FMO janeiro 2020

12/03


2012

Quem paga o pato na educação?

É consenso entre a maioria dos países do mundo há mais de meio século que a educação é um direito inalienável, que proporciona aos cidadãos o conhecimento necessário para se viver com dignidade.

Nos governos Lula/Dilma ocorreram avanços, mas os resultados concretos ainda deixam muito a desejar. No ano passado, uma das melhores decisões do governo para a educação, foi a criação de um programa de intercâmbio técnico/cultural com universidades estrangeiras, como fazem nações desenvolvidas.

Em Pernambuco, a iniciativa das escolas de tempo integral e a prioridade dada, no Governo Eduardo Campos, ao Pacto pela Educação, são sinais que apontam para melhorias no futuro.

O pragmatismo administrativo e o oportunismo político no reconhecimento do piso nacional para os professores, apesar de pouco mais do que o auxílio alimentação da Magistratura, é um bom começo.

Mas, em realidade, nem sempre o que está escrito nas Constituições, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos discursos dos Governantes é definitivo.

Principalmente, quando a nossa maior luta é vencer o grande desafio da igualdade de oportunidades. A máxima do liberalismo e agora do socialismo democrático, na teoria é perfeita, mas, na prática é controversa.

Nesse sentido, a realidade tem mostrado que a escola não tem tido sucesso na luta contra as desigualdades, pois faz parte de uma sociedade profundamente desigual em suas origens. A íntegra deste artigo, de autoria do professor Carlos Alberto Fernandes, você confere no menu Opinião. Vale a pena!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

12/03


2012

Trio de peso lança livro sobre pesquisas eleitorais

Com a proximidade das eleições de outubro, o trio formado pelo doutor em Ciência Política, Adriano Oliveira, o PhD em Economia, Maurício Costa Romão e o mestre em Estatística, Carlos Gadelha, lança hoje, no Restaurante Manoel Bandeira, o livro “Eleições e Pesquisas Eleitorais - Desvendando a Caixa-Preta”. O objetivo dos autores é desvendar os meandros das pesquisas eleitorais, desde sua concepção à interpretação, passando pela realização dos trabalhos de campo. Para adquirir o volume é só acessar o site: http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22492


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

12/03


2012

PSOL escolhe músico para vice no Rio

Pré-candidato do PSOL à prefeitura do Rio, o deputado estadual Marcelo Freixo escolheu o músico Marcelo Yuka, do mesmo partido, como companheiro de chapa. Há doze anos, Yuka, na época baterista da banda O Rappa, foi baleado durante um assalto na Tijuca zona norte do Rio, onde mora, e ficou paraplégico. Em 2009, no mesmo bairro, foi atacado por assaltantes que tentaram roubar seu carro. Freixo pretende fazer campanha com participação da sociedade civil, aproximando-se de rádios comunitárias e movimentos sociais. "O Yuka representa muito bem tudo isso", afirmou ontem o deputado sobre o colega de chapa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

12/03


2012

Irmãs: Recife e Olinda festejam aniversário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As cidades irmãs Recife e Olinda comemoram hoje, 12 de março, 475 e 477 anos, respectivamente. Em ano de eleição, para celebrar a data, as cidades prepararam programações especiais, com direito a bolo gigante, apresentações artísticas, shows de cantores consagrados nacionalmente e anúncio de obras.

Em Olinda, a comemoração será marcada por dois momentos. No primeiro, o prefeito Renildo Calheiros sanciona a lei que cria a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas. No segundo, será anunciado um convênio entre a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a restauração do Cine Olinda, com investimento de R$ 2,17 milhões.

Já no Recife a festança acontece no Marco Zero, às 20h. A capital pernambucana recebe uma grande homenagem com show “Recife Encanto – Um canto de amor ao Recife”, com a participação de 29 artistas, entre eles: Luiza Possi, Emílio Santiago, Joelma e Chimbinha, além dos pernambucanos Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Maestro Forró, Josildo Sá, Ed Carlos, entre outros.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jackson Acioli de Souza Dias

Prezado Jornalista; a cidade de Olinda aniversaria, contudo os músicos não têm motivos para comemorar, pois até a presente data, a Prefeitura não pagou as tocatas realizadas pelas Orquestras de Frevo no Carnaval. É lamentável como a Gestão trata os artistas da cidade patrimônio.



12/03


2012

UGT homenageia mulheres sindicalistas na Alepe

A União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco (UGT/PE) homenageia, nesta segunda, às 14h, as mulheres sindicalistas do Estado. A solenidade acontece na Assembleia Legislativa e contará com a palestra sobre assedio moral e sexual ministrada pelo advogado especializado em direito medico e Trabalhista, Maximiano José Correa Maciel Neto. O evento terá a participação de políticos, lideranças sindicais e tem a previsão de receber aproximadamente 150 mulheres.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

12/03


2012

PCR lança pacote de valorização do Professor

O prefeito do Recife, João da Costa, lança hoje, às 11h, um “Pacote de Ações pela Valorização do Professor”. Na ocasião, o gestor dá as boas-vindas a representantes dos 650 Professores aprovados no último concurso público realizado pela PCR em janeiro deste ano. A solenidade será marcada pela entrega simbólica dos kits de livros destinados aos professores e às bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino, bem como das agendas do Ano Letivo Luiz Gonzaga para os educadores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/03


2012

A charge do dia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Na verdade não é pelo osso carnudo, é pelo COFRE GORDO! Olho grande é pouco!



12/03


2012

Ouça o programa Frente a Frente de sexta

 Se você perdeu o Frente a Frente de sexta, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádio, formada por 30 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/03


2012

Coluna da segunda-feira

        Marcado para morrer

O assassinato de Fabrício Amorim, irmão do ex-prefeito de Lagoa Grande, Robson Amorim (PSB), sábado passado, naquele município, a 713 km do Recife, reacendeu na população o temor de que o próprio Robson seja a próxima vítima.

Não é o primeiro aliado do ex-prefeito a ser morto sob encomenda de um grupo rival ligado à família Mirandiba. Há quatro anos, Robson Amorim, no exercício do cargo de prefeito, viu seu secretário de Agricultura ser assassinado em circunstâncias muito parecidas com as do seu irmão, ontem, e um ano depois dois agricultores integrantes do seu grupo político.

Com Patrício, portanto, já são quatro assassinatos. O que se sabe e ouve em Lagoa Grande, em qualquer esquina da cidade, é que Robson está na lista dos que serão mortos. “Ele próprio sabe, mas não toma nenhuma providência”, alerta um parente do ex-prefeito, apreensivo com o quadro sanguinolento que reina no município.

Após o sepultamento de Fabrício, no final da tarde de ontem, o ex-prefeito foi procurado por um enviado do governador Eduardo Campos (PSB). A conversa girou em torno da necessidade dele passar a andar com seguranças, mas recusou.

Mesmo assim, é possível que o governador o convoque para uma conversa, hoje, em Palácio. Afinal, além de filiado ao mesmo partido do governador, Robson lidera todas as pesquisas para prefeito em Lagoa Grande e isso desperta mais ira nos rivais e intranqüiliza a família Amorim.

NA ÁREA – Por pouco, o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, não presenciou a morte brutal e covarde de Fabrício Amorim em Lagoa Grande. Duas horas antes do assassinato, no centro da cidade, Ranilson esteve em Santa Maria da Boa Vista, município próximo, acompanhado do ex-prefeito Robson Amorim. O secretário deu carona a Robson até Lagoa Grande e quando chegou a Petrolina soube do crime. E regressou a Lagoa Grande para consolar o aliado.

Sem oligarquia - Depois de oito anos no poder, o prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB), quer implantar uma oligarquia no município ao escolher um sobrinho como candidato do seu grupo. O sentimento da população, no entanto, é de rejeição, fazendo de Carlinhos do Moinho (PSB), ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, o favorito na corrida municipal.

 

 

 

Fantasmas rondam o Senado - Levantamento do jornal O Globo mostra que dos 81 senadores, 25 continuam a empregar funcionários fantasmas e até cassados por compra de votos. Wellington Dias (PT-PI) abriu uma boquinha em seu gabinete para Higino Barbosa Filho, cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral em novembro de 2009 por abuso de poder econômico e captação irregular de votos.

A jóia encalhou - Elio Gaspari classificou como um mico o então ousado projeto de retomada da indústria naval brasileira. E ilustrou o seu artigo de ontem com a triste situação do navio “João Cândido”, no porto de Suape, lançado ao mar por Lula em 2010, mas encalhado com problemas de estrutura. Classifica o estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, como a “jóia da coroa da nova política de Lula”. 

PT com Renildo - Conforme previsto, o diretório do PT de Olinda decidiu, ontem, rejeitar a tese de candidatura própria em apoio à reeleição do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). Com isso, a legenda petista abre mão da disputa com a deputada Teresa Leitão, único nome no campo da oposição que teria condições de competir em igualdade de condições com o prefeito.

 

CURTAS  

VIOLÊNCIA– Para os políticos pernambucanos, o final de semana foi violento. Além do assassinato do irmão do ex-prefeito de Lagoa Grande, em São Joaquim do Monte, no Agreste, o vereador Genivaldo João da Silva, 45 anos, filiado ao PSD, foi assassinado a tiros. Há suspeita de motivação política.

VAIA – O governador Eduardo Campos (PSB) levou uma estrondosa vaia em Garanhuns quando anunciaram seu nome na inauguração da sede da  Câmara Municipal. Sinal de que a sua popularidade se arranha em função da intervenção que fez no município com a imposição da candidatura de Antônio João Dourado.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o governador Eduardo Campos vai romper o silêncio em relação às trapalhadas do seu aliado Antônio João Dourado em Garanhuns?

''A sabedoria é demasiadamente alta para o tolo, na porta não abrirá a sua boca''. (Provérbios 24:7)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Deomiro Silva dos Santos

Quero solidarizar-me com o amigo Robson Amorim pela violência que vem sofredo a sua família e grupo político na cidade de Lagoa Grande. Força amigo, fé em Deus, mais não deixe de tomar as providências terrenas para manter-se vivo para vencer as eleições e depois governar em beneficio do povo.

Tatiana Maria

O jornalista sulista está sendo realista. Samsung já no Estaleiro.... Ali não é lugar de se fazer política...

Josemar Franscisco

O povo de Garanhuns sabe o que quer, jamais aceitaria uma imposição tão vazia.

Carlos Batista dos Santos

Caro Magno, com relação a notícia sobre a elição em Carpina uma correção Carlinhos do Moinho será candidato pelo PSB. Meu abraço amigo.

José Carlos da Silva

Em relação as vaias que o Coronel DEDU recebeu em Garanhuns, acho que devida. Acho que seja em função da intromissão política sem saber ou consultar a vontade soberana daquele povo. Em Ipojuca não vai ser diferente, aqui é Miguel Sales, por que quereemos mudanças.



12/03


2012

Suape: Estado assume área gratuita de 545 hectares

 O governo de Pernambuco deve confirmar, nos próximos dias, o aforamento gratuito de uma área de 545 hectares do porto de Suape, no litoral sul do Estado.

Assim que for assinado o contrato, que já está pronto e foi aprovado pela Advocacia Geral da União (AGU), o executivo estadual passará a deter o domínio útil e perpétuo do terreno.

Na prática vai significar lucros milionários com a possibilidade de venda futura de lotes em um dos complexos portuários que mais crescem no país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha