O Jornal do Poder

12/09


2011

Condenados podem conferir tamanho da pena pela internet

Lia Rodrigues, correspondente em Brasília

O tempo exato da pena de um condenado pela Justiça poderá ser conferido pelos familiares na internet. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, há pouco, uma calculadora virtual que será útil também para os próprios órgãos da justiça darem a pena correta. Atualmente, alguns fóruns ainda calculam a pena manualmente. O programa está disponível no site do CNJ.

A ferramenta é resultado da experiência em mutirões carcerários do CNJ que revelou duas realidades distorcidas: presos com pena menor do que deveriam cumprir e pessoas que já pagaram sua dívida com a sociedade, mas que continuam presas. Para ter o resultado na internet, é preciso preencher um formulário com informações específicas, como o tipo da condenação e a data.

 O site traz explicações para o preenchimento, mas é aconselhável ter uma noção mínima em direito. Isso permite saber quando o regime fechado pode passar para o semiaberto e se o preso pode tentar também a liberdade condicional. A população carcerária brasileira atual é de 500 mil pessoas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

12/09


2011

TCE apura irregularidades em hospital de Araçoiaba

 A procuradora geral do MPCO, Eliana Maria Lapenda de Moares Guerra, esteve hoje, no Município de Araçoiaba juntamente com o inspetor de obras públicas Francisco Gominho Rosa e a auditora das contas públicas para área de saúde Adriana Maria Leite. A visita teve por finalidade apurar suspeita de irregularidades na gestão da saúde municipal.

Acompanhada da promotora do Município, Maria Lizandra Lira de Carvalho, os servidores do TCE reuniram-se com a secretária de saúde, Ana Maria Bezerra de Araujo, a fim de tratar das seguintes irregularidades:   inexistência de Plano Anual de Saúde 2011, escala incompleta de profissionais de saúde no único hospital do município, não cumprimento da carga horária dos profissionais da atenção básica, entre outras. Além disso, a equipe do TCE fez uma visita in loco para verificar as reais condições do Hospital Municipal bem como de algumas das Unidades de Saúde Básica.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

José Carlos da Silva

Caro Amigo Anibal Emerenciano, com as devidas vênias discordo de V. Sa. quando enfatiza que Arsçoiaba é o municìpio mais corrupto do estado de Pernambuco. Acho que você nunca ouviu falar de Ipojuca, aqui é broncca, se gritar PEGA LADRÃO não fica um só Político na cidade. Com a palavra o TJPE.

Anibal Emerenciano

Araçoiaba,é sem dúvida hoje o maior projeto de corrupção no estado de Pernambuco.Nada funciona,e a propósito,hospital ? Não existe hospital,apenas o prédio,ainda não foi roubado.

Reinaldo Silva de Souza

Sra. Procuradora, veja as quantidades de alimentos, remédios e materiais utilizados nas Unidades de Saúde! Tem uma quadrilha montada... Precisa ser desmontada e apresentada ao Povo de Pernambuco e do Brasil.

romero rodrigues

hospital?será que li certo?


Banco de Alimentos

12/09


2011

Deputados estaduais debatem Emenda 29

Rivânia Queiroz, repórter especial

Deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) debateram, nesta manhã, a Emenda Constitucional número 29, que fixa percentuais mínimos a serem aplicados no setor da saúde pela União, Distrito Federal, estados e municípios. A matéria está em tramitação na Câmara Federal, e deve ser votada no próximo dia 28 de setembro.

Um dos pontos mais polêmicos da proposta dispõe sobre a criação da Contribuição Social da Saúde, um imposto nos moldes da extinta CPMF. De acordo com o deputado federal Paulo Rubem (PDT), autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa fortalecer o orçamento da Seguridade Social, o cidadão brasileiro não precisa arcar com novas taxas, já que existem, segundo o deputado, recursos para a saúde garantidos pela receita da Seguridade Social.

Paulo Rubem ainda argumenta, na sua PEC, que o mecanismo representa um conjunto de ações do poder público e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à Saúde, à Previdência e à Assistência Social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/09


2011

Cadoca nega legenda a Collins, que pode sair do PSC

O deputado Pastor Cleiton Collins, da bancada do PSC na Assembleia Legislativa de Pernambuco, está, neste momento, num encontro decisivo sobre sua permanência no partido com o presidente do diretório estadual, Carlos Eduardo Cadoca. O deputado se nega a dar a legenda para Collins disputar a Prefeitura de Jaboatão. O encontro, tenso, está sendo realizado na sede do PSC, no Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

MARCOS BATISTA DE OLIVEIRA (PALITO)

DE: MARCOS PALITO.COLLINS ESTÁ PAGAMENTO COM A MESMA MOEDA, EM 2008 ELE FEZ O MESMO COM JOTA FERREIRA, PROMETEU QUE SE JOTA VINHECE PARO PSC, SERIA CANDIDATO A PREFEITO, APÓS O ENCERRAMENTO DO PRAZO DE FILIAÇÕES DISSE QUE SAIRIA O MELHOR NAS PESQUISAS, ELE OU JOTA, NO DIA CONVENÇÃO SE VENDEU A ...

MARCOS BATISTA DE OLIVEIRA (PALITO)

ANDRÉ CAMPOS, CLEYTON NÃO TEVE CARATER PARA HONRAR UM ACORDO COM UM RADIALISTA, VAI TER PARA GOVERNAR JABOATÃO. ELE SERÁ UM NOVO NEWTON CARNEIRO. CADOCA ESTÁ GENOROSO COM ELE, POIS ESTÁ AVISANDO ANTES DO ENCERRAMENTO DE MUDANÇA DE PARTIDOS. E COLLINS POR SE DIZER "CRENTE" NÃO AGIU ASSIM COM J.

Francisco Sena

Concordo com Milton... Elias deu um tom de gestão profissionalizada para Jaboatão. Realmente a cidade não merece mais um teocrata...Religião tem que se separar totalmente do Estado! Manda Collins dar ordens na igreja dele.

milton tenorio

Desejo do povo de JAboatão?! Aonde visse essa pesquisa Luciana??

LUCIANA ALVES

Cadoca, infelizmente, coloca seus interesses acima do desejo do povo de Jaboatão. Os politicos pensam que são donos dos nossos destinos. Cabe ao deputado Collins não acatar essa imposição.



12/09


2011

Blog expõe gestão de prefeito do Agreste

Rivânia Queiroz, repórter especial

O prefeito de Santa Maria do Cambucá, Elizeu João de Souza, tem enfrentado uma grande oposição na cidade localizada no Agreste pernambucano. Os seus adversários políticos não dão uma trégua e mostram o quão problemática está a sua administração. Recentemente, foi criado até um blog na cidade, que vem expondo os gargalos da gestão. A rede ‘Eu quero Mudar’, criada por um jovem santamarinhense, mostra “o desprezo”, “o descaso” e “o abandono” do gestor aos cidadãos daquela cidade.

Falta de investimentos em infraestutura, de limpeza urbana e de aparelhamento público são alguns dos exemplos citados pelo blog, que vem sendo atualizado com frequência. As fotos publicadas evidenciam os problemas denunciados.

Contas - Em julho deste ano, o prefeito Elizeu teve suas contas, do exercício de 2009, julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou irregularidades como despesa de pessoal acima do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal; ausência de recolhimento das contribuições previdenciárias e realização de despesas sem licitações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

romero rodrigues

depois dessa,ELIZEU nao é mais LISO.

Arnaldo Amaral

E aí, nobre Magno, não vais puxar a campanha XÕ, XÕ CORRUPÇÃO! em PE ? Que tal encontro dos teus fiéis leitores na rua deste teu/nosso magnânimo BLOG, - como ponta-pé inicial ? Ou extirpamos a corrupção/corruptos, ou ela/eles comem nossas tripas com cachaça...

eduardo vieira

Em Caruaru temos um blog assim também www.meumundoeumovo.blogspot.com , somente para acompanhar o que a Prefeitura não está fazendo e o que falta na gestão. Estamos tendo um trabalhão pq em Caruaru o prefeito não faz nada mesmo.



12/09


2011

Giro pelo Interior: Petrolina vai lançar Banco Ambiental

 A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA está se preparando para lançar, nos próximos dias, o primeiro Banco Ambiental do Estado de Pernambuco. A iniciativa nasce com o objetivo de condensar as compensações ambientais provenientes do processo de licenciamento ambiental, no intuito de viabilizar ações em favor da preservação do meio ambiente.  A partir de um fundo constituído com recursos financeiros arrecadados da aplicação de multas por crimes cometidos contra o meio ambiente, o banco proporcionará o desenvolvimento de projetos de preservação do patrimônio natural.

Entre as atividades, estão previstas ações de recomposição de vegetação, revitalização de praças e áreas verdes, e a manutenção do viveiro municipal de produção de mudas, já instalado na Escola Municipal Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite. Além disso, o Banco já captou 10 mil mudas, que deverão servir à arborização urbana. “O banco potencializará as ações de educação ambiental, bem como minimizará os impactos causados pelos empreendimentos que se instalam na cidade, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais”, explicou o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/09


2011

Blog tem agora correspondente em Brasília

A partir de hoje, o blog ganha mais um reforço adicional em Brasília: a repórter Lia Rodrigues. Experiente na cobertura do Congresso Nacional e dos bastidores do poder, Lia entra na equipe como correspondente do blog. Abaixo o leitor já pode conferir o seu primeiro texto de estreia. No Recife, há pouco, o blog contratou a repórter Rivânia Queiroz, que vem dando furos espetaculares. Quem é o mais lido no Estado, segundo o Alexa.com, tem que dar ao leitor mais qualidade na informação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

..Bem vinda Lia...Mais informação de qualidade chegando.

milton tenorio

...E na midia on line a noticia é mais veloz..Parabéns Magno, por mais essa CORRESPONDENTE.

milton tenorio

Se Magno inovou com o Jornalismo on line, agora aposta todas as fichas nesse segmento..E Magno está correto no seu caminho..Afinal os folhetins estão com os dias contados..Além de papeis sujos , quantas árvores não são derrubadas para circularem?!

uilma

magno vai para federal.vamos votar nele.

Ednaldo Ferreira

Seja bem vinda, ficamos na expectativa de excelentes reportagens.



12/09


2011

Humberto e Mário Couto, os brigões, na mira do Supremo

      Lia Rodrigues, correspondente em Brasília

O Supremo Tribunal Federal deve se manifestar em breve sobre até que ponto a imunidade parlamentar protege políticos na troca de ofensas. Uma briga entre vereadores de Tremembé, em São Paulo, há 10 anos, resultou em xingamentos afiados como ladroagem e sem-vergonhice. A decisão sobre o caso poderá ter impacto no tratamento de outros embates.

No episódio mais recente, no Congresso Nacional, o lider do PT, Humberto Costa (PE), e o lider da oposição, Mario Couto (PSDB-PA), se estranharam. A discussão seguiu do plenário ao cafezinho do Senado. Couto foi chamado de louco e débil mental pelo petista, que levou o nome de safado. O que o Supremo vai analisar é se os políticos podem ser responsabilizados na justiça pelas agressões, ainda que verbais.

Se o entendimento for favorável, deputados, senadores e vereadores terão de pensar duas vezes antes de trocarem insultos ou poderão ser penalizados com o pagamento de indenização por dano moral. O ministro Marco Aurelio Melo é relator do caso. No ano passado, a corte se manifestou num caso parecido. Entendeu que o deputado Silvio Costa (PTB-PE) deveria responder por injúria porque chamou o colega Raul Jugman (PPS-PE) de corrupto durante entrevista numa rádio.

O processo ainda tramita no Supremo. A defesa do deputado alega imunidade parlamentar. Para os defensores dos debates mais intensos, xingamentos e trocas de farpas são típicos do exercicio da atividade parlamentar. Para especialistas contrários à prática, imunidade tem limite.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Seja bem vinda Lia!MAis informação chegando..

NOSNO40

ese mario couto nao ver seu passado sujo hj pousa de santo um demonio, humberto e um homem decente de bem

Raimundo Eleno dos Santos

O diabo e entrar nesse fuínho. Se um é débil mental e o outro é safado, acho que o judiciário deveria fazer uma sindicância nun caso e um laudo neuro-psiquiátrico do outro. Provavelmente haverá uma decisão onde os dois têm razão, e ficará o dito pelo não dito.



12/09


2011

Divisão dos Joões estremece base petista

Rivânia Queiroz, repórter especial

O presidente estadual do PT, deputado Pedro Eugênio, reconheceu que há uma fratura dentro da legenda petista no Recife devido ao rompimento do prefeito João da Costa com o deputado federal João Paulo. Para ele, o impacto da divisão tem prejudicado o processo com vistas às próximas eleições. “Quando há uma divisão interna ela impacta na unidade da equipe, na motivação das pessoas. A divisão afeta a unidade, que sofre uma fratura. Isso leva um tempo pra que as coisas se recomponham”, declarou o deputado, em entrevista a uma rádio local.

Em relação à reeleição de Costa e o desejo de João Paulo em candidatar-se mais uma vez à Prefeitura do Recife, Pedro Eugênio avisou que o partido fará a escolha dentro da melhor opção, dando uma clara demonstração que o PT fechou questão com João da Costa. “Temos condições de afiançar João Paulo e outros nomes de expressão para embates eleitorais futuros. Nenhum companheiro nosso será cerceado. Todos serão sempre tratados com total isonomia para os embates. Agora, o partido também não ficará impedido de fazer as opções que sejam melhores, de acordo com o momento, com a situação”, considerou.

Também não haverá qualquer pressão para que o deputado João Paulo fique no PT, de acordo com o deputado Eugênio. Ele alegou que tem conversado com o correligionário, assim como outras lideranças do grupo, mas que somente cabe mostrá-lo a sua importância para o partido. “Todos entendem que João Paulo deve ficar, até pela sua história e contribuição. Essa é a posição do partido. Nós temos conversado com ele permanentemente. Agora, o nosso companheiro vai estar sujeito a pressão? Claro que não”, ponderou, alegando que João Paulo está dentro do prazo legal para fazer suspense em torno do seu destino.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Arnaldo Amaral

O fato é que o povo,afinal, está sabendo qualé a do PT/FdSP:prender a massa ignara e rude no bolsa-"família":consignado-cachaça-crack; empanturrar as obesas burras dos banqueiros e empreiteiros rentistas; e, - glória prima !,- aparelhar o Estado prá enriquecer a cumpanheirada. XÕ, XÕ, CORRUPÇÃO !!!

uilma

que tipo de fratura?chama um traumatologista e deixa de frescura.

milton tenorio

Ainda falta João do Morro.KKKKKKKK



12/09


2011

Polícia Federal faz operação em Prefeitura de Araçoiaba

A Polícia Federal de Pernambuco (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou, nesta manhã, buscas e apreensões na Prefeitura de Araçoiaba. Além disso, a PF está ouvindo pessoas ligadas à gestão do município e outras das cidades vizinhas, sobre irregularidades constatadas pelas investigações feitas, segundo o site Pernambuco.com.

O Ministério Público (MPPE) já havia afastado no final de julho o ex-prefeito, Severino Sobrinho (PMDB), sob acusação de fraude em processos licitatórios, desvio de merenda escolar, pagamento de alimentação a servidores sem apresentação de nota fiscal, etc.

De acordo com a PF, a investigação teve início após tomar conhecimento de um desfalque milionário na previdência de Araçoiaba, em uma matéria veiculada em jornal. O Diario tinha acompanhado e publicado, com exclusividade, o caso. Depois de saber o que possivelmente estava acontecendo, o Grupo de Repressão a Crimes Financeiros (GRFIN) se articulou com o MPPE, TCE e CGU para trocar informações sobre o problema noticiado.

Os primeiros dados oficiais constataram um rombo de R$ 2.180.000,00 (dois milhões e cento e oitenta mil reais). Com isso, o pagamento dos segurados está seriamente comprometido. çoiaba


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

antonio lopes coutinho

SOU FUNCINARIO PUBLICO MUNICIPAL, MORRO DE MEDO DA MINHA PREVIDENCIA.

antonio lopes coutinho

OUVIE UMA DE UM CONCELHEIRO DO TRBUNAL DE CONTAS QUE PREVIDENCIA DOS MUNICIPIOS SÃO VERDADEIRAS BOMBAS RELOGIO,DINHEIRO DESVIADO, QUEM VAI PAGAR APOSENTADOS?

Anibal Emerenciano

Só agora descobriram que Araçoiaba é o paraiso da corrupção ? Alguém acredita que vai acontecer alguma coisa ?.....Claro que não. a impunidade reina !

Luiz Arnaldo Santos

Vixe incompetência absoluta, vai ser tudo anulado, fundo próprio, com gestão fraudulenta sei não viu

uilma

PF fazendo inquérito?nao vai dar em nada.kkkkk



12/09


2011

Procon está de olho em comerciantes da orla

Rivânia Queiroz, repórter especial

A cobrança indevida de consumação mínima e utilização de cadeiras, mesas e guarda-sóis na praia de Boa Viagem é proibida e deve ser respeitada por comerciantes do local. O alerta foi feito pelo Procon-Recife, baseado na Lei n° 16.705/2001 e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Caso o comerciante não obedeça à legislação, pode ter a licença cassada e ainda pagar multa.

 A diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, explica que a praia é pública e existe concessão da prefeitura do município para o seu uso. “O consumidor pode sentar na cadeira e consumir apenas uma água mineral. Quando ele for embora, vai pagar só por isso. Não vai pagar pelo uso da cadeira”, esclareceu.

Ela orienta o banhista lesado a conversar com o comerciante. Caso não resolva, ele deve formalizar uma queixa na sede do Procon-Recife. A população dispõe dos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282 para informações e denúncias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha