PGR denuncia Zambelli e Delgatti em investigação de invasão do site do CNJ

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou a deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto no âmbito da investigação da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Zambelli foi denunciada como mandante do crime.

A denúncia é pela prática de 10 crimes:

·      7 crimes do artigo 154-A e par. 2 do CP (invasão de dispositivo informático);

·      3 crimes do artigo 299 do CP (falsidade ideológica), por terem inserido documentos ideologicamente falsos no sistema informático.

Procurada, a assessoria de imprensa da deputada e a defesa de Delgatti ainda não se manifestaram sobre a denúncia.

A invasão do site do CNJ, segundo investigação da Polícia Federal, aconteceu em novembro de 2022. Em 4 de janeiro de 2023, Delgatti inseriu documentos falsos no sistema do órgão, como um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinado pelo próprio magistrado.

O hacker disse à PF que Zambelli redigiu o falso mandado, o que ela nega. Delgatti também colocou no sistema uma falsa quebra de sigilo das contas bancárias do ministro.

Delgatti está preso desde agosto por causa da investigação do hackeamento do CNJ. Em depoimento à PF, ele confessou o crime e relatou a participação da deputada federal.

Toca Jabô

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Pacientes que integram o programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Parnamirim e usam a Casa de Apoio da Prefeitura, localizada em Santo Amaro, no Recife, correm o risco de perder esse suporte por conta de ação de despejo movida pela proprietária do espaço, por falta de pagamento.

Desde dezembro de 2017, o então prefeito de Parnamirim na época, Tácio Pontes, que consta como fiador do contrato, não honra com o pagamento da mensalidade do imóvel, que serve como Casa de Apoio da Prefeitura de Parnamirim no Recife. A prática se estende à atual gestão do prefeito Nininho Carvalho, o que gerou um processo judicial por parte da proprietária de ordem de despejo, para que possa reaver a posse do seu único bem imóvel.

“Em várias oportunidades nos autos deste processo, informamos que não houve pagamentos desde 12/2017, por isso, foi requerido também de forma extrajudicial, a entrega do Imóvel, já que, além de não ter havido a renovação contratual, a autora encontra-se à 64 (sessenta e quatro) meses sem receber os aluguéis de seu único bem imóvel”, relata trecho da ação de despejo movida pela proprietária do imóvel.

No total, de acordo com a ação, que além do ex-prefeito Tácio Pontes tem como réu o município de Parnamirim, a autora também informa que além dos aluguéis atrasados, há também inadimplência junto à Compesa. No total, entre aluguel e Compesa, os débitos ultrapassam o valor de R$ 500 mil.

Paulista - No ZAP

Jornal O Poder

Pioneiro e líder. Maioridade conquistada com esforço, talento, muito suor e algumas lágrimas. Uma verdadeira corrida de obstáculos sempre no rumo da informação sagrada e ao exercício da liberdade de opinião. Ninguém na imprensa brasileira foi tão perseguido. Espíritos menores, voos de galinhas invejosas das águias, tentaram de todas as formas calar sua voz. Resistiu. Com a resignação sertaneja dos beatos e a bravura dos cangaceiros, não sendo uma coisa nem outra. Faltam 30 dias.

A festa é de adesão. Apoio a um feito do novo jornalismo e reconhecimento de que, mesmo polêmico e discordante, Magno é necessário. Nem bem nem mal. Apenas necessário, mesmo para quem ele discorda e para quem discorda dele.

No clima dos preparativos para a festa dos 18 anos do blog. Hoje, terça-feira, 23/04, o start da contagem regressiva: estarão faltando exatamente 30 dias. Tudo está sendo organizado para um momento especial, algo que ficará marcado como um dos maiores eventos institucionais do ano na área da comunicação.

Para alegrar o ambiente, a grande atração será a Super Oara, do meu amigo Beto, hoje comandada pelo seu filho Elaque, artista de mão cheia. No palco, subirão muitos artistas de renome para dar uma canjinha e homenagear o blog, entre eles Alcymar Monteiro, o rei do forró autêntico.

Com respeito por um ‘concorrente’ que todo dia reconquista respeito e admiração, vai lembrar e motivar a presença na festa do mundo político, econômico e social.

Jaboatão - Toca Jabô

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A menos de dois meses para a chegada do inverno, a situação do Canal Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, acende uma luz de alerta para o perigo que a falta de limpeza pode ocasionar para quem mora às margens do local.

Com a presença de vários entulhos e lixos, o canal está em uma situação crítica, repleto de sujeira, tornando-se um verdadeiro esgoto à céu aberto. A esperança dos moradores é que a limpeza do canal seja contemplada nas ações da Prefeitura do Recife programadas para a operação de Inverno, que neste ano conta com mais de R$ 300 milhões de investimentos em ações de prevenções, infraestrutura e prontidão para o período chuvoso.

Segundo plano divulgado pela própria PCR, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) deu início já em janeiro às primeiras ações de limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, porém, até o momento, nada foi feito no de Santa Terezinha.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Uma comitiva da Prefeitura do Recife visitou a sede do Comando Militar do Nordeste, ontem, para conhecer o projeto da nova Escola de Sargentos do Exército, que será instalada em Pernambuco (Abreu e Lima) e que deve gerar emprego e renda em toda a Região Metropolitana. O prefeito João Campos, o secretário de Planejamento e Gestão, Felipe Matos, e o Coronel Roger Mergulhão, chefe da assistência militar da Prefeitura do Recife, se reuniram com o comandante geral, o general de exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que apresentou o projeto da nova Escola de Sargentos.

“O Recife tem uma tradição ao longo do tempo de formar pessoas, esse é o nosso diferencial. A primeira faculdade de Direito do Brasil foi aqui, a de Engenharia e Ciências Médicas também foram umas das primeiras. Então, o que a Escola de Sargentos se propõe a fazer tem tudo a ver com a história da cidade. Tudo o que pudermos viabilizar para ajudar, seja do ponto de vista institucional, político ou de visibilidade, vamos nos empenhar para fazer. Esse é um projeto muito importante para o estado e vai trazer um impacto econômico muito importante para a nossa cidade e região”, afirmou João Campos durante o encontro.

A Escola de Sargentos do Exército (ESE), é uma das maiores escolas de formação do mundo, e será instalada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti. A nova unidade militar contará com o campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística. A estimativa é de que a instituição atenda cerca de 2,2 mil alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística. É esperado que a obra vá gerar 11.842 empregos diretos.

“O Recife acolhe muito bem os seus militares e as suas famílias e o dia de hoje mostra como temos um grande apreço pela cidade e respeito pela Prefeitura e tudo que ela tem trazido para o bem do cumprimento dos nossos deveres militares. O exército é uma instituição que pertence à nação brasileira e o objetivo da nova Escola de Sargentos do Exército é melhorar significativamente o aprendizado dos sargentos e transbordar o maior número de benefícios na sociedade pernambucana. Como um centro de referência educacional e da preservação do meio ambiente, queremos trazer novas soluções e trabalhar permanentemente em proveito dos anseios da nação brasileira”, afirmou o general de exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro.

Ipojuca - Minha rua top

A corridinha de 8 km, hoje, foi nas entrequadras 200 da Asa Norte, em Brasília, que terá uma semana quente no Congresso. Não será mais fervente porque o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), baixou o tom e já não canta mais de galo na guerra aberta com o presidente Lula depois de afirmar que o ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha, é incompetente e planta notícias falsas.

Caruaru - Geracao de emprego

Governo Lula ladeira abaixo

Só o presidente Lula não assimilou ainda, nem tampouco abriu os olhos, quanto à baixa aceitação do seu Governo. Não é de agora que os mais variados institutos de opinião trazem levantamentos apontando que a gestão é pífia, para não chamar de medíocre, termo mais adequado.

Mais uma prova disso foi dada no fim de semana pelo Ipec, o ex-Ibope. Segundo se constatou, a baixa popularidade é puxada, principalmente, pelas áreas da segurança pública e da saúde, que têm avaliação ruim ou péssima para 42% de entrevistados, além da inflação e o combate ao desemprego. Os dados mostram que, dentre oito áreas da gestão petista, apenas a educação obtém mais avaliações positivas do que negativas.

Os novos resultados aferidos pelo Ipec se somam a uma maré ruim para o governo Lula em termos de aprovação popular. A pesquisa de março feita pelo instituto mostrou que, pela primeira vez desde a posse do petista, a parcela dos brasileiros que aprovam a atual gestão (33%) equivale estatisticamente à dos que o reprovam (32%). A segurança pública sofreu uma crise de imagem decorrente da fuga de dois presos (só recapturados após 51 dias) da Penitenciária Federal de Mossoró.

A avaliação de 42% entre ruim ou péssima se repete para a atuação do governo na saúde, área comandada pela ministra Nísia Trindade — que enfrenta uma epidemia de dengue e é hoje o principal alvo do Centrão na Esplanada. O melhor resultado foi a educação, que tem resultados considerados “bons” ou “ótimos” por 38% da população, contra 31% que os avaliam como “ruins” ou “péssimos”.

São 28% os que classificam os esforços do Executivo federal nesse aspecto como “regulares”. A área comandada pelo ministro Camilo Santana tem a seu favor o programa Pé-de-Meia, que dá incentivo financeiro a alunos matriculados no ensino médio e já se posta como uma das principais marcas do terceiro mandato de Lula na Presidência.

O programa beneficia a população de baixa renda, justamente o grupo que melhor avalia a gestão da educação: entre quem vive com até um salário-mínimo por mês, 50% aprovam os rumos do país na área, enquanto 25% reprovam.

Já a abordagem do governo frente ao aumento dos preços é “ruim” ou “péssima” para 46% dos entrevistados, o dobro do percentual dos que a consideram “boa” ou “ótima” (23%). Outros 28% disseram avaliar o desempenho do Executivo federal como “regular”.

O vilão da inflação – A despeito de a inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses (de 3,93% até março) estar abaixo do teto da meta, a percepção de que serviços e produtos estão mais caros permeia todos os estratos da população. Dentre os mais ricos, que ganham acima de cinco salários-mínimos por mês, 59% acham que o governo vai mal no controle da inflação. A taxa é menor entre os mais pobres (37%), mas mesmo nesse grupo a insatisfação também supera o percentual dos que veem um “bom” ou “ótimo” desempenho do governo.

Campanhas atrapalhadas – Márcia Cavallari, CEO do Ipec, avalia que mesmo que os indicadores expressem que há melhora em relação ao fim do governo anterior de Jair Bolsonaro, os resultados até aqui não foram suficientes para atender às expectativas criadas nas eleições. Visando interromper a série de quedas na popularidade, o presidente realizou no mês passado sua primeira reunião ministerial no ano para cobrar mais entregas e uma melhora na comunicação do governo. O Planalto lançou este mês uma campanha publicitária com o slogan “É bom pra todo mundo”. As peças dessa ofensiva de marketing furaram a fila da campanha com o mote “Fé no Brasil”, que estava sendo engendrada com foco no público evangélico.

Pessimismo na economia – O otimismo dos brasileiros em relação à economia do País, segundo o Ipec, já foi maior. Hoje, 40% das pessoas acham que a situação econômica estará melhor daqui a seis meses, enquanto 31% são pessimistas quanto a isso. Quando o mesmo questionamento foi feito em setembro do ano passado, 51% diziam acreditar na melhora, contra 27% que projetavam piora. “As expectativas em relação à situação econômica do país são positivas, mas bem menores do que já foram. É necessário que essa expectativa se consolide para que possa haver uma reversão da tendência observada até aqui. A população precisa de resultados concretos perceptíveis no seu dia a dia”, diz Márcia, do Ipec.

Carestia de volta – Os preços dos alimentos são, ao lado das contas de consumo, os que mais assustam a população. Para 79% dos entrevistados, o custo da comida aumentou nos últimos meses, enquanto 76% dizem que o valor da fatura da água, da luz ou do gás subiu. Também há percepção majoritária de que houve alta nos preços de combustíveis e aluguéis recentemente.

País está pior – Essa percepção negativa em relação à trajetória dos preços surte efeitos práticos na hora de fazer a economia girar. Segundo o Ipec, 89% dos brasileiros dizem que agora pesquisam mais os preços antes de fazer compras, e 61% afirmam que adiaram planos mais caros nos últimos meses. Dois terços (69%) também declaram ter trocado produtos que costumavam comprar por outros mais baratos. A pesquisa mostra que a maioria dos eleitores que declaram ter votado nulo ou em branco no segundo turno da última eleição presidencial considera que a situação econômica do país está igual ou pior que há seis meses.

CURTAS

PAROU GERAL – No grupo dos insatisfeitos, 41% avaliam que a economia andou de lado nos últimos seis meses, enquanto 37% acham que houve piora. Considerando a margem de erro, os dois grupos são estatisticamente equivalentes. Outros 19% acreditam que a economia melhorou no período.

DIVERGÊNCIAS – Já lulistas e bolsonaristas divergem também nesse ponto. Para 66% dos que apoiaram Bolsonaro, a economia está pior, e 9% apontam melhora. Entre lulistas, as taxas praticamente se invertem: 10% admitem deterioração do quadro econômico, enquanto 60% dizem que a economia está melhor.

INCONSTITUCIONAL – A sinalização de Arthur Lira ao Supremo, de que não pretende instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria supostos abusos do tribunal, não foi uma decisão meramente política. Antes de decidir enterrar a CPI, Lira foi informado por ministros sobre a natureza inconstitucional de uma CPI nesses moldes.

Perguntar não ofende: Governo Lula está igual a cantiga da perua, de mal a pior?

Camaragibe Agora é Led
Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco, hoje, o líder do governo Raquel Lyra, deputado Izaías Régis (PSDB), usou a tribuna da Casa para desabafar sobre a falta de prioridade do Estado com a região que ele representa. As informações são do Blog Cenário.

O parlamentar fez questão de citar as inúmeras promessas e compromissos feitos durante a campanha da tucana, que até então, não foram priorizados não só em Garanhuns, mas também em toda a região do Agreste Meridional, como a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, melhorias na estrutura do Hospital Dom Moura, requalificação de estradas e a construção de um Instituto Médico Legal (IML). O líder do Governo praticamente implorou que a gestora honre os pactos para que ele e os demais colegas da região, que também vêm ouvindo cobranças, possam andar de cabeça erguida pelas ruas.

“Eu espero que a governadora Raquel Lyra faça isso com urgência. A gente está aqui para pedir que essa urgência seja rápida, que a gente não tem mais condição de uma espera mais longa do que nós já temos. A população reclama muito, eu não vou tirar a razão da população do Agreste Meridional. Nós precisamos dar uma satisfação à população, nós precisamos mostrar à população que nós viemos para resolver e eu tenho absoluta confiança na governadora Raquel Lyra, ela é de solução, ela vai resolver os problemas da nossa região, agora precisa de mais urgência, precisa de mais ação, precisa chegar mais perto, o mais rápido possível, para que nós possamos chegar lá de cabeça erguida”, discursou Izaías.

As críticas proferidas pelo próprio líder do Governo acabaram dando munição também à oposição, através do presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, que nem iria fazer discurso, mas resolveu prestar solidariedade e endossar o coro em relação à falta de ação da gestão Raquel Lyra na região.

“Deputado Izaías, eu queria dizer que vossa excelência está correta. O abandono do governo em Garanhuns transcende o bom senso da política. Na verdade, existe uma birra política. Por conta do partido político do atual prefeito, essa birra se configura. Já se configurou no Festival de Inverno do ano passado, novamente irá se repetir esse ano, e na saúde, não preciso nem relatar a questão da saúde, porque vossa excelência já fez esse papel aqui para nós. Eu trago aqui, deputado, nossa solidariedade. Vossa excelência pode sim andar de cabeça erguida pelo trabalho que já prestou. Agora, o que está faltando é o reconhecimento do seu governo, o que está faltando é o respeito e a consideração do seu governo para a ação política de vossa excelência, que já tem tantos anos servindo a Pernambuco”, declarou Sileno.

Vitória Reconstrução da Praça

Na chegada em Brasília, há pouco, um grupo de vereadores de Cupira, no Agreste pernambucano, que veio participar da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, fez questão de tirar uma foto comigo e deixar registrada uma reclamação sobre o tratamento da governadora Raquel Lyra (PSDB) aos municípios de menor porte.

Os parlamentares também comentaram sobre o desempenho dela no Governo e a falta de comunicação entre o Palácio e as cidades do interior.

Composta pelos vereadores David Amorim, Naldo de Bigode, Bonequinho, Ricacio e Vinicius Lessa, a comitiva fica no Distrito Federal até a próxima sexta-feira. O grupo participa, a partir de amanhã, da marcha organizada pela Plenária Assessoria, em parceria com a UVB, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Com a educação como uma das suas principais bandeiras de mandato, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) anunciou, hoje, a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil para o Projeto Rumo à Universidade (PRU). O parlamentar recebeu, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, dois dos professores coordenadores do projeto social, Jéssica Mendes e Carlos Henrique, que aproveitaram o encontro para agradecer a iniciativa.

“Estamos muito felizes e queremos agradecer ao deputado Jarbas Filho. É uma grande satisfação, pois são muitos anos de atuação e hoje estamos apresentando este projeto de forma sólida, recebendo um recurso público que vai atender aos estudantes de escola pública que buscam uma vaga na universidade. Queremos melhorar a qualidade dos equipamentos que ministramos as aulas e também adquirir novos instrumentos, pensando em ampliar a oferta que temos para os estudantes. Queremos que os jovens tenham acesso às aulas com materiais de qualidade”, disse a professora.

O PRU, que neste ano reúne cerca de 350 estudantes de escolas estaduais e que estão em fase de preparação para o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco, conta com professores voluntários que ministram aulas durante os sábados no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE. Os alunos são em sua maioria do ensino médio e vêm de toda a Região Metropolitana do Recife.

O deputado Jarbas Filho reafirmou seu compromisso com a educação e ressaltou a sua felicidade em poder ajudar um projeto que busca levar ainda mais estudantes ao ensino superior federal. “Tenho trabalhado na Assembleia para que os estudantes possam conseguir um futuro promissor através da educação. Conheci o Rumo à Universidade e suas dificuldades e achei justo levar um suporte financeiro a este projeto tão importante, que tem como principal objetivo levar a oportunidade de preparação para o jovem da escola estadual que deseja entrar na universidade. Sempre digo que o futuro dos nossos jovens passa pela educação e temos que trabalhar para que eles tenham cada vez mais oportunidades de ingressar no ensino superior”, afirmou.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), durante sessão do Tribunal Pleno realizada hoje, aprovou, de forma inédita, a proposta de Resolução que institui ação afirmativa de gênero para a eleição de integrantes da classe juiz/juíza de Direito, titulares e substitutos(as), que recebem indicação para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

A iniciativa é do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, que considerou a aprovação como um “momento histórico” para o Judiciário estadual. Constitucionalmente, os TJs são os responsáveis por indicar quatro dos sete integrantes das Cortes Eleitorais: dois desembargadores/desembargadoras e dois juízes/juízas de direito. É sobre esta última classe que começara a vigorar o rodízio entre homens e mulheres.

A Resolução tem o objetivo de incentivar uma maior participação feminina nas instituições de Justiça, além de dar igualdade de oportunidades a lideranças femininas em todos os níveis de tomada de decisões no âmbito do Poder Judiciário estadual. Com isso, o TJPE busca, também, atingir um dos critérios de pontuação para a conquista do Prêmio CNJ de Qualidade, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, que é o estabelecimento de um percentual paritário de magistrados e magistradas indicados para compor as cortes eleitorais.

Eleição – Na mesma sessão, o desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos foi eleito desembargador eleitoral – classe desembargador – em razão do término do primeiro biênio do desembargador Adalberto de Oliveira Melo. Fernando Cerqueira foi Corregedor Geral de Justiça, gestão 2018/2020, e presidiu o do Tribunal de Justiça de Pernambuco no período de 2020 a 2022.

Acessibilidade – A transmissão desta sessão administrativa do Tribunal Pleno contou, pela primeira vez, com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atualmente, o TJPE disponibiliza a ferramenta graças a uma parceria com o TRE-PE e está realizando estudos técnicos preliminares, além da construção de um Termo de Referência para ampliar o serviço e disponibilizá-lo para todas as sessões até o final da gestão. O trabalho é realizado em conjunto pela Diretoria Geral, Comitê de Governança Institucional, Assessoria de Comunicação Social e secretarias dos órgãos Colegiados.

Blog do Camarotti

No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou de ministros mais participação na articulação política, integrantes do primeiro escalão e líderes aliados reclamaram em tom de desabafo da ausência de Lula na articulação política neste mandato.

Mais cedo, em discurso no Palácio do Planalto, o presidente disse: “O Alckmin (Desenvolvimento) tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O [Fernando] Haddad (Fazenda) tem que, em vez de ler um livro, perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara. O Wellington [Dias] (Desenvolvimento Social), o Rui Costa (Casa Civil), passar maior parte do tempo conversando com bancada A, com bancada B”, disse Lula.

Diferentes dos dois primeiros governos – entre 2003 e 2010 – em que Lula tinha uma ação permanente conversando com deputados, senadores e ministros, a percepção agora é que ele perdeu parte do entusiasmo que tinha há duas décadas.

Até aqui, foram poucas conversas com líderes e, mesmo com os presidentes da Câmara e do Senado, foram conversas esparsas. “É direito do Lula cobrar mais empenho dos seus ministros, e temos que entender esse recado. Mas a ausência dele é muito sentida e cobrada pelos aliados”, reconheceu ao blog um ministro da confiança de Lula.

Encolhimento do centro pode explicar dificuldades do governo Lula com a opinião pública A avaliação é que uma coisa é um ministro se empenhar para aprovar uma matéria ou uma pauta. Há um reconhecimento que no ano passado o ministro Fernanda Haddad (Fazenda) teve muito sucesso ao fazer pessoalmente a articulação para aprovar não só o arcabouço fiscal e a reformar tributária, mas também outras medidas para aumentar a arrecadação. Outra coisa totalmente diferente, alegam aliados, é Lila telefonar e receber deputados e senadores para conversas.

Antigamente, o presidente da República tinha agenda parlamentar praticamente todos os dias, além de sempre colocar políticos com acesso à cabine presidencial no avião em suas viagens pelo país e pelo mundo. Em seus mandatos anteriores, Lula também fazia questão de organizar churrascos na residência oficial da Granja do Torto, reunindo aliados e ministros. “Isso fazia toda a diferença”, reconheceu um antigo ministro do segundo governo Lula. Hoje em dia, Lula tem restringido muito os almoços, os jantares e quase não liga para parlamentares da base.

O Cabo do Santo Agostinho será o primeiro município da Região Metropolitana do Recife a receber ações do Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O SIM, que integra o Juntos Pela Segurança do Governo de Pernambuco, é a união de esforços de instituições federais, estaduais e municipais para o enfrentamento da violência e criminalidade.

Várias ações serão realizadas na próxima quinta (25) e sexta-feira (26), no Cabo, com o objetivo de ampliar a cooperação entre as instituições e o trabalho das forças policiais, no âmbito preventivo e operacional. “Essa cooperação é de extrema importância no combate e prevenção à criminalidade”, destacou o secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, Pablo Carvalho.

O Cabo de Santo Agostinho integra um grupo de trabalho, criado pelo Governo do Estado, com o intuito de estabelecer novas frentes de atuação, com a participação mais efetiva dos municípios nas questões de segurança pública. Dentro desse contexto, além das ações relacionadas a operacionalização dos órgãos de segurança que acontecerão na cidade, haverá atividades educativa   e de prevenção à criminalidade no contexto escolar.

Cerca de 30 representantes das polícias civil, militar, guarda municipal, ministério público, defensoria pública, Secretaria da Mulher, entre outros, participarão de ações educativas em escolas do Cabo. O público-alvo são estudantes do 8º e 9º anos.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho, dados do Governo do Estado apontam que 86% dos casos de crimes violentos por mortes que ocorrem no município estão relacionados ao narcotráfico. “Neste panorama, a maioria das vítimas são de jovens entre 13 e 29 anos, recrutados pelo tráfico”, diz Pablo.

A ideia da prevenção primária com os adolescentes é de dar um passo à frente na mudança da atual realidade. “É a partir políticas públicas que favoreçam e criem oportunidades para os jovens, do trabalho de conscientização, prevenção e de uma abordagem interativa que nos permita reverter o momento atual”, afirma o secretário.

As palestras acontecerão nas escolas Marivaldo Burégio de Lima, centro, e na Prefeito Eronides Francisco Soares, em Pontezinha, pela manhã e à tarde. Entre os assuntos a serem abordados estão o bullying, violência contra a mulher, inclusão social, direitos e deveres voltados à criança, saúde emocional, gravidez na adolescência e temáticas relevantes sobre prevenção à criminalidade.

As ações do SIM no Cabo de Santo Agostinho envolverão cerca de 200 integrantes das Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Fazenda Estadual, Secretaria Municipal de Defesa Social, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria da Mulher.

O Governo de Pernambuco começou a vacinar contra a febre aftosa todo o rebanho de bovinos e bubalinos do Estado, desde a última semana. A campanha 2024, com o tema “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez”, foi antecipada de maio para abril, com autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e tem o objetivo de assegurar ao Estado o status de Livre de Aftosa Sem Vacinação. A imunização segue até 30 de abril. A declaração da vacinação deve ser feita nas unidades regionais ou no site www.adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio.

Por Rudolfo Lago*

O depoimento dado por Marco Maciel à TV Senado, que está disponível nas suas plataformas, é absolutamente fundamental para todos aqueles que se interessam por política e história do Brasil. Marco Maciel deu esse depoimento a historiadores do próprio quadro do Senado há mais de 15 anos, com o compromisso de que só poderia ser publicado depois que ele morresse.

Extremamente cordato, Maciel nunca foi, porém, uma boa fonte para os jornalistas. E esse é a primeira coisa que surpreende no depoimento. Ali, ele tece detalhes importantíssimos das articulações das quais foi protagonista, no fundamental processo de redemocratização do país. E especialmente deixa uma lição para estes estúpidos tempos de polarização.

O depoimento mostra a importância que, em tempos extremos, têm aqueles com a capacidade de cruzar tais linhas do extremismo. Maciel conta que, em vários momentos, encontrava-se com Tancredo Neves, sempre sós, sem testemunhas e às escondidas.

“Se alguém porventura perguntasse se tínhamos nos encontrado, o compromisso de ambos era negar”, conta Maciel. Os encontros costumavam acontecer no apartamento de senador que Maciel ocupava à época na quadra 309 Sul de Brasília. Ali, a ditadura começou a ruir.

O ponto crucial do depoimento dado por Marco Maciel à TV Senado foi o processo de sucessão de Ernesto Geisel. O processo de abertura sofreu imensa resistência dos grupos militares mais radicais. O ponto mais grave foi a tentativa de golpe dentro do golpe dada pelo general Silvio Frota, que acabou demitido. Na entrevista, Maciel deixa claro que o sucessor de Geisel, João Baptista Figueiredo, não era o nome de sua preferência. Figueiredo tinha sido chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI). Estava, portanto, mais ligado a linha dura e não à redemocratização. Teria sido um aceno aos grupos radicais para evitar um retrocesso.

Foi a partir dessa escolha que a demolição do regime militar, porém, começou. Figueiredo chega ao final do seu governo impopular. E tenta impor Paulo Maluf como seu sucessor. As diversas resistências ao nome de Maluf pavimentaram o caminho da eleição de Tancredo.

Maciel conta que havia resistências a Maluf mesmo no meio militar. É aí que começam as conversas às escondidas com Tancredo. E, depois, as conversas públicas para a formação da chamada Aliança Liberal, da dissidência do PDS, que virou PFL, com o PMDB.

Tancredo Neves venceu Maluf de lavada no Colégio Eleitoral. Foram 480 votos para ele contra apenas 180 dados a Maluf. Uma vantagem de 72,7%. A tragédia brasileira fez, porém, com que Tancredo tivesse de ser internado às pressas às vésperas da sua posse.

De novo, gestos de habilidade e grandeza mantiveram a redemocratização de pé. Dentro do Hospital de Base, onde Tancredo estava internado, costurou-se a posse de Sarney e se evitou que o então ministro do Exército, Walter Pires, se movimentasse para evitar a posse.

*Jornalista e diretor da Sucursal de Brasília do jornal Correio da Manhã

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Chegou ao conhecimento do Blog uma carta, datada de hoje, escrita por detentos do Presídio de Itaquitinga 2, o PIT2, sobre a situação degradante em estão vivendo na unidade prisional. De acordo com o relato, diante do abandono do Estado e das situações abusivas e degradantes que eles têm passado, os detentos darão início a uma greve de fome para reivindicar seus direitos de ter o básico para sobreviver enquanto cumprem suas penas.

“Os banheiros da unidade prisional não têm ventilação, iluminação e vivem alagados, além de não ter o mínimo de higiene”, afirma trecho da carta. Na denúncia, também afirmam que no presídio não há nenhum tipo de suporte médico e que detentos que passaram por alguma intervenção cirúrgica estão sem acesso até a medicamentos, o que tem provocado infecções graves nessas pessoas.

Além disso, denunciam que no espaço não há atendimento odontológico nem tão pouco qualquer atividade de ressocialização, como uma escola, aplicação de cursos ou qualquer atividade nesse sentido. “A governadora está nos usando para fazer uma maquiagem do Governo, pois a cadeia está sendo terminada conosco dentro. Como podem falar em ressocialização desse jeito?”, questiona outra parte da publicação.

Ainda de acordo com o relato, para os novos presos que chegam na unidade, a informação é que não há sequer colchões, lençóis, copos e muito menos qualquer distribuição de kit de higiene para apenados. “Há casos em que os que chegam passam mais de dez dias sem escovar os dentes, comendo com as mãos e com as mesmas roupas de quando entraram e sem qualquer material de higiene pessoal”, discorre a carta.

No relato, informam que até a comida servida tem sido insuficiente para saciar a fome dos apenados, que ainda se veem diante de práticas abusivas por parte da força de intervenção federal, a Força Nacional Penal. Esses policiais atuam na unidade há mais de um ano, ocupando o lugar que deveria ser destinado aos 864 policiais penais aprovados no último certame em Pernambuco, mas que seguem ser nomeados pelo Governo do Estado até o momento.

“Esses agentes da Força Nacional estão entrando nas celas para nos oprimir, para retirar e jogar no lixo o que os nossos familiares nos trazem. Esses mesmos agentes da Força Nacional estão dando ordens para os internos tirarem a vida de outros internos. Estão constantemente fazendo mudanças nas celas, juntando inimigo com inimigo e dizendo que quem manda lá são eles e que para eles não existem Direitos Humanos”, detalha outro trecho da carta.

Na carta, ainda revelam que esses mesmos policiais estão impedindo a realização de visitas íntimas dos presos, que deveria ocorrer a cada 15 dias, mas que são realizadas, após muito constrangimento, em ambiente insalubre, uma vez por mês.

A denúncia também se aplica a revista vexatória na qual os familiares dos presos têm sido submetidos. Para expor a situação e cobrar condições dignas aos internos do PIT2 e aos seus familiares, haverá um ato de protesto realizado pelas mães, irmãs e esposas dos detentos, às 8h, amanhã, em frente do Palácio do Campo das Princesas.