Lavareda

27/10


2020

Barata tonta

Quem acompanha os programas eleitorais na TV tem visto o quanto o candidato do PSB e de Geraldo Júlio tem andado perdido feito barata tonta. Começou logo apelando para o sentimentalismo, com imagens que mostraram o sepultamento do pai. Depois recorreu ao papel de bom moço e, logo em seguida, resolveu mostrar Geraldo Julio, apesar de esconder Paulo Câmara.

É interessante como alguns analistas cobraram da candidata Marília Arraes o uso do vermelho do PT e da imagem do presidente Lula, que estão aí na campanha petista firmes e fortes. Mas não se vê uma cobrança para que João Campos assuma quem está do lado dele. Geraldo apareceu uma vez no programa do PSB. Já Paulo Câmara nenhuma.

Na verdade, o que a campanha de João tenta esconder é a rejeição que toda pesquisa de opinião tem demonstrado: Paulo Câmara é o nome mais rejeitado no Recife, seguido de Geraldo Julio, em terceiro Bolsonaro e por último o ex-presidente Lula, cuja aprovação ainda é maior do que a rejeição, pelo trabalho realizado na cidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

27/10


2020

Eleições: Ministério e PF apresentam plano de segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, apresentaram, hoje, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o plano de segurança para as eleições municipais deste ano.

Entre outros pontos, o plano prevê uso de drones para tentar coibir crimes como compra de voto, boca de urna e transporte irregular de eleitores. O plano também prevê medidas para tentar combater irregularidades na internet.

As eleições deste ano, previstas inicialmente para outubro, foram adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário aprovado pelo Congresso Nacional, o primeiro turno será em 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro.

Após a apresentação do plano de segurança, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que foram feitas apresentações sobre a utilização dos drones e dos sistemas da Polícia Federal voltados à apuração de crimes eleitorais cibernéticos.

Barroso disse ainda que o TSE adotará medidas para garantir a segurança sanitária dos eleitores, em razão da pandemia, e o combate à criminalidade eleitoral.

"Em primeiro lugar, a garantia de que as eleições vão se realizar com segurança sanitária e, portanto, impedir que a pandemia de espalhe em razão desse rito essencial da democracia, que são as eleições. [...] A nossa outra preocupação é de eleições lisas, livres, limpas e seguras. E, para isso, é preciso combater a criminalidade eleitoral. Tanto a criminalidade convencional, que é esta da compra dos votos, que degrada a democracia, como a criminalidade de transporte ilegal, boca de urna, e outros atos ilícitos praticados no dia das eleições", disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

27/10


2020

Blog assume liderança nacional em lives

Por Hylda Cavalcanti, de Brasília

Este blog completou, na semana passada, com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a marca de 50 lives em menos de cinco meses, líder nesse ranking da mídia nacional. As entrevistas, em sua grande maioria, no período entre abril e setembro, foram feitas pelo Instagram e o YouTube, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 60 emissoras da Região em três Estados - Pernambuco, Alagoas e Bahia.

As lives começaram sendo uma por semana, mas diante do sucesso, passaram a ser realizadas duas vezes a cada semana. A exceção ficou por conta de eventos que exigiram uma suspensão temporária destas atividades, como a cobertura de convenções eleitorais e a realização de debates em vários municípios integrados pela Rede Nordeste de Rádio.

Foram entrevistados desde o presidente da República, Jair Bolsonaro, a ex-presidentes, ministros, líderes do Governo no Congresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidentes de partidos políticos diversos, líderes e representantes da oposição e integrantes do Judiciário.

Além disso, as lives contaram com participações de grandes nomes da cultura e do entretenimento do País, como jornalistas, escritores, empresários e representantes importantes de entidades que realizam estudos voltados para trabalhadores e para a sociedade civil como um todo. Foi o caso, por exemplo, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio Econômicos (Dieese), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Como resultado desse trabalho jornalístico foram obtidas com exclusividade várias informações relevantes para o Nordeste e o Brasil, replicadas por veículos de imprensa com abrangência nacional.

Entre as mais recentes, com conteúdo inédito, destaque para as declarações do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que pela primeira vez surpreendeu o setor de Telecomunicações e disse durante a live considerar que outras empresas possuem desempenho semelhante na implantação da tecnologia 5 G, além da chinesa Hawey. Com isso, Faria demonstrou estar totalmente sintonizado com o presidente Bolsonaro, indo de encontro à opinião de analistas sobre o tema.

Já a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trouxe revelações inéditas sobre sua pasta. Por conta da sua presença na live, jornalistas de Brasília assoberbaram de telefonemas o blog para acompanhar ao vivo a fala dela. Tratou-se da primeira entrevista concedida pela ministra depois dela ter sido mencionada como um dos nomes para disputar a Presidência da Câmara em 2021.

Foi nas lives do blog também que o empresário Antônio de Souza, dono da montadora CAB de veículos elétricos, falou sobre seus planos de expansão em todo o País, da fábrica que instalou em Araripina (PE)  e divulgou a data da nova fábrica em Brasília, a ser inaugurada em dezembro, que terá função estratégica para o setor automotivo e atuará em todo o Centro-Oeste.

Da mesma forma, ouvimos em primeira mão informações sobre como se deu a alta de preços do arroz e detalhes sobre a proposta de reforma administrativa, em tramitação no Congresso, analisados pelo diretor do Dieese, Fausto Augusto Junior. E, ainda, detalhes sobre como está a segurança pública do País a partir de live com a especialista no tema, a advogada Maíra Fernandes.

Foi nas lives, também, que conseguimos depoimentos inéditos emocionantes, como o desabafo do cantor baiano Netinho sobre a depressão que teve depois de ter sofrido um sério problema de saúde que o deixou fora dos palcos por quase seis anos. Já o apresentador Ratinho abriu o jogo sobre os planos que possui em outra seara de atuação na vida: a de empresário que tem investido fortemente no Nordeste nos últimos anos.

Conversamos, em primeira mão, com o escritor Silvestre Gorgulho, autor de livro sobre Pelé, que nos contou a verdadeira história sobre a polêmica entre o ídolo e a filha bastarda, Sandra, com quem sempre teve problemas de relacionamento. 

De ex-presidentes da República, foram entrevistados dois: Fernando Collor e Michel Temer. Entre os ministros, além dos já citados, ouvimos também o do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que falou sobre os programas do Governo para o Nordeste.

Entre os oposicionistas, ouvimos depoimentos duros contra o atual governo de antigos aliados de Bolsonaro, como a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) – cujo marido é piauiense e vem muito à região – e com a deputada estadual por São Paulo Janaína Paschoal (PSL), que contou os primeiros confrontos com o presidente e representantes do governo desde a época da campanha eleitoral, em 2018. Ainda por cima, Janaína é neta de pernambucanos e frequentou muito a cidade.

Colhemos depoimentos inéditos do ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), da candidata a vice-presidente na chapa de Ciro, Katia Abreu (PP-TO), do ex-candidato na mesma eleição, o ex-governador Geraldo Alkmin (PSDB), e do ex-senador e ex-governador do Distrito Federal, Cristóvam Buarque, (Cidadania), entre vários outros.

As lives foram marcadas, também, por entrevistas com o presidente do TCU, José Múcio Monteiro, e o presidente do TSE – mais alta corte eleitoral do País – Luís Roberto Barroso. No caso de Barroso, o ministro gostou tanto da conversa e do material a ele apresentado durante o programa que chegou a pedir o contato do cantor Alcimar Monteiro para reproduzir uma música dele condenando a compra de voto na campanha institucional sobre as eleições municipais.

Isto porque Monteiro fez um jingle para ser divulgado no programa, na Rede Nordeste de Rádio, onde se pede ao eleitor para não vender seu voto. E foi esse trabalho que o presidente da corte eleitoral incorporou na propaganda oficial do TSE.

Os entrevistados nos deram, ao longo desse período, um panorama real de tudo o que tem acontecido no cenário nacional brasileiro. Agora, com uma produção atuante em Brasília e Recife, pretendemos dar continuidade ao trabalho de forma ainda mais intensa.

As lives foram lançadas despretensiosamente, como forma de suprir a falta das viagens do titular deste blog, Magno Martins, a Brasília, para suas costumeiras e emblemáticas entrevistas, em função da pandemia do coronavírus.

Em função do sucesso, entretanto, a programação passa a ser integrado totalmente ao trabalho do Blog do Magno e da Rede Nordeste de Rádio. Já estamos buscando novos entrevistados para dar continuidade a esse trabalho. Teremos muito mais. Aguardem!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

27/10


2020

Banco do Nordeste também critica TCE sobre Arena

EXCLUSIVO

Em sessão realizada hoje, na Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o advogado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), estatal do Governo Federal, também apontou supostas ilegalidades do TCE em medidas cautelares sobre os pagamentos da Arena Pernambuco. Segundo advogados que acompanham o caso, sob reserva de fonte, há suspeita de favorecimento da gestão do PSB no Governo do Estado, que estaria sendo poupada de pagar as parcelas devidas pela conclusão do estádio da Arena, após cautelares emitidas pelo TCE.

O presidente do comitê gestor da Arena foi o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB). O vice-presidente foi o atual governador Paulo Câmara (PSB). O Banco do Nordeste apontou na sessão que cautelares emitidas pelo TCE, pelo então relator Dirceu Rodolfo, já causaram um débito de R$ 160 milhões ao banco federal, pelas parcelas que não foram pagas pelo Governo do Estado. O banco federal é o principal credor pelo financiamento do estádio da Arena.

"O Banco do Nordeste é o principal interessado na continuidade dos pagamentos que foram acatados por este TCE no termo de ajuste de gestão", disse o advogado do BNB. Das parcelas que a gestão do PSB está deixando de pagar, amparado em cautelares do TCE, 85% dos valores são devidos ao Banco do Nordeste.

Segundo o Banco do Nordeste, por causa do TCE, esses recursos estão fazendo falta nas atividades do Banco do Nordeste, especialmente no fundo de combate à pobreza na região Nordeste. "Essa suspensão por parte do TCE causou espécie a todos que acompanhavam, pois toda a questão tinha ficado muito bem definida no Termo de Ajuste de Gestão, que teve participação desta Corte de Contas", disse o advogado do Banco do Nordeste na sessão.

Segundo o advogado do Banco, a cautelar do conselheiro Dirceu Rodolfo, supostamente favorecendo a gestão do PSB com a suspensão dos pagamentos, foi "exarada sem que houvesse fatos novos".

O advogado do Banco disse que o TCE foi contraditório, pois em dezembro de 2019 o TCE, através do conselheiro Dirceu Rodolfo, declarou na imprensa que "não existia prejuízo ao erário" na construção da Arena, para em seguida o mesmo conselheiro suspender os pagamentos por medida cautelar, dias depois, em suposta contradição com o que o TCE já tinha declarado à imprensa.

Segundo o Banco do Nordeste, as cautelares do TCE estão tornando a dívida "cada vez mais difícil de ser adimplida", pelos juros e encargos que vão se acumulando. "Essas contas já tinham sido submetidas a três auditorias especiais no TCE, nenhuma apontou a necessidade dessas cautelares", disse o advogado do BNB.

 

O advogado do BNB disse que o Banco precisa desse dinheiro devido pela gestão do PSB – mais de R$ 160 milhões – para fazer o fomento do desenvolvimento do Nordeste, em meio às grandes dificuldades que a região passa na pandemia.

"Esse dinheiro vai para o fundo do Nordeste, vai para gerar milhares de postos de trabalho, no combate à pobreza. Se está diante de uma cautelar tomada sem fato novo, que já caducou, que está impedindo o Banco de cumprir sua missão de gerar emprego na região", disse o advogado.

Também presente na sessão de julgamento, o advogado da Arena Pernambuco Negócios e Investimentos, subsidiária da empreiteira Odebrecht, apontou a incompetência da Primeira Câmara para fazer o julgamento do caso. Segundo o advogado, a competência seria da Segunda Câmarea do TCE.

"Queria suscitar a manifesta incompetência da Primeira Câmara para julgar esta cautelar ou demais feitos relativos a Arena. Este julgamento de dezembro de 2019 não há acórdão publicado até a presente data, por mais incrível e teratológico. O que prejudica o exercício do contraditório e o exercício da ampla defesa e fere de morte o devido processo legal", disse o advogado da Odebrecht.

O advogado da Odebrecht, ao final da sua fala, chegou a falar em possível "abuso de autoridade". Os conselheiros do TCE não aceitaram a incompetência suscitada pelo advogado.  "Me causa espécie essas dúvidas suscitadas externamente. Acompanho essa Casa há muitos anos e nunca vi essa argumentação de incompetência de Câmara", disse o conselheiro Carlos Neves, que presidia o julgamento, sobre a preliminar.

Ao final do julgamento, os conselheiros acompanharam o parecer do Ministério Público de Contas e declararam a "caducidade" da cautelar, por a decisão do conselheiro Dirceu Rodolfo não ter sido levada ao referendo do colegiado no prazo de três sessões. "Ganhou, mas não levou", disse um advogado que acompanha o caso, sob reserva de fonte.

O conselheiro Ranilson Ramos, novo relator dos processos, disse que iria votar pela perda de objeto da cautelar, mas após a sessão iria proferir uma nova decisão cautelar monocrática, suspendendo novamente todos os pagamentos.

Segundo o informado em sessão, a nova cautelar será publicada no Diário Oficial desta quarta (28). Com isso, segundo estas fontes, o Banco do Nordeste deverá ficar sem receber o devido pela Arena, até que o TCE conclua o julgamento da auditoria especial. Não há previsão para o julgamento ser concluído. O valor já devido ao Banco do Nordeste, cerca de R$ 160 milhões, deve aumentar.

A sessão, com as falas dos advogados sobre o TCE, foi transmitida pelo canal do TCE no Youtube.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

“Governo está perdido”, avaliam interlocutores de Bolsonaro

Nesta reta de final de ano, o governo de Jair Bolsonaro está "perdido e sem foco" na sua agenda econômica diante da divisão na equipe presidencial sobre as medidas necessárias para garantir a retomada do crescimento em 2021.

A avaliação foi feita ao blog do Valdo Cruz por interlocutores do próprio presidente da República preocupados com o risco de o cenário econômico piorar no início do ano que vem.

Para esses interlocutores, o governo está adiando, por questões políticas e de divergências internas, medidas que trariam mais segurança aos agentes econômicos no início do ano que vem.

Na lista dessas medidas, duas são apontadas como prioritárias, mas até agora indefinidas: a regulamentação dos gatilhos para garantir o cumprimento do teto dos gastos públicos e a criação do novo programa social, Renda Cidadã ou Brasil.

A preocupação de interlocutores do presidente Bolsonaro, compartilhada por empresários e economistas, é que tudo indica que o ano vai terminar sem que essas medidas sejam aprovadas, lançando incertezas sobre o início de 2021.

Como o governo decidiu não debater medidas polêmicas durante o período eleitoral, o Congresso terá apenas dezembro para votar as propostas da área econômica, o que é visto como praticamente impossível.

O problema, segundo assessores da equipe econômica, é que o cenário na economia está se deteriorando, com inflação em alta e dificuldades para o refinanciamento da dívida pública.

Além disso, a retomada do crescimento ainda está muito fraca e pode ser mais afetada pela indefinição sobre a votação das medidas econômicas necessárias.

Neste cenário, a expectativa é que o Banco Central acabe utilizando o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) para alertar sobre os riscos que o país pode enfrentar nos próximos meses diante das incertezas principalmente na área fiscal.

O Copom deve manter os juros inalterados em 2%, mas sinalizar que não fará mais reduções e que pode até subir a taxa Selic se as medidas na área fiscal não forem aprovadas. Principalmente as medidas que garantem o cumprimento do teto dos gastos públicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Os Direitopatas só aceitam quando os comentários são elogiando eles, aceitem dói menos. kkkkkkkk

Carlos

Valdo Cruz é aquele ESQUERDOPATA da GloboLIXO? Então, está explicado tanto FAKE NEWS em um só texto. Enquanto isso, Bolsonaro bate mais um recorde de popularidade.

Fernandes

O Santander demitiu 2.045 funcionários entre o início de abril e o fim de setembro, meses mais agudos da pandemia de covid-19. No mesmo período, foram fechadas 91 agências. A informação é do portal Valor Econômico.

Fernandes

O Chile, Bolívia e Argentina já se livraram do neoliberalismo fascistoide, agora falta o Brasil !

Fernandes

É verdade. Perdidão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Banco de Alimentos

27/10


2020

Incêndio atinge hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, por volta das 9h40 de hoje. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas às 11h30, e equipes trabalhavam no rescaldo. Por volta do 12h, ainda saía fumaça das instalações.

Porta-voz da corporação, Lauro Botto afirmou que nenhum paciente foi ferido nas chamas ou teve intoxicação, mas destacou que o Prédio 1 "estava todo comprometido com chamas e fumaça". "Conseguimos evacuar os pacientes antes que o fogo e a fumaça chegassem à enfermaria", disse Botto.

A TV Globo apurou que a prioridade dos bombeiros era resfriar a ala, a fim de evitar que cilindros de oxigênio explodissem, e evitar que as chamas se alastrassem para outras áreas.

Cerca de 200 pacientes foram transferidos para áreas do próprio complexo. Alguns estavam no meio de tratamento quando tiveram de sair da unidade, e outros estavam entubados. Como a fumaça se alastrou, a direção optou por esvaziar também parte do Prédio 2, onde estavam internos da UTI neonatal e da Maternidade.

Alguns pacientes foram levados para a loja Rio Paiva Pneus, que fica ao lado do hospital. Dois internados foram transferidos para o Hospital Municipal Souza Aguiar, Centro, e um, para o Evandro Freire, na Ilha do Governador.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Mais otimista, mercado espera queda do PIB de 4,81%

Blog do Riella

Instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central (BC) ajustaram a projeção para a queda da economia brasileira este ano de 5% para 4,81%.

Nas próximas oito semanas, até o fim do ano, esta avaliação do Produto Interno Bruto pode chegar perto dos 4% de redução, o que representa resultado positivo diante das projeções assustadoras feitas no auge da pandemia.

O Boletim Focus, do BC, mostra que a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) deste ano subiu de 2,65% para 2,99%.

Para 2021, a estimativa de inflação subiu de 3,02% para 3,10%, ainda abaixo do centro da meta, que é 4%.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Políticos exploram fama do compositor de Gonzagão

Ave rara viva da era gonzaguiana, autor de composições que levaram o rei do baião a conquistar discos de ouro, como A Feira de Caruaru, o compositor Onildo Almeida está polemizando na propaganda eleitoral da capital do forró.

Apareceu em dois programas de TV de candidatos distintos. No da prefeita Raquel Lyra, que disputa à reeleição, e no do delegado Erick Lessa, do PP, principal adversário da tucana. Isso está confundindo o eleitorado de Caruaru e gerando polêmica nas redes sociais, como este vídeo viralizado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Tracunhaém: a vitória da esperança contra o medo

O senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), seu filho, participaram, ontem, de caminhada com a candidata a prefeita de Tracunhaém, Regina Lapa (DEM). No ato, Antonio afirmou não ter dúvida da vitória de Regina.

“Regina vai ter força política, apoio na Assembleia, na Câmara dos Deputados e no Senado para que Tracunhaém possa recuperar seu orgulho e construir grandes obras. E tenho certeza de que no dia 15 a esperança vai prevalecer sobre o medo, e Tracunhaém vai viver um novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou.

“É a segunda campanha municipal que participo em Tracunhaém e, de novo, vim para ganhar. Tracunhaém é o berço da cultura popular de Pernambuco, uma terra que sabe moldar o barro, a genuína arte pernambucana, uma terra que não combina com medo. Regina é uma mulher que tem vocação, compromisso, e ela não está sozinha. Sabemos da situação da saúde pública de Tracunhaém, do hospital municipal e dos postos de saúde. Regina tem muito trabalho pela frente, mas o governo federal vai ajudar para que ela possa fazer a maior de todas as administrações da história de Tracunhaém”, disse, por sua vez, o senador Fernando Bezerra, líder do Governo no Senado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Prefeitura de Arcoverde licita quase R$ 400 mil em quentinhas

Em plena campanha eleitoral e com seu candidato atrás nas pesquisas, a secretária de Saúde de Arcoverde, Andréia Britto, filha da prefeita Madalena Britto (PSB), assinou, no dia 18 de agosto, um contrato com o Buffet Arte de Fazer para o fornecimento de 22.000 (vinte e duas mil marmitas) faltando apenas quatro meses para o final da gestão.

Pelo contrato assinado, cada marmita sai a um custo de R$ 16,28 e valor total de contrato é de R$ 358.300,00 para serem distribuídos em unidades de saúde que, atualmente, funcionam em um só expediente. A denúncia foi feita pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB) durante sessão ordinária da Câmara Municipal.

Segundo a parlamentar, não se justifica contratar 22 mil marmitas para serem distribuídas em apenas quatro meses. “Isso significa 183 marmitas diárias, contando com domingos e feriados, lembrando que existem apenas 22 UBSF e que funcionam apenas até as 12h, sem falar no valor de mais de R$ 16, bem acima do mercado”, disse a vereadora. Zirleide afirmou que iria acionar o TCE e o MPPE para apurar as possíveis irregularidades desta licitação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Foi só eu falar que trocaram.

marcos

Eita Magno, tem gente fazendo merda no blog. A foto é de outra reportagem.



27/10


2020

Delegado-candidato acusado de bater em mulher

Num discurso inflamado, ontem, do plenário da Câmara de Arcoverde, a vereadora Célia Galindo (PSB), presidente da Casa, acusou o delegado Israel Rubis de ter verdadeira obsessão em bater em mulher. "Ele sente prazer em dar na cara das mulheres", disse, arrancando aplausos.

Rubis foi afastado das suas funções no município pelo governador Paulo Câmara, mas, estranhamente, promovido a candidato a vice-prefeito na chapa do empresário Wellington da LW, do MDB, apoiada pela prefeita Madalena Brito. Acompanhe no vídeo a virulência do discurso da parlamentar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha