Lavareda

16/09


2011

Temer e Sarney apoiam pressão por reajuste no Judiciário

 Parlamentares do PMDB querem discutir no STF (Supremo Tribunal Federal) fórmulas que viabilizem o aumento dos servidores do Judiciário, que não está nas negociações do Orçamento encabençado pela ministra Miriam Belchior (Planejamento). Michel Temer e José Sarney dão apoio discreto à movimentação. A informação é do Painel, publicado na Folha de SP. O Executivo não incluiu a proposta no texto encaminhado ao Congresso. O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, lembra que o pleito se refere a reajustes não concedidos há anos.

No dia 2, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso uma mensagem contemplando no Orçamento de 2012 a previsão de aumento. A proposta terá um impacto de R$ 7,7 bilhões. A presidente fez críticas à pressão pelo reajuste salarial do Judiciário e do Ministério Público. No texto, a presidente reclama do tamanho do reajuste e diz que encaminhou a proposta "cumprindo dever constitucional". Para a presidente, o aumento pode prejudicar a execução de programas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

Manda estas duas malas sem alça botarem a mão no bolso deles e dar um refresquinho no nosso !!!

uilma

só tem direito a categoria do judiciário?e os outros? meu primo é do INSS e também quer aumento.nao de trabalho,é claro.


ALEPE

16/09


2011

“Havia um pacto com Guerra e ele foi quebrado”, diz Raul

Rivânia Queiroz, repórter especial

A pré-candidatura do ex-deputado Raul Jungmann (PPS) a prefeito do Recife foi descartada de vez dentro PSDB. Ontem, o líder do partido, deputado Sérgio Guerra, deixou bem claro que apenas dois nomes podem se viabilizar para o pleito de 2012. São eles: Daniel Coelho e Bruno Araújo. Dos dois, o que melhor se desenvolver será o candidato oficial da sigla.

 “Não tenho nada a comentar, só desejo boa sorte ao PSDB. A vida segue sem qualquer problema”, falou Raul Jungmann. Embora não tenho assumido qualquer ressentimento com Guerra, Raul confirmou que houve um pacto entre os dois, na eleição passada. “O pacto existiu e ele foi quebrado. Eu renunciei a um mandato líquido e certo, em nome de um projeto maior do PSDB, que era o de José Serra (candidato a presidente). Fui um dos dois únicos candidatos a colocar no meu programa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Tenho uma relação de respeito e serviços prestados ao PSDB”, desabafou.

O ex-deputado garantiu que o episódio não causará estremecimento. Deixou escapar, contudo, uma frustração, embora acredite que fez a coisa certa. “Me dou por satisfeito. Esse é um problema interno no PSDB”, concluiu. Quanto à oposição, Raul acha que não terá problema a quantidade de pré-candidaturas. Na sua avaliação, é uma prova que o grupo está fortalecido. Além de Raul, Daniel e Bruno, também desejam disputar o cargo no executivo municipal Raul Henry (PMDB) e Mendonça Filho (DEM).

Para Raul, a unidade da oposição no Recife não sofrerá mudanças a partir dessa decisão do PSDB, em ter candidatura própria com um integrante de dentro do partido. Porém, reconheceu que, caso não seja possível, colocará o bloco na rua com o PMN. “Também vamos procurar outros partidos menores para conversar”, avisou.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

BRUNO

o maior traira da direita hoje é Sergio Guerra, destruiu a uniao por pernambuco, acabou com o projeto de Serra, o que mais esse cara quer?????? graças a ele a direita nesse pais nao elegeu mais ninguem...

BRUNO

o maior traira da direita hoje é Sergio Guerra, destruiu a uniao por pernambuco, acabou com o projeto de Serra, o que mais esse cara quer?????? graças a ele a direita nesse pais nao elegeu mais ninguem...

milton tenorio

Pobres doa alunos da rede estadual..Pense num professor EDUCADO!

altamir jose bezerra rodrigues

Toma ótario,vai se juntar com que esse tipo de gente,olha o resultado,eita milton baixaram o nível contigo.

charlton augusto de araujo

Aline Mariano? É piada ou pura bajulação,xeleléu ou xeleléu,o seu lugar tá garantido lá no ceú xeleléu.


O Jornal do Poder

16/09


2011

Governador Eduardo dá calote em pipeiros

 


















Os proprietários de caminhões pipas contratados pelo governo do Estado para levar água aos redutos secos do semi-arido estão há quatro meses sem receber pagamento do Estado. São ao todo aproximadamente 600 pipeiros. Segundo este blogueiro foi informado na sua passagem ontem por Cabrobó, a dívida global passa de dois milhões de reais.

A União também estava como repasse dos pipeiros atrasado, mas atualizou na semana passada, através do Ministério da Integração depois de denúncia feita neste blog. Quanto ao Estado, não há noticia de quando a dívida será honrada. Mesmo sem ver a cor do dinheiro do Estado há quatro meses, os pipeiros continuam abastecendo as comunidades atingidas pela seca. Em Cabrobó, por exemplo, encontrei seis deles nessa situação, mas sem suspender os serviços prestados.  


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Diego Neto Silva

Eita Governador sacana, e ainda coloca Isaltino Buracão na frente só dá nisso, mais nós vamos dar o troco, porque o povo não suporta mais governante sacana e que só pensa nos seus, acorda PERNAMBUCO, caras pintadas nas ruas

Fagner

O que nao pode acontecer e deixar um Estado sem oposicao.

Joao Paulo Curvelo

Se os pipeiros tivessem poder de escolher o novo ministro do TCU eles estavam recebendo dobrado...

milton tenorio

Gestor blindado dá nisso..Nunca sabe do que se passa...Só tem áulico a sua volta..

milton tenorio

Que vergonha! Que Secretário é esse que o Governador delegou ?? Será Isaltino Buracão?


Abreu no Zap

16/09


2011

Belém, o charme que a Globo explorou em Senhora do Destino

 














Localizada a 450 km do Recife e com uma população acima de20 mil habitantes, Belém do São Francisco é uma das cidades mais charmosas do Sertão pernambucano. Possui uma das paisagens mais apaixonantes do rio São Francisco e o maior conjunto de ilhas, algo em torno de 88. Por isso, seu por-do-sol é um convite ao romantismo para os casais apaixonados e uma provocação aos fotógrafos e a quem vive de imagens, tendo aparecido já em capa de revistas nacionais.

Belém do São Francisco tem, também, um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais belos do Nordeste. São casas do século passado que chamam a atenção dos turistas e visitantes pelo seu traçado e sua relação como barroco.  Por isso mesmo, a cidade foi escolhida pela Rede Globo para ser retratada na primeira fase da telenovela Senhora do Destino, exibida entre junho de 2004 e março de 2005, na faixa das20 horas, em horário nobre.

 














A fase inicial mostrava a vida de Maria do Carmo Ferreira da Silva (vivida pelas atrizes Carolina Dieckmann, na primeira fase, e Suzana Vieira, na segunda fase), uma retirante nordestina, mãe de cinco filhos, cujo marido havia fugido para acidade de São Paulo. Diversas partes do município foram mostradas, desde o Sertão, lembrando os desertos africanos, até o centro da cidade, passando pelo rio São Francisco.

O povoado de Belém do São Francisco surgiu a partir de uma fazenda pertencente a Antônio de Sá Araújo, que, em 1830, se estabeleceu às margens do Rio São Francisco, em terras do município de Cabrobó. Entre 1839 e1840, durante uma das chamadas Santas Missões, tendo à frente o padre Francisco Correia, foi lançada a pedra fundamental de uma capela consagrada à Nossa Senhora do Patrocínio. 
 















Em 1902 a povoação foi elevada à categoria de vila. O município de Belém do São Francisco foi criado em 11 de setembro de 1928,desmembrando-se do território de Cabrobó. Em 1919, a cidade foi destruída por uma grande enchente, quando apenas a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio,padroeira da cidade, ficou de pé.

O município precisou, então, mudar-se para uma parte mais acima das margens do rio. O tempo passou e este pequeno povoado se expandiu, e hoje transformou-se em uma grande cidade.No seus arredores existem vários pequenos distritos, um deles é o povoado de Ibó que fica localizado a mais ou menos 50km de Belém, às margens esquerda da BR116.

 














Belém avançou muito na área de Educação e hoje tem até uma faculdade de Direito, atraindo universitários até de outros Estados, como o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O município é administrado pelo socialista Gustavo Caribé, que diz vir contando com o apoio do governador Eduardo Campos para tirar do papel vários projetos, entre eles o saneamento total da cidade e a conclusão de obras, como a Academia das Cidades e o Patio da Feira, que ele garante terem sido retomadas.

Falei na Escola Tia Zita para um público formado basicamente por estudantes, professores e profissionais liberais, evento organizado pela sra. Núria Caribé, mãe do prefeito. Lá, encontrei também radialistas da Educadora de Belém, que retransmite o Frente a Frente, como Valdir Moreno, Gilmar Dantas , João Jodélio,  além de profissionais que atuam em outras áreas, como o polêmico advogado Tadeu Sá, que se destacou no seminário Todos por Pernambuco, em Petrolândia, quando denunciou a insegurança e a violência na região.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

romildo s. barros

nossa BELEM a cidade mais bonita do sertao

Raimundo Eleno dos Santos

Se considerarmos 500 votos,um município p/outro(184),o que é muito pouco devido ao pleno engajamento do blogueiro(como não candidato),tem-se a quantia de 92.000 votos.Será eleito com louvor,por qualquer partido.Notando-se que em alguns será majoritário,na região do Pajeu.Podes crer!-$EM GA$TAR NADA!

milton tenorio

É casa cheia..O Blog é sucesso..



16/09


2011

Relógio começa a contar os mil dias para a Copa

Rivânia Queiroz, repórter especial

O relógio com a contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA começa a funcionar ao meio-dia de hoje, na Capital pernambucana, e só vai parar no dia 12 de junho de 2014. O equipamento foi instalado na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital Português. Daqui a pouco, representantes das secretarias extraordinárias da Copa de 2014 da Prefeitura do Recife e do Governo estadual fazem a apresentação de um balanço das obras relacionadas ao torneio.

Durante o dia também haverá outras programações. Está prevista uma audiência pública em São Lourenço da Mata, no início da tarde. Deputados das Comissões de Esporte e Mobilidade Urbana vão ao município da Zona da Mata conhecer o projeto para a Copa e a Arena que está sendo construída. O encerramento da programação que marca os mil dias para a Copa será à noite, na Torre Malakoff, com exposição de imagens que retratam o mundial.

A Copa 2014 tem trazido a esperança de mudanças estruturais em várias cidades do País, ao mesmo tempo tem dado muita dor de cabeça aos governantes. O cronograma está cada vez mais apertado e as obras emperrando. A cada avaliação técnica, sobem os preços dos investimentos e o medo de estradas, aeroportos, portos, entre outros empreendimentos, não ficarem prontos até o mundial.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Começa a aflição para muitos. É bom que isso ocorra. Haverá cobrança diuturna. Os malacos que se cuidem. A imprensa vai ficar de olho e boca no mundo...


Banco de Alimentos

16/09


2011

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2011

Alô, Floresta!

Daqui a pouco, conto como foi minha passagem, ontem, pelas cidades de Belém do São Francisco e Cabrobó, onde dei andamento à maratona que iniciei por Itacuruba, terça-feira passada. Em Belém, fiz palestra no meio da tarde e em Cabrobó a noite. Hoje, será a vez de Floresta, onde falarei também para um público basicamente de estudantes numa escola de referência sobre inclusão digital.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

...Vote em mim!



16/09


2011

Coluna desta sexta-feira

        Chesf no olho do furacão

O Governo Dilma já se aproxima do seu primeiro ano e não há notícias de nomeação do segundo escalão, principalmente em estruturas importantes do Nordeste, como a Chesf, Sudene, Codevasf e Banco do Nordeste. Ao longo desta semana se noticiou a possibilidade do pernambucano João Bosco, indicado pelo governador Eduardo Campos, assumir o comando da Chesf no lugar de Dilton da Conti.

Nada foi concretizado e chega agora especulações de que a eleição para o Tribunal de Contas da União, na qual disputa com chances de ser eleita a deputada Ana Arraes, mãe do governador, poderia atrapalhar a indicação de Bosco. Tudo é possível em política, mas lá atrás o que de fato atrapalhou a definição na Chesf foi a fome de poder do PT.

A bancada petista do Nordeste na Câmara dos Deputados reivindicou o cargo. Para não se atritar com Eduardo, Dilma preferiu deixar a Chesf em banho maria e daí surgiu em seguida a possibilidade de Dilton da Conti permanecer no cargo, o que seria bem melhor.

A Chesf passou por uma mutação com Dilton à sua frente e vem obtento excelentes resultados financeiros, conforme seu último balancete. Sua gestão é profissional e extremamente elogiada em Brasília, não apenas pela direção da Eletrobras, mas sobretudo pelo ministro de Minas e Energia e pela própria Dilma. Time que está ganhando não se mexe, diz um ditado popular.

PAROU GERAL – As medidas do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, para retomar as obras da transposição do São Francisco ainda não sairam do papel. Passando pela BR-316, ontem, entre Floresta e Belém do São Francisco, encontrei um cenário de abandono do aquaduto. O prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas (PSB), também confirma que as obras no trecho em terras do seu município continuam paradas, havendo promessas para retomada em outubro.

Contraste na polícia - Enquanto um coronel da PM embolsa R$ 3.180 pela gratificação chamada de “risco de vida”, o soldado que atua na Operação Polígono Sertão recebe apenas R$ 400. A diferença é latente: enquanto o coronel trabalha em salas confortáveis com ar-refrigerado, o PM enfrenta a bandidagem nas estradas violentas do semi-árido. Este, sim, põe a vida em risco.

 

 

 

 

Paninho e espanador - Do presidente tucano Sérgio Guerra sobre a queda de mais um ministro de Dilma: “Com a queda do ministro Novaes, quase 19% do Ministério já mudou antes que a atual gestão completasse seu nono mês de vida. É recorde absoluto no campeonato mundial de má gestão e falcatruas em série com o dinheiro público.A faxina de Dilma é a faxina do paninho e do espanador: só serve para esconder a sujeira”.

Na pressão - O deputado Gonzaga Patriota levou mais de 40 parlamentares do Norte e Nordeste para uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Na pauta, agilizar a liberação dos recursos para os programas Brasil sem miséria Água para todos. A ministra também sinalizou com a liberação de R$ 2 bilhões para emendas parlamentares.

Olho na Copa - A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, presidida por Sílvio Costa Filho (PTB), tem visita agendada hoje em São Lourenço, para conhecer as obras da estrutura da Copa do Mundo, entre elas a Arenda da Copa. Do canteiro de obras, os parlamentares seguem para a Câmara de Vereadores, para uma audiência pública sobre a Copa.

 

 

 

 

 

CURTAS

DEU O START– Ao prestigiar, ontem, a filiação do deputado Daniel Coelho no PSDB, em ato no final da tarde na sede do PSDB, o presidente tucano Sérgio Guerra sinalizou que o ex-verde poderá ser mesmo o candidato do partido à Prefeitura do Recife.

PACOTE– O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), anuncia ainda este mês um pacote de obras para tirar do papel em um ano, a maioria com recursos próprios. Mas o Governo do Estado, segundo ele, também entrará em algumas parcerias.

ADEUS – Morreu no Recife, aos 82 anos, última quarta-feira, o desembargador aposentado Manoel Rafael Neto. Ele era portador do Mal de Parkinson. O corpo foi velado e sepultado no cemitério Morada da Paz, em Paulista. Rafael era natural da cidade de Iguaracy, no Sertão do Pajeú.

''Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos''. (Provérbios 3-34)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Julianne

Julianne Lopes - A Comissão de Esporte e Lazer da Alepe é presidida por Vinícius Labanca. Silvio Costa Filho preside a de Mobilidade Urbana.

milton tenorio

Luciana, sua leitura está perfeita..só discordo quando diz que é má fé ou desonestidade intelectual...Ele está no papel dele, de Oposição...É o que falta nesse País..O adesismo está em voga.

Diego Neto Silva

O Governador Reizinho DUDU não faz nada pela transposição, só pensa em eleger a Mãe Rainha para o Tribunal, o prefeito Eudes Caldas só pensa em elejer Dr. Auricélio e a população que se lasque, vamos acordar Pernambuco, vamos dar um basta a essa situação,caras pintadas nas ruas contra esses político

Diego Neto Silva

Mágno, quanto a transposição em Cabrobó parou foi tudo, as firmas estão de partida e desemprego está horrível, só lamentamos que com o desemprego, a violência vai assolar aquela região, e os políticos so pensando em se dar bem. Cadê FBC e Dilma? Só promessas.

LUCIANA ALVES

Má fé ou desonestidade intelectual reflete a manifestação do deputado Sérgio Guerra. Os bens informados do país sabem que ministro tá caindo por suas lambanças enquanto parlamentar.Sabe, também, o deputado que na Câmara os parlamentares não agem diferente do Novais. O resto é hipocrisia.



16/09


2011

Calote: Chávez fura acordo sobre a refinaria de Suape

A PDVSA (Petróleos de Venezuela) não entregou ontem as garantias ao BNDES para oficializar sua parceria com a Petrobras na refinaria Abreu e Lima, em Suape (PE), informa o jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira. A estatal venezuelana havia se comprometido a apresentar a documentação 15 dias antes do prazo final para que o banco se pronuncie no dia 30 de setembro. Esse cronograma faz parte de um acordo assinado entre as duas estatais. A negociação prevê que, para ser sócia na refinaria, a PDVSA assuma 40% do empréstimo de R$ 10 bilhões concedido à Petrobras em 2009. A venezuelana está com dificuldades para apresentar um pacote de garantias com a mesma qualidade do da Petrobras por ser uma empresa menor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2011

TCU: troca-se a vaga de ministro pela candidatura à PCR

Marisa Gibson acrescenta hoje, na coluna Diario Político, mais um capítulo da novela, ou drama, como queiram, da ocupação da cobiçada delícia que espera quem ganhar a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União:

''''Caso o deputado Aldo Rabelo (PCdoB) desista do Tribunal de Contas da União para favorecer a deputada Ana Arraes (PSB), mãe de Eduardo Campos (PSB), o que se especula é que, para compensar, o governador pode estimular uma candidatura do PCdoB a prefeito do Recife. E quem poderia ser o candidato? O deputado estadual Luciano Siqueira.''''


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto lima

Espera-se que quando acabar o troca-troca e o "toma lá, dá cá" para garantir o emprego no tcu, sobre alguma coisa para o povo de pernambuco.



16/09


2011

Dilma criticada: sarneysista no lugar de um técnico

Ao dar o Ministério do Turismo para outro nome indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) , o mesmo padrinho político do demitido Pedro Novais, a presidente Dilma Rousseff mostra estar refém de um processo atrasado de presidencialismo de coalizão, segundo analistas políticos e líderes da oposição. Para eles, paralelamente ao processo de demissão, Dilma deveria romper com os apadrinhamentos que fogem a critérios de profissionalismo para dar um caráter mais técnico do que político aos ministérios.

Mudar para não mudar 

A presidente, na avaliação dos analistas, precisaria ter dito publicamente que os postos seriam ocupados por gestores compromissados com a probidade na administração dos recursos públicos e credibilidade - como fez no Dnit, por exemplo. Mas, ao aceitar a indicação de um ministro feita por Sarney, a presidente teria adotado a linha ''''mudar para não mudar''''. (O Globo)



Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha