O Jornal do Poder

28/05


2010

Nada definitivo: recusa de Aécio não convenceu PSDB e DEM

 A negativa solene do ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) sobre a hipótese de aceitar ser vice na chapa presidencial tucana deve pôr um ponto final no debate público do tema, segundo informa o portal de VEJA. Mas a oposição não considera o assunto encerrado. Setores do PSDB e de partidos aliados ainda enxergam espaço político e tempo hábil para um recuo e avaliam que a negativa pode ser até estratégica para ''o grande gesto'' que faria dele ''o salvador'' mais adiante.

É neste contexto que o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, se recusa a falar em alternativas de vice com a recomendação de deixar o assunto decantar. ''Já que não decidimos até hoje, não tenho por que antecipar. Meu prazo é o da lei'', diz o deputado. ''Definitivo na política é só a morte'', completa, repetindo frase dita pelo próprio Aécio.

Interlocutores do mineiro dizem que a pressão excessiva dos últimos dias e a forma impositiva das cobranças foram ''um desastre'' porque incomodaram e precipitaram o processo. Avaliam que a pressão encurtou os prazos e que Aécio não quis esticar para não criar prejuízos políticos à candidatura Serra.

Prazo - A exemplo do que ocorre com os candidatos a presidente da República, os aspirantes a vice têm de registrar suas candidaturas até o dia 5 de julho. Antes disso, seus nomes devem ser aprovados nas convenções partidárias.

Mas a legislação e a jurisprudência estabelecem algumas hipóteses nas quais os candidatos a vice podem ser substituído após o registro na Justiça Eleitoral. O nome pode ser mudado se for considerado inelegível, renunciar à disputa ou ainda se morrer. Nesses casos, o partido terá um prazo de até 10 dias do fato para indicar o novo candidato a vice. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ricardo almeida

alguem duvida que Aésio quer é a candidatura de presidente com itamar como vice , se ele é tão bom como dizem e acredita.


Potencial Pesquisa & Informação

28/05


2010

Joaquim Francisco desiste de disputar mandato de deputado

          EXCLUSIVO

O ex-governador Joaquim Francisco, que fez há pouco sua travessia do DEM para o PSB com a intenção de disputar um mandato de deputado federal, desistiu da disputa. Veja abaixo a nota que ele postou em seu blog anunciando a decisão, que deve repercutir bastante.

''No momento em que se aproxima mais um período eleitoral e meu nome vem sendo cogitado para a disputa de mais um mandato de deputado federal, cabe informar aos meus amigos e eleitores, da minha decisão de não participar do pleito deste ano de 2010, pelas seguintes razões:

1. Em função do momento atual que o Poder Legislativo vem atravessando pela discutível credibilidade e pelo vazio de uma reforma política, não me sinto em condições ideais de motivação para a disputa de um novo mandato para a Câmara Federal.

2. Além do cenário político desfavorável, no âmbito do Poder Legislativo, outro fator que pesou nesta minha decisão foi o atendimento aos apelos da minha família para adiamento do projeto eleitoral de voltar à Câmara dos Deputados.

3. Ao adiar a minha participação em projetos eleitorais, quero registrar o apoio irrestrito que recebi do governador Eduardo Campos e do presidente estadual do PSB, Milton Coelho, que me ofereceram todas as condições de levar o projeto adiante.

4. Minha decisão comprova agora, oito meses após o meu ingresso no PSB, que quando optei por mudar de partido tal ação nunca esteve vinculada apenas a um “projeto eleitoral”, mas a possibilidade de continuar contribuindo com Pernambuco e o Brasil, afinal me afasto da disputa eleitoral deste ano, mas continuo na vida pública.

5. E, como homem público, com uma vida dedicada à política, como Secretário de Estado, Prefeito, Deputado, Ministro e, Governador, continuarei atuando em prol do desenvolvimento do estado de Pernambuco e do seu povo, como, aliás, sempre fiz em todos os momentos de minha vida.

6. Por último, agradeço aos Pernambucanos que sempre me manifestaram apreço e confiança e, declaro que continuarei na luta em defesa dos interesses de Recife e de Pernambuco, com o mesmo amor e tenacidade que forjaram as nossas vitórias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Edinazio Jose da Silva

Tem uma safra politica em Pernambuco ultrapassada, já fez, ou não fez, mas na realidade já é rotulo vencido, qualquer explicação é para encher linguiça. E essa conversa de que fulano ou sicrano é serio e honesto isso não é virtude de ninguem é obrigação, essa conversa é bobagem.

FRANCISCO EDUARDO A. M. CAVALCANTI

PARABÉNS JOAQUIM. ESTIVEMOS E CONTINUAREMS JUNTOS EM TODAS AS BATALHAS. O CAMINHO ESCOLHIDO FOI O MAIS SÁBIO. CONTINUAREMOS NOSSA LUTA. PERNAMBUCO E SEUS FAMILIARES SE ORGULHAM DE VOCÊ.

pimenta malagueta

Não voto em Joaquim, mas não creio que ele saisse derrotado nessa eleição. Também não vale argumentar a baixa moralidade do Congresso, pois a Camara, conforme comentou Lula deputado, é dominada por 300 picaretas a muito tempo. As verdadeiras razões da desistência de Joaquim, só Deus sabe..

pimenta malagueta

Não voto em Joaquim, mas não creio q

Luci Lins de Morais

Por birra,Joaquim Francisco sai do DEM e entra no PSB, depois que vê a coisa preta, parte em retirada desse jeito. Que feio!!!


Banco de Alimentos

28/05


2010

Lula pede tolerância cultural e religiosa

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira governantes que buscam respostas para a crise econômica por meio da transferência do ônus para "os mais fracos". Lula participou da abertura do 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Museu de Arte Moderna, na cidade do Rio de Janeiro, segundo à Folha.com.

"Incapazes de assumir seus próprios erros, alguns governantes buscam transferir o ônus da crise para os mais fracos. Adotam medidas protecionistas que oneram bens e serviços exportados para países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, se mostram lenientes com os paraísos fiscais e responsabilizam imigrantes pela crise social", disse Lula.

O presidente usou seu discurso de abertura para pedir que a comunidade internacional dialogue com o Irã. Lula disse que foi à capital iraniana Teerã, há alguns dias, junto com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, justamente para buscar " uma solução negociada" para um possível conflito que ameaça o mundo.Lula ressaltou que é preciso que o mundo pratique a tolerância cultural e religiosa. Ele rejeitou a tese de um choque de civilizações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/05


2010

Serra diz que a responsabilidade pelo programa é do DEM

 O pré-candidato tucano à presidência da República, José Serra, protagonista do programa do DEM exibido ontem em cadeia de rádio e televisão, passou a responsabilidade por eventual transgressão à justiça eleitoral para o próprio DEM, de acordo com o Radar Político.

“Não gravei diretamente para o programa”, afirmou ele hoje de manhã em rápida entrevista, por telefone, a Geraldo Freire, da Rádio Jornal, do Recife. “Passaram trechos do discurso que fiz no dia 10 de abril", disse Serra.“Vamos analisar, se a justiça achar algo errado a gente vê o que faz, mas a responsabilidade no caso é do próprio partido que fez o programa, porque minha imagem foi utilizada, acho isso perfeitamente normal”, observou, ao informar que não viu o programa. Estava viajando.

O pré-candidato estará no Recife, à tarde, para o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Emanuel Fernandes

Olha o tucanalha pulando fora do que fez e botando a culpa no outro, é assim que ele atua, será que não sabia das consequencias que o programa ia causar ?

guilherme alves

O fora da lei é o DEM, o Serra é apenas cúmplice. O partido desrespteitou a Lei 9096/95, artigo 45, parágrafo 1º. O senhor Paulo Borhause e quejandos passam agora a serem fora da lei, como ele chamou o Lula. Portanto, DEM e Serra perderam o discurso contra os petistas e Lula.

ANTONIO MOREIRA DO AMARAL

O Serra não é amigo de ninguém, tá pouco se lixandro e o DEM que pague a multa, se bem que acho essa Lei eleitoral viginte cheia de equívocos. Deixem Dilma, Marina e Serra fazerem suas campanhas, toda vida não foi assim?

Helio Moreira Filho

alem de tudo é cínico.

ANTONIO JOSE DE ASSIS JUNIOR

Cabe agora esperar pra ver se o TSE agirá realmente com isenção e punirá o DEM com multas conforme legislação vigente. O que Serra está tentando é não ser igualado a Lula e ser multado, deixando o DEM às moscas, mostra bem quem é...rsrs Fujão!!!



28/05


2010

Professores do Recife entram em greve e fazem passeata

 A partir da tarde de hoje, cem mil alunos da rede municipal do Recife ficarão sem aulas por tempo indeterminado. Em assembleia geral realizada esta manhã a categoria, formada por 5.500 profissionais, decidiu deflagrar a paralisação, que atinge as 300 escolas e creches da rede municipal. De acordo com o pernambuco.com, após a assembleia, os grevistas seguem em passeata até a sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo.

Os trabalhadores pedem o cumprimento da  Lei que determina o reajuste imediato do Piso Salarial Nacional do Magistério. Se aprovado, o benefício elevaria o salário-base dos professores de R$ 1.134,00 para R$ 1.312,85.

Outra luta travada pelos professores diz respeito benefícios ligados a titulação dos professores. Os professores também pedem a implantação de 1/3 da aula atividade e melhores condições de trabalho. E denunciam que em muitas escolas as salas de aula estão superlotadas e com a estrutura física comprometida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/05


2010

A polêmica do controle externo da polícia pelo MP

A PEC 318, que cria o Conselho Nacional de Polícia (CNP), quebra o pacto federativo, na medida em que fere a autonomia dos Estados, contrapondo-se, também, ao sistema constitucional de “freios e contrapesos” que impõe controle sobre todos os poderes e órgãos do Estado, não contribui com o combate à criminalidade, sendo apenas instrumento de blindagem corporativa da atividade policial diante do controle realizado pelo MP desde a redemocratização do país.

A atividade fim da polícia, que é a investigação de crimes, deve atender às expectativas do MP, que é o órgão responsável pela ação penal. Se aprovada a emenda, a atividade policial não sofreria qualquer controle do órgão ao qual se destina a investigação, o Ministério Público.

Assim, vamos reagir, é preciso coragem e luta para romper as barreiras do "Direito posto", na busca do "Direito Justo". É preciso, como afirma Herkenhoff, "dessacralizar a lei", para que ela atenda às expectativas da sociedade, sua destinatária, materializando utopias necessárias ao estado democrático de direito. A íntegra deste artigo, de autoria do promotor Ricardo Coelho, você confere em Opinião. Vale a pena!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/05


2010

Collor ameaça lançar candidato ao Senado contra Renan

 O senador Fernando Collor (PTB/AL) antecipou, para a madrugada desta sexta-feira a a ida para Alagoas para o lançamento de sua candidatura ao Governo do Estado e mandou um recado ao líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB): vai insistir em ter o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) como vice dele e Renan como o candidato ao Senado da chapa, de acordo com o Portal Terra.

Na semana passada, Renan vetou a indicação de Joaquim Beltrão como vice de Collor. Isso porque o PMDB apoia o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). O nome de Joaquim foi anunciado no dia 10 de maio, por Collor, na rádio Jornal, do empresário João Lyra, confirmando pela primeira vez o que se especulava havia dois meses nos bastidores: o lançamento de Collor ao Governo.

Ao contrário do que se esperava - o clima festivo na chegada a Alagoas de Collor, repetindo 1989 na campanha presidencial - o senador veio a Alagoas no vôo de 1h da manhã discretamente. Segue para Traipu, sertão do Estado e um dos lugares mais pobres de Alagoas, mas que rendeu a Collor uma votação de 86% na cidade ao Senado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

l''État c''est moi!



28/05


2010

Enquete presidencial: Serra larga na frente com 56%

Na primeira parcial da enquete que trata sobre a sucessão presidencial, o tucano José Serra largou na frente com 56% dos votos contra 34% de Dilma (PT) e 9% de Marina Silva, do PV. Vamos votar, gente!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Luci Lins de Morais

Eu, já votei em Marina Silva!

guilherme alves

Em pernambuco Serra na frente só na surrealista pesquisa do blog.

ANTONIO MOREIRA DO AMARAL

Este blog é ATUCANADO, se tivesse isenção e imparcialidade o resultado era outro.

ANTONIO MOREIRA DO AMARAL

Nem no DATA-DA FOLHA, NEM GLOBOPE Serra ganha, imagine neste blog?

Helio Moreira Filho

neste caso eu nem perderei tempo, o resultado é 80% pra Dilma e 20% pro outro



28/05


2010

PT vai ao TSE contra programa do DEM

O PT vai entrar hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação contra o programa partidário do DEM exibido ontem à noite em cadeia nacional de rádio e televisão. De acordo com o Estado de S. Paulo,o PT decidiu recorrer à Justiça sob a alegação de que o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, não poderia ter estrelado o programa do DEM, partido ao qual não é filiado.

''Houve transgressão clara à lei. A Justiça Eleitoral não permite a aparição de alguém que não seja filiado ao partido no programa'', disse o secretário executivo do PT, deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP), que é um dos coordenadores da pré-campanha da petista Dilma Rousseff. ''Serra não é do DEM, portanto não poderia ter aparecido.''

Antes de o programa do DEM ser exibido, o PT chegou a acionar o TSE para tentar impedir a transmissão, mas o corregedor-geral eleitoral, Aldir Passarinho Junior, rejeitou o pedido alegando que não poderia fazer censura prévia ao programa partidário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/05


2010

Eduardo: "Não chamei Jarbas de velho"

             EXCLUSIVO

 

Em contato, há pouco, com este blogueiro, o governador Eduardo Campos (PSB) disse que, em nenhum momento, chamou Jarbas Vasconcelos (PMDB) de velho quando o tratou de senhor, ontem, no programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal. “O senhor foi de respeito, de consideração. Quem interpretou de forma diferente ou não entendeu ou quis fazer intriga”, observou.

 

Eduardo lembrou, também, que no passado, quando ainda assessorava o ex-governador Miguel Arraes, seu avô, Jarbas só o tratava de Dudu e até hoje, vez ou outra, só refere a ele assim. "Mesmo assim, não acho que Jarbas está sendo pejorativo ou querendo me provocar", disse.

 

Eduardo voltou a reafirmar que fará uma campanha de altíssimo nível, propositiva, sem agressões. “Longe de mim está qualquer intenção de baixaria. O povo não que saber de intriga, de agressão. Quer saber o que o governante pode fazer mais por ele. Voltou a dizer que o tempo de Jarbas já passou. Ele foi prefeito do Recife e governou o Estado por duas vezes, mas o povo não está com saudade do passado”, assinalou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JARBASTA, está esclerosado, está com psicose de velhice, pois Eduardo com muita educação o tratou de Senhor, agora se o chamasse de gatoro ele iria dizer que Eduardo estava faltando com respeito. Ninguém entende como lidar com o Senador.

Emanuel Fernandes

ELE É VELHO E CADUCO !

Luci Lins de Morais

Se Eduardo chamou Jarbas de velho, não mentiu. Ele é velho mesmo, o que não tira sua capacidade para governar o Estado. Velhice não é sinônimo de incapacidade, jamais!!

Pernambuco Verdade

Há um equívoco de Eduardo ao chamar Jarbas de velho, até porque, Dr. Arraes militou até o último momento de sua vida. E não era novinho!

Pernambuco Verdade

Há um equívoco de Eduardo ao chamar Jarbas de velho, até porque, Dr. Arraes militou até o último momento de sua vida. E não era novinho!



28/05


2010

Tucano reitera críticas feitas ao país vizinho

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, repetiu críticas à Bolívia durante visita ao 26.º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde,ontem, em Gramado, no Rio Grande do Sul.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Luci Lins de Morais

Se Serra disse o que escreveram nesse blog, ele está com toda razão, tudo o que disse é a mais pura verdade.

Paulo Robkstikeare

A verdade deve doer nos responsáveis pela pandemia de crack. Lulla é corresponsável e conivente com o governo do cocaleiro Evo.

Helio Moreira Filho

já pensou um homem intolerante desses governando o Brasil?...

Jonas C Holanda Junior

É a mais pura verdade: a Bolívia tem um narcogoverno! O pior disso tudo é esse governo tem seu caixa fornido com empréstimos generosissímos do BNDES. Ou seja: parte da cocaína hoje que mata nossa juventude é financiada com dinheiro do povo brasileiro.

JARBASTA

Tá perdido....



28/05


2010

Governador inaugura Escola Técnica

O governador Eduardo Campos inaugura esta manhã a Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos.A ETE de Goiana foi erguida em um terreno de 12 mil m² e tem 5.241 m² de área construída.São dois pavimentos e 12 salas de aula.Em Goiana, respeitando a vocação local, são oferecidos os cursos de Rede de Computação (do Eixo de Informação e Comunicação) e Hospedagem (Eixo de Hospitalidade e Lazer).

Em seguida ele participa da assinatura da Ordem de Serviço para pavimentação do acesso a Tejucupapo, na Praça da Praça de Atapuz, próximo a Igreja de São Benedito, Praia de Atapuz. A obra atender a antigo pleito da comunidade local, interligando-o ao município de Goiana, repercutindo inclusive no desenvolvimento do turismo da Mata Norte do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

josenildo de lima cordeiro

Das cidades de médias a grande porte só Belo Jardim é que vai ficar de fira das Escolas Ténicas.É lamentável!

Roberval Dias de Oliveira Sobrinho

Para os petistas sebosos qualquer desculpa serve, Casas Lux Ótica, só não enxerga quem quer.

milton tenorio pinto junior

...usar uma emissora pública é abuso demais...Não acha Batista???

Pedro Batista Filho

Caro Milton, infelizmente essa falta de respeito a lei eleitoral ñ é primazia de Eduardo ou qualquer outro candidato de esquerda ou direita, é só vc rever os programas partidários exibidos até aqui.

Raimundo Eleno dos Santos

Fazendo escolas técnicas,inaugurando UPAs e Hospitais e contratando mais policiais... Dudu está com a corda toda. Vale repeti-lo! - Jarbas, JÁ era!


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores