FMO janeiro 2020

03/11


2009

Alô, Vertentes!

Hoje, estarei na cidade de Vertentes, no Agreste Setentrional, para uma palestra sobre blog, a nova mídia e a política. Será na Câmara de Vereadores do municipio às 19h30m. Aproveito para convidar os que gostam de mídia e uma boa prosa política.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima

03/11


2009

Coluna de hoje na Folha

               Dois vetos históricos

Uma rara esfinge ainda viva do núcleo do MDB autêntico e histórico pernambucano que combateu a ditadura, o ex-deputado Egydio Ferreira Lima fez um longo depoimento no livro “Provocações da memória”, do jornalista Ângelo Castelo Branco, sobre a conflituosa relação que teve com o ex-governador Miguel Arraes.

Segundo a narrativa, na qual ele próprio acha que, em alguns momentos, foi deselegante, revela ter sido vetado duas vezes pelo mito. A primeira em 1986, quando desejava presidir o MDB no Estado e Arraes indicou Fernando Correia, e quatro anos mais tarde, em 1990, quando tinha o apoio do partido para disputar uma das duas vagas ao Senado e o ex-governador escolheu Mansueto de Lavor.

Egydio revela, ainda, outro golpe: em 1990, ele Cristina Tavares e Fernando Lyra não foram reeleitos deputado federal porque Arraes, já filiado ao PSB, criou uma chapinha e elegeu candidatos com três mil votos. “Em relação a mim, ele teve um comportamento incorreto.

Temia minha ascensão. Sabia que eu ia crescer e poderia criar problemas para ele no futuro”, desabafa Egydio, para quem Arraes não tinha uma ideologia precisa. “Não sei qual seria sua ascensão se não tivesse havido o golpe militar”, acrescenta.

JARBAS X ARRAES – Visto como um jarbista histórico, Egydio traz ainda outro fato histórico aos dias atuais: em 1985, quando foi eleito prefeito do Recife pela primeira vez, Jarbas contrariou Arraes, que não queria sua candidatura. “Arraes não combateu Jarbas, mas fez tudo o que era possível para que ele não se candidatasse. Na época, já sem o MDB, Jarbas só conseguiu disputar porque, no último dia permitido para troca de partido, eu levei a ficha do PSB para Jarbas assinar na frente de Arraes”, conta.

Crime contra o cangaço - O movimento de ativistas homossexuais de Serra Talhada, responsável pela versão estilizada dos cangaceiros de Lampião, está com os dias contados: o vereador José Pereira de Souza (PT) apresentou projeto que torna crime contra o patrimônio público o uso pejorativo dos elementos culturais do cangaço.

Deboche com dias contados - A iniciativa do vereador de Serra Talhada tem lá suas razões: na recente passeata gay do município, o evento só virou notícia nacional porque o movimento Cangagay se vestiu de rosa e usou todos os elementos da indumentária do bando de Lampião. Até os cantis de metal que o rei do cangaço usava nas suas fugas da polícia pela caatinga ganharam a forma de cabaças cor-de-rosa. Puro deboche! 

Acredite se quiser - João Paulo nega que a sua festa de aniversário, hoje, no Clube Português, seja uma espécie de pré-largada da sua candidatura ao Senado. “Vamos fazer uma grande confraternização. Será um encontro com os amigos, os companheiros do PT e da base aliada do Governo”, diz.

Boa notícia - O prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), informa que o Estado e o município já licitaram a empresa que construirá o terminal dos toyoteiros, em Tiuma, uma promessa do governador Eduardo Campos quando da sua passagem por Bom Jardim e João Alfredo.

 

Curtas

AUSÊNCIA – As relações de João Paulo e João da Costa andam tão estremecidas que tem muita gente apostando que o prefeito não dará o ar da sua graça, hoje, na festa de aniversário do ex, a pedido do próprio João. As apostas estão valendo.

SURPRESA – Já o presidente Lula, que terá, hoje, no Recife, mais um compromisso oficial, desta feita na área de saúde, pode fazer uma surpresa a João Paulo e aparecer no Português de última hora. Lula faz pouso técnico no Recife rumo a Londres.

OBRAS – O prefeito de Vertentes, Romero Leal, regressou de Brasília, na semana passada, com a promessa de liberação de emendas federais para tocar obras no campo social. Parte dos recursos ele conseguiu com o senador Sérgio Guerra.

''O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça e conforne a integridade que há em mim''. (Salmos 7-8)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Felipe Ferreira Lima Lins Caldas

Arraes foi muito ingrato com aqueles que foram e deveriam continuar sendo seus grandes companheiros e aliados! Talvez, se não possuisse essa ingratidão e esse rancor perverso, teria sido mais do que um mito!

Jáder de Albuquerque Cordeiro

O povo de Serra é bom, devia escolher outro simbolo para representá-los, não um bando de criminosos da pior qualidade. Isso não é cultura, é apologia ao crime.

Gilberto Carvalho Moura

Siqueira, tu defendes essa cambada por motivos familiares e ignorancia. Eu estudei o assunto.

GILBERTO ANDRADE RODRIGUES

DR EGIDIO - PREFERIU JARBAS e o resultado foi a derrota eleitoral... assuma q jarbas lhe enganou com falsas promessas

Tudo mentira desse senhor Gulberto. Respeute a memória de Lampião, cabra safado!


Prefeitura do Ipojuca

03/11


2009

Lula e Dilma novamente no Recife hoje à tarde

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aporta, hoje, em Pernambuco pela sexta vez este ano. Entretanto, ao contrário das visitas anteriores,  o petista não deve participar de atos políticos. A visita será rápida e para participar de um evento na área de saúde. Mas nem por isso deixará de ter um tom político. Principalmente porque, ao lado de Lula estarão a ministra da Casa Civil e presidenciável Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Acompanhado dos ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Saúde, José Gomes Temporão; e da presidenciável Dilma Rousself (Casa Civil/PT), ele prestigia o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com Direito à Saúde. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e será realizado no Centro de Convenções de Olinda. Conforme a assessoria da Presidência da República, a visita terá apenas seis horas de duração, pois o presidente embarca, em seguida, para Londres, na Inglaterra.

Lula desembarca na Base Aérea do Recife, sendo recepcionado pelo govenador Eduardo Campos (PSB), por volta das 16h e segue direto para o Centro de Convenções. O congresso - que tem a proposta de organizar, estimular o debate e garantir visibilidade a questões que a comunidade considera prioritárias para a agenda nacional -, está marcado para começar às 17h. O presidente retorna à Base Aérea e deixa a cidade às 22h.

(Informações da Folha de Pernambuco - Gilberto Prazeres)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

ENGANO DE COLOCAÇÃO DESCULPE.

S. C. B. M.

MÃO ACREDITO QUE O PERNAMBUCANO VAI COLOCAR ESTE P A R A S I T A NO SENADO. NÃO EMPORCALHEM MAIS PERNAMBUCO DO QUE ESTA .

JARBASTA

Lula não emPACa candidatos, Lula EMPLACA candidatos.

jose carlos da silva

Quem sabe desta vez o lula e dudu façam uma visita ao HR.

Paulo Robkstikeare

Acho que agora o LuLLa emPACa o poste...


Banco de Alimentos

03/11


2009

Festa: João Paulo não tem como segurar; vão lançá-lo ao Senado

 A festa do aniversário de 57 anos do secretário de Articulação Regional do Estado, João Paulo (PT), que será realizada hoje no Clube Português do Recife, é tida - nos bastidores da tendência petista Campo de Esquerda Unificado (CEU) - como o ato que lançará extraoficialmente a sua candidatura ao Senado. O homenageado segue negando que a celebração tenha esse propósito, argumentando que a organização do evento ficou a cargo de amigos e que, por isso, desconhece o perfil da comemoração. Entretanto, pessoas ligadas a João Paulo afirmam que, na ocasião, será difícil conter o ímpeto de militantes petistas, que podem puxar um coro em prol de sua postulação à Casa Alta, como aconteceu em outros eventos recentes que contaram com a presença de João Paulo.

“Existe um desejo da militância, de pessoas que reconhecem o papel estratégico que o secretário tem em Pernambuco. Ele só discutirá a possibilidade de sua candidatura ao Senado no ano que vem, mas é difícil controlar essa vontade, que é constantemente expressada por onde João Paulo passa”, atestou a presidente do PT recifense, Karla Menezes, ressaltando que todos os aliados do ex-prefeito foram convidados para festa. (Folha de Pernambuco - Gilberto Prazeres)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

MÃO ACREDITO QUE O PERNAMBUCANO VAI COLOCAR ESTE P A R A S I T A NO SENADO. NÃO EMPORCALHEM MAIS PERNAMBUCO DO QUE ESTA .



03/11


2009

Cooperativa do MST corta madeira, vende e dinheiro desaparece

 Uma cooperativa do Movimento dos Sem-Terra (MST) cortou e vendeu cerca de 400 mil metros cúbicos de pinus no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras, no sudoeste paulista, informa o jornal O Estado de S.Paulo. Parte do dinheiro foi desviada. A quantidade de madeira cortada equivale à carga de 10 mil caminhões. Os recursos deveriam ter sido aplicados nos lotes. O rombo, que pode chegar a R$ 3 milhões, é investigado pelo Ministério Público Federal.

Impedido de derrubar outros 1,4 mil hectares de árvores, o MST abandonou os assentados. A região, no centro-oeste do Estado, é a mesma que os sem-terra querem transformar num grande polo de assentamentos da reforma agrária.

"Assim que tivemos a imissão de posse na área, em 2007, houve uma série de incêndios intencionais que estão sendo investigados pela Polícia Federal", contou o superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires da Silva. As chamas atingiram quase mil hectares do pinheiral. Há suspeita de que os próprios interessados teriam ateado fogo para apressar o corte raso do pinus.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

DEVEM TER ASSISTIDO Aulas COM OS PTralhas.

jose carlos da silva

Bota qualidade nisso. (RUIM PACAS)

Paulo Robkstikeare

Tudo gente da melhor qualidade...


Prefeitura de Serra Talhada

03/11


2009

Corrupção: ONGs em luta por renovação de 60% do Congresso

 A meta é ambiciosa: conseguir a renovação de 60% dos deputados e senadores do Congresso Nacional nas eleições de 2010. A um ano do pleito, as principais entidades civis de combate à corrupção do País começaram a trabalhar para barrar o maior número de candidatos com problemas na vida pregressa e tentar coibir fraudes e desvios na campanha.

Entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Transparência Brasil, Contas Abertas, Voto Consciente, Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), entre outras, se organizam para entrar nas eleições de 2010 com uma campanha massiva na internet para elevar a qualidade da representação parlamentar do País. Os trabalhos vão desde a seleção dos nomes dos candidatos com ficha suja, que já está sendo preparada, aos relatórios de desempenho da atividade legislativa dos que já ocupam cargos no Congresso, tabelas de gastos com verba indenizatória, quadro de doadores de campanha, emendas apresentadas ao Orçamento entre outras.

Considerada pelas organizações não-governamentais a principal ferramenta para a conquista de uma renovação recorde no Congresso, a campanha da ficha limpa - que prega a rejeição de voto para os políticos com processos na Justiça - será usada pela primeira vez para a escolha dos 513 deputados e 54 dos 81 senadores no próximo ano. A ideia é que, mesmo que não vire lei, a ficha suja sirva como filtro para escolha dos eleitos.(Informações de O Estado de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose carlos da silva

Muito dificil, porém possivel. Como barrar fichas sujas se o limpador tem 80% de aprovação?

Paulo Robkstikeare

É...lutar para entrar novos ladrões...


O Jornal do Poder

03/11


2009

Deputado aproveita nas bases minuto de fama como governador

 O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) vai aproveitar seu breve período como governador de São Paulo para visitar sua base eleitoral. Presidente da Assembleia Legislativa, ele assumiu ontem o cargo por conta das viagens de José Serra para a Turquia e do vice-governador, Alberto Goldman, para a Colômbia. Amanhã, último dia no posto, Munhoz percorrerá seis cidades que, somadas à capital, foram responsáveis por 60% dos 114 mil votos recebidos por ele em 2006.

''Além de fazer currículo, é uma demonstração de confiança, de proximidade de ideais com o governador'', disse Munhoz. ''Mas não estou imaginando candidatura agora.''

Viagens de interinos não são novidade. Em 1989, o deputado Paes de Andrade assumiu interinamente a Presidência, lotou o avião presidencial e foi a Mombaça (CE), seu berço político.(Informações da Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/11


2009

Programa Minha Casa, Minha Vida privilegia corretora sindical

 Uma corretora dirigida por sindicalistas da Caixa Econômica Federal, que são filiados ao PT e também doadores de candidatos a deputado e prefeito pelo partido, é a maior negociadora de seguros de entrega de obras do Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal lançado há sete meses. A Fenae Corretora é a única a ter acordo com a Caixa para a venda do seguro-garantia do programa habitacional -um negócio de milhões de reais. Empreiteiras e corretores ouvidos pela Folha afirmam haver um monopólio informal.

Construtoras que participam do programa são obrigadas a contratar um seguro para garantir a entrega das moradias, caso as próprias empreiteiras não cumpram o prometido.Duas seguradoras, Caixa Seguros e J Malucelli, dominam o mercado até o momento. A Fenae Corretora é quem faz a intermediação entre construtoras e seguradoras.

A Caixa diz que quaisquer seguradoras e corretoras podem participar e o mercado é livre. A Fenae afirma ser uma das mais experientes da área.
O Minha Casa, Minha Vida -que é uma das principais bandeiras da pré-campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Planalto- promete investir R$ 34 bilhões na construção de um milhão de casas populares. O valor a ser segurado é de 10% de cada obra.(Informações da Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ricardo Lima

Fenae é corretora exclusiva dos Lotéricos e agora dos Programas Sociais do Governo Federal, no próximo ano a comitiva de funcionários da Caixa que foram para França (esse ano) vai aumentar de 300 para 1000 e vão viajar a Europa toda. Cadê o CGU, TCU e o Ministério Público?

JARBASTA

Ôxe, mas segundo algumas almas apenadas que habitam esse blog, o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA é mentira, não existe, é enrolação, é campanha etc. e tal . Como é que está havendo privilégios se esse programa não existe?

Paulo Robkstikeare

"Meu roubo é minha vida". Com a cabeça enviesada dos petralhas daqui a pouco tem gente aqui defendendo o projeto. "sempre as zelite nun sei quê..."


Shopping Aragão

03/11


2009

Livro de Juanita contra seus irmãos Fidel e Raúl abala Cuba

As recém-publicadas memórias de Juanita Castro, livro em que a irmã mais nova dos líderes cubanos Fidel e Raúl Castro revela que trabalhou para a CIA na década de 1960, são ''uma operação comercial de mau gosto e baixo nível moral,'' afirmou nesta segunda-feira uma revista estatal da ilha.

Um artigo divulgado no site da revista La Jiribilla na Internet desqualifica o livro ''Mis hermanos Fidel y Raúl. La historia secreta'' como produto da ''indústria do anticastrismo em Miami.''

''Ninguém pode esperar revelações transcendentes, nem um fato político. Trata-se simplesmente de uma operação comercial de mau gosto e baixo nível moral,'' diz o artigo assinado por Jorge Gómez.

É a primeira reação na imprensa oficial cubana ao livro autobiográfico publicado na semana passada, no qual Juanita Castro conta como se desiludiu com o sistema comunista instalado por seus irmãos depois da revolução de 1959.

Juanita Castro, de 76 anos, revela que antes de asilar-se em Miami colaborou com a Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA, na sigla em inglês) e ajudou opositores do governo a escaparem de seu irmão.

''Se for correto (...) seria apenas mais uma entre milhares de cubanos que por presentes, dinheiro ou outras motivações, entre as quais pode estar incluído o ódio, os afãs de vingança e a intolerância trabalharam para a CIA,'' acrescenta o artigo.  (Informações da Agência Reuters)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Robkstikeare

Pela menos alguém que gosta de Cuba na família de Fidel...O facínora, matador e genocida.

magno bravo dantas

É provável que essa "irmã" de fidel tenha vivdo sob seus cuidados a vida toda. Essas ações lembram-me a música de Caetano Veloso - "Vaca Profana."



03/11


2009

Briga tucana: agora é com o departamento de marketing

 Os políticos tucanos pararam de trocar acusações sobre a divulgação da polêmica pesquisa patrocinada pelo ex-deputado e empresário Ronaldo Cezar Coelho sobre o grau de aceitação de uma chapa com José Serra na cabeça e Aécio Neves na vice.

O problema foi transferido para o departamento de marketing do PSDB, que agora se divide entre os que acusam o cientista político Antônio Lavareda e os que apontam o jornalista Luiz Gonzalez como responsável por levar a pesquisa aos jornais.

CENOGRAFIA

Ao mineiro Aécio Neves não convence essa tese. Tem absoluta certeza de que a pesquisa foi parar na imprensa pelas mãos de aliados de Serra que resolveram ignorar o acordo de cavalheiros firmado entre os governadores de São Paulo e Minas Gerais.

Pelo acerto, cada qual cuidaria de “segurar seus radicais” até a hora do entendimento oficial. Na perspectiva de Aécio, isso significa não ser tratado como coadjuvante no processo.

Daí a reação do mineiro pedindo, em tom de ultimato, uma decisão do partido até dezembro.              

Coluna de Dora Kramer


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Robkstikeare

Besteira. A chapa puro sangue está a léguas da petralha-doutora...hehehe



03/11


2009

Maioria pró Dilma no PMDB sob risco de ser superada

Do blog de Josias de Souza

 O PMDB traz pendurado no portal que mantém na internet um retrato de sua divisão. A fotografia tem a forma de uma enquete.

Os filiados do partido foram instados a se manifestar nos seguintes termos: “Nas eleições de 2010, para a Presidência da República, o PMDB deve:”

 

Eis o resultado:

 

Ter candidatura própria: 41,16% (1.873 votantes)

Apoiar candidatura do PT: 39,9% (1.816 votos)

Apoiar candidatura do PSDB: 13,29% (605)

Liberar as bases para apoiar quem quiserem: 5,65% (257)

 

Considerando-se esses dados, o partido ignorou a vontade de seus filiados ao firmar o pré-acordo de cúpula que prevê o apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT).

 

No cálculo mais açucarado, o apoio a Dilma perde para a candidatura própria por 41,16% a 39,9%. Empate técnico, dirão os mais otimistas.

 

A conta fica apimentada, porém, quando a opção por Dilma é confrontada com a soma das opiniões de todos os que disseram na sondagem que desejam coisa diferente.

 

Juntando-se os 41,16% da candidatura própria, os 13,29% de apoio ao PSDB e os 5,65% que preferem a liberação das bases, chega-se a 60,1%.

 

É nesse conjunto de números que se escora o presidente do PMDB-SP, Orestes Quércia, fechado com José Serra (PSDB), para dizer que o partido “não vai entregar a mercadoria” que sua cúpula promete a Lula.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Robkstikeare

Nem pagando o PT tem apoio para a doutora? Tá pior a coisa do que eu imaginava.

magno bravo dantas

Mesmo que o PMDB tenha candidatura própria o que vai acontecer com ele no segundo turno? - Vai a Serra ou vai a Dilma? É o mesmo que perguntar a gato se ele quer carne.



03/11


2009

De Jefferson a FHC e Guerra: ''''O homem é Aécio''''

 Após uma conversa reservada com o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), para saber qual o candidato ideal do PSDB a presidente, FHC e o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) terão a mesma conversa com o presidente do PTB, Roberto Jefferson.

 

                          É Aécio

 

Assim como o senador Francisco Dornelles, o ex-deputado Roberto Jefferson dirá a FHC e a Sérgio Guerra que seu tucano favorito a ser candidato a presidente é o governador mineiro, Aécio Neves.(Coluna de Cláudio Humberto)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JARBASTA

Agora o Roberto Jefferson é bom já que defende apoio ao PSDB. Muita hipocrisia dessa tucanalha.

Paulo Robkstikeare

Essa cacicada tem um medo de Serra que se pela. Previsível...



02/11


2009

Moradores de Bocaiúva vão às urnas decidir destino do cemitério

Os moradores de Bocaiúva, terra de nomes conhecidos nacionalmente como o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o ex-vice-presidente da República José Maria Alkimin, vão às urnas neste mês. Mas não é para a escolha de algum ocupante de cargo eletivo. A população do município de 44,3 mil habitantes participará de um plebiscito para definir uma polêmica: transfere ou não um cemitério do centro da cidade, informou o Correio Braziliense.

Inaugurado na década de 1930, o Cemitério do Bonfim foi desativado há mais de 20 anos, quando os sepultamentos passaram a ser feitos em outro local (Parque Santa Lucia). Mas os túmulos antigos continuaram no endereço velho. Este ano, a prefeitura sinalizou com a proposta de acabar de vez com o Cemitério do Bonfim e fazer a transferência de todos os restos mortais para o Santa Lúcia. Houve reação por parte de alguns moradores. Alegaram que o fim do cemitério seria um desrespeito ao entes ali enterrados. Por isso, o prefeito da cidade, José Ricardo Veloso (PSDB), optou pelo plebiscito, marcado para 22, 23 e 24 de novembro.

De acordo com as regras, para ter validade a consulta deverá contar com a participação mínima de 5% do eleitorado de Bocaiúva (que tem cerca de 26 mil eleitores) e serão postas urnas em diversas partes da cidade. "De fato, trata-se de uma questão polêmica, pois mexe com os entes queridos das população. Optamos pelo plebiscito porque entendemos que é uma coisa altamente democrática", explica o prefeito Ricardo Veloso. Ele reafirmou que sua vontade é transferir o cemitério, para que o espaço no centro da cidade seja aproveitado para a construção de uma praça ou outro espaço público. Mesmo assim, não vai fazer campanha pelo "sim".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores