog Cenário, o jornalista Américo Rodrigo adverte a prefeita para um exemplo que vem de dentro da sua casa: em 2004, João Lyra, o pai dela, perdeu a eleição aos 45 minutos do segundo tempo, já quase na prorrogação, para Tony Gel, porque esqueceu de fazer campanha, achando que estava eleito.

Vale repetir Agamenon Magalhães: a ilusão da política é pior do que a do amor.

Quem sobe, quem desce – As últimas pesquisas eleitorais mostram que três capitais podem decidir seus prefeitos já em 1º turno, segundo levantamento do site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues. É esse o número de capitais onde as intenções de voto no primeiro colocado superam a de todos os outros candidatos. Em outras quatro, o cenário está indefinido. Há candidatos liderando com larga vantagem, mas não superam todos os outros acima da margem de erro dos levantamentos. O DEM pode conquistar dois desses sete municípios já em 15 de novembro: Curitiba e Florianópolis. O segundo turno poderá ser necessário em 19 capitais.

Sudeste embaralhado – São Paulo, a maior e mais rica cidade do País, está com a corrida eleitoral indefinida. Hoje, Celso Russomanno (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB) iriam ao segundo turno. Também no Sudeste observa-se a maior discrepância entre um candidato e outro. Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição, tem 59% das intenções de voto, segundo o Ibope. Numericamente em seguida aparece João Vitor Xavier (Cidadania), com 7%. Está empatado em 2º lugar, considerando a margem de erro, com outros oito candidatos. No Rio, quem lidera é o ex-prefeito Eduardo Paes, mas ainda num cenário de segundo turno enfrentando o prefeito Crivella.

No Nordeste – As disputas estão emboladas em todas as capitais do Nordeste. Em Salvador, Bruno Reis (DEM), candidato de ACM Neto, é favorito, tem hoje 42%, mas não leva ainda no primeiro turno. O segundo colocado é o Pastor Sargento Isidório, do Avante, com 10%. Em Fortaleza, o Capitão Wagner, do Pros, lidera com 35%, e em segundo aparece a petista Luizianne Lins, com 15%. Em Maceió, e briga promete entre JHC, do PSB, e Alfredo Gaspar, do MDB, este apoiado pelo prefeito. Estão empatados, 26% a 25%, respectivamente. Já em São Luís, o candidato do governador Flávio Dino, Rubens Júnior, do PCdoB, é o último, com apenas 4%. Quem lidera é Eduardo Braide, do Podemos, com 42%, seguido de Duarte Júnior, do Republicanos, com 15%. Neto Evangelista, do DEM, tem 11%.

Demais estados – Ainda adentrando o território nordestino, em João Pessoa o duelo se trava entre o ex-prefeito Cícero Lucena, do PP, que tem 18%, Nilvan Ferreira, do MDB, que aparece em seguida com 15% e o ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB, com 12%. Bem próximo a ele, Walber Virgolino, do Patriota, com 10%. Já em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira, do PDT, tem hoje 32% e deve ir ao segundo turno com a delegada Danielle, do Cidadania, que desponta com 21%. Os demais candidatos somam 23%. Em Natal, quem lidera é o tucano Álvaro Dias, com 36%, e em segundo aparece Kelps Lima, do Solidariedade, com 10%. Em Teresina, por fim, quem lidera é o candidato do MDB, Doutor Pessoa, com 34%, seguido pelo tucano Kleber Montezuma, com 18% e Fábio Abreu, do PL, tem 16%.

CURTAS

NO SUL – No Sul do País, há também cenários atualizados da disputa municipal. Em Curitiba, o prefeito Rafael Greca, do DEM, está bem próximo de ser reeleito no primeiro turno. Tem 47% das intenções de voto e os demais candidatos 27%. Em Florianópolis, quem lidera é Gean Loureiro, do DEM, com 44%, seguido por Ângela Amin, do PP, com 15%. Em Porto Alegre, por fim, quem assumiu a liderança foi Manuela D'Ávila, do PCdoB, com 24%, seguida por José Fortunati, do PTB, com 14% e Sebastião Melo, do MDB, com 11%. Na briga ainda Nelson Marchezan Júnior, do PSDB, com 9%.   

LIVE DE HOJE – Autor do livro “Casaca e chuteiras”, que trata da trajetória do Rei Pelé, o jornalista mineiro Silvestre Gorgulho, com quem trabalhei no Jornal de Brasília, é o convidado da live deste blog, hoje, às 19 horas, pelo Instagram. Trata-se de resultado de uma pesquisa ao longo dos últimos dez anos com o alho e faro apurados do grande e talentoso repórter que é o Gorgulho.

Perguntar não ofende: A quem a Federal dará bom dia ao longo da semana que começa hoje?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Caso Chico Rodrigues vice-líder do governo Bozonaro mostra que Lava Jato não eliminou corrupção. Esse episódio do dinheiro na cueca prova que o presidente Bozonaro estava errado quando falou que a corrupção acabou no governo.

Fernandes

E VIVA A BOLÍVIA, Luiz Acre, Socialista de Esquerda, novo Presidente com 52,4%. Eleito no 1° Turno.

Fernandes

ORGULHO DO POVO BOLIVIANO! PARABÉNS HERMANOS.

Fernandes

A defesa do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) aliado de Bozonaro divulgou nesta segunda-feira (19) uma nota declarando que o dinheiro encontrado no TOBA do congressista diz que seria destinado para o pagamento de funcionários. KKKKKKKKKKKKKKKKkk

Fernandes

Candidato de Evo Morales vence eleição presidencial da Bolívia já no primeiro turno


Abreu no Zap

18/10


2020

O amor é lindo

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), 45 anos, tem muitos motivos para festejar. Uma grande razão é o casamento com a atriz catarinense Amanda Richter, 30. "Só tenho que agradecer a Deus por ter colocado você em minha vida. Hoje foi um dia pra lá de especial! Um dia inesquecível. Te amo pra sempre, meu amor! Mulher da minha vida", bradou no Instagram o parlamentar apaixonado.

A união foi oficializada na quarta-feira passada. A ideia de Carreras é fazer uma cerimônia para reunir os amigos do casal após a pandemia. Ele está com a atriz desde agosto de 2018. Viva o amor!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

18/10


2020

Lula Cabral faz carreata de 12 km no Cabo

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho e candidato à reeleição, Lula Cabral (PSB), comandou, hoje, uma enorme carreata, triplicando o número de veículos em relação à realizada por ele em Ponte dos Carvalhos. O evento partiu de Garapu, percorrendo 12 km, até o centro do Cabo.

Ao lado da vice Edna Gomes e da deputada estadual Fabíola Cabral, ambas do PP, ele foi saudado com entusiasmo por apoiadores que acompanhavam a passagem da carreata, descrita pelo postulante como "onda vermelha motorizada".

“A emoção toma conta do meu coração. Estou na política desde 1996 e esse evento me trouxe uma emoção igual ou até maior que os primeiros que realizei. Vamos continuar caminhando com muito respeito, tranquilidade e paz. Esse evento nos mostra que estamos no caminho certo. A população tem mostrado nas ruas que quer a continuidade desse trabalho que temos feito com planejamento e muito amor pelo Cabo”, declarou Lula Cabral.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Grande Lula Cabral, será reeleito, voto nele de novo!

marcos

Amor aos R$ 90.000.000,00 NOVENTA MILHÕES aí sim, meu Deus, os eleitores do Brasil, tem que aprender muito ainda. Aqui o eleitor vota e aplaude quem roubo ele. Triste Brasil.



18/10


2020

Ipojuca: Santana usa camisa do PT em ato

Para garantir o sustento dos trabalhadores rurais na entressafra, o candidato a prefeito do Ipojuca Carlos Santana (PSB) anunciou, hoje, o programa Chapéu de Palha municipal como parte de seu plano de governo para os homens e mulheres do campo. Vestido com a camisa do PT, o postulante socialista disse que sua intenção é conceder o benefício aos ipojucanos já a partir de março, caso seja eleito. 

“Pernambuco já conta com o programa estadual, mas que só começa a ser pago a partir de junho. Em Ipojuca, a entressafra começa em março e os trabalhadores ficam um bom período sem esse amparo tão importante”, afirma Santana. O programa Chapéu de Palha do Estado foi criado pelo governo Miguel Arraes.

No evento de lançamento da proposta, no engenho São Pedro, Carlos Santana também defendeu a volta do Remédio em Casa, a pavimentação do acesso aos engenhos e a construção de uma Acdemia do Povo em Camela.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Blog traz pesquisa para prefeito de Camaragibe

Logo mais, exatamente à meia noite, este blog trará pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), sobre a sucessão da prefeita Nadegi Queiroz em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, com 114 mil eleitores. No levantamento, a avaliação da gestão dela, do Governo Paulo Câmara e do Governo Bolsonaro. Camaragibe tem um motivo especial para dormir um pouco mais tarde hoje.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Daniel reconhece auditoria contra vice de Patrícia

A delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, desafiou qualquer pessoa a apresentar um fato que desabonasse seu vice de chapa, o produtor cultural Leonardo Salazar (Cidadania). Diferentemente dela, o deputado federal Daniel Coelho, que preside o Cidadania em Pernambuco e é o responsável pela indicação de Salazar para compor a aliança, já admite que há uma auditoria em cima do candidato a vice, como foi revelado pelo blog.

Daniel, no entanto, releva ao dizer que isso faz parte da rotina de quem ocupa cargos públicos. Será mesmo?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Lupércio quer criar Secretaria das Mulheres em Olinda

O prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio (SD), vai criar a Secretaria das Mulheres no segundo mandato, caso seja reeleito. A promessa foi feita em conversa com apoiadores em Aguazinha e Águas Compridas e vem no sentido de ampliar as políticas públicas de suporte e atendimento às cidadãs olindenses.

"É preciso estar atento à luta histórica das mulheres. Ao preconceito que muitas vezes não é escancarado, mas é estrutural. Um estudo feito pelo IBGE mostra que as mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens em todas as ocupações abordadas na pesquisa, mesmo com ambos tendo a mesma qualificação. Isso é um absurdo", afirmou.

Na atual gestão, entre secretárias e executivas, Olinda conta com 14 mulheres em postos de comando.  A Prefeitura tem 12 secretarias ao todo e uma Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. Para Lupércio, a Secretaria da Mulher dará mais força para as políticas públicas na área trabalhando em todas as frentes de suporte. 

O prefeito ressalta que colocou para funcionar 24 horas e reforçou o trabalho realizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, o CEAM, que atua com ações de prevenção, enfrentamento e implementação de políticas públicas para atender às demandas das mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, a cidade conta hoje com a Patrulha Maria da Penha, feita pela Guarda Municipal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Guto abre comitê para cultura aos domingos

Em consonância ao título de Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade que Olinda carrega, o candidato a prefeito Guto Santa Cruz (PDT) abriu as portas do comitê de campanha para os grupos de música, dança, grafite e capoeira, entre outras manifestações. Todos os domingos, até o término da campanha, o local pode ser utilizado como local de lazer, arte e debates culturais.

Hoje, os grupos transformaram o local com pinturas e grafites nos muros, rodas de coco, hip hop, break dance, passinho e capoeira. Cerca de 100 pessoas, a maioria jovens e crianças, se reuniram para mostram como é a Olinda que querem, com cor, tambores, paz e valorização da cultura da cidade. Grupos de capoeira realizaram apresentação conjunta e mostraram a música e a dança criada pelo povo negro que se difundiu em Olinda, assim como em todo o Brasil, a partir do século XVII.

Entraram na roda para valorizar e homenagear a expressão cultural os candidatos a prefeito e vice, Guto e Samuel Herculano (PSOL). Para o prefeiturável, através dessas manifestações é sempre possível também cuidar da juventude da cidade, pois o candidato entende que o esporte, a arte e a cultura afastam adolescentes e jovens da criminalidade. “Quero manter esse espaço com essa energia, para que a gente possa receber sempre novos participantes que podem trazer não apenas a sua arte, mas também ideias e propostas para a gente construir a Olinda realmente cultural e feliz", declarou o pedetista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Mendonça: Gestões do PSB negligenciam combate às drogas

O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) criticou, hoje, as gestões do PSB, com foco no prefeito Geraldo Júlio, pelo que chamou de "abandono, negligência e omissão no combate às drogas na capital pernambucana" e que, "nos últimos anos, tem registrado um grande número de mortes pela dependência química".

“Grande parte dos jovens do Recife, principalmente nas comunidades mais pobres, está sendo dizimada pelas drogas, pelo vício, que destrói as famílias e causam um sofrimento para o resto da vida. As gestões do PSB foram omissas e negligentes com esta grave questão, não enfrentando o problema e permitindo o seu agravamento. Nós vamos mudar esta triste realidade, resgatando esses jovens e suas famílias para uma vida digna em sociedade”, afirmou. 

Durante agenda na manhã de hoje, junto com a candidata a vice-prefeita na aliança Recife acima de tudo, Priscila Krause (DEM), ele reforçou que, se eleito, vai implementar o programa "Conte Comigo", cujo objetivo é fortalecer o trabalho de combate às drogas junto a igrejas, associações e órgãos que atuam na prevenção e recuperação de usuários. Além disso, a proposta também prevê a realização de parcerias com a iniciativa privada para oferecer vagas de trabalho aos jovens recuperados. Tudo isso, na avaliação de Mendonça, para que a prefeitura atue fortemente nas comunidades resgatando a juventude.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Em comitê, João pede mais engajamento à militância

O candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, deputado federal João Campos (PSB), se reuniu com militantes e apoiadores da sua candidatura no comitê da campanha, no bairro do Parnamirim, hoje. O encontro ocorreu após visitar quatro bairros da capital pernambucana. O prefeiturável estava acompanhado da postulante a vice Isabella de Roldão (PDT) e pediu engajamento à militância.

“A gente sabe o que quer fazer. Temos conversado sobre problemas e desafios da cidade e vamos reunir o que já de melhor, gastando pouco, mas fazendo o diferencial na vida das pessoas. O que a gente não pode aceitar é o ódio, o preconceito, discriminação. Isso não vamos aceitar”, disse João.

O prefeiturável da Frente Popular do Recife defendeu que a cidade vivenciou novas conquistas nos últimos anos, mas que ainda "é preciso lutar pela redução das desigualdade sociais, promovendo mais vagas nas creches municipais, novas oportunidades de emprego para juventude". Para isso, citou o programa Embarque Digital. Já para empreendedores superarem a crise após a pandemia do coronavírus, destacou a proposta do Crédito Popular.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha