FMO janeiro 2020

22/05


2020

O plano de vexame vitalício dos deputados distritais

Por Hylda Cavalcanti – Jornal de Brasília

Em algum momento, a pandemia da covid-19 vai passar. E os atuais deputados distritais poderão ficar tranquilos quanto à sua saúde. Em votação na calada da noite de quarta-feira (20), eles aprovaram alteração que torna vitalício seus planos de saúde. Assim, mesmo quando deixarem de ser deputados, eles continuarão tendo atendimento médico de qualidade. A votação aconteceu neste momento, em que o DF e as demais unidades da Federação lutam para evitar que a saúde pública entre em colapso diante do desafio do combate ao novo coronavírus.

Depois de muita polêmica, numa votação de última hora, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, com votos favoráveis de 16 dos 24 parlamentares e seis abstenções, a alteração do fundo de saúde da Casa, intitulado Fundo de Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da CLDF (Fascal). A mudança permitirá que ex-deputados distritais e ex-assessores comissionados continuem tendo direito ao fundo.

Benefício vitalício

No caso dos ex-deputados, o benefício será vitalício. Já no caso dos ex-servidores comissionados, a regra valerá por um ano e somente para aqueles que forem demitidos a partir de dezembro deste ano. Além de garantirem acesso a um bom plano, estas pessoas também conseguiram o privilégio de, mesmo fora da CLDF, pagar um valor mensal bem menor do que o exigido por programas privados semelhantes de assistência à Saúde oferecidos pelo mercado.

A votação foi realizada durante a noite, praticamente no final da sessão remota da CLDF. Irritou muita gente – entre políticos, analistas econômicos, representantes do GDF e servidores – porque o projeto não estava na pauta da sessão remota.

O texto aprovado referente ao Fascal é um projeto de Resolução, de autoria do vice-presidente da Câmara distrital, o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos). A ampliação do direito ao benefício para os ex-deputados foi feita por meio de uma emenda substitutiva. O Fascal é mantido por recursos da própria CLDF, com percentual de 6% da receita total repassada anualmente ao Legislativo.

O fundo atende hoje, no total, 5.300 pessoas, entre servidores e deputados, que pagam mensalmente valores entre R$ 38 e R$ 744 pelo benefício – valor cobrado a partir da faixa etária de cada um e da remuneração percebida.

Requerimento para uma nova votação

A partir do texto aprovado ontem, o fundo, que é mantido com 6% do total do orçamento anual repassado pelo GDF ao Legislativo distrital, terá o valor de manutenção mantido também pelos associados inscritos. Para isso, cada associado deverá pagar 20% do valor total destinado como benefício para ele em procedimentos normais.

Além disso, nos casos de procedimentos realizados e em clínicas de alto custo, a contribuição passa a ser de 50% do valor do plano. E em caso de despesas odontológicas, de 44%.

No caso de ex-servidores comissionados, só terão direito a participar do Fascal quem for exonerado após 31 de dezembro de 2020. E quem não quitar as mensalidades do plano de saúde será inscrito na dívida ativa do Distrito Federal.

O deputado Delmasso, que não quis dar entrevistas, afirmou, por meio de nota da vice-presidência da Câmara, que “o novo regulamento aprovado para o Fascal visa modernizar o modelo de gestão administrativa e atualizar a política de assistência à saúde dos servidores e deputados”.

A nota argumenta ainda que as novas regras contribuirão para “redução de custos, dos aportes pelo poder público e aumento das receitas trazendo reequilíbrio financeiro ao plano”.

Mas apesar das justificativas de Delmasso, deputados distritais reclamam e alguns prometem mesmo entrar com medidas judiciais para anular a sessão e reverter a aprovação.

O deputado Leandro Grass (Rede) apresentou ontem requerimento pedindo nova votação.

A deputada Júlia Lucy (Novo) inicialmente votou a favor do projeto. Depois, pediu que seu voto fosse alterado. Ela disse que se confundiu.

Argumentou ainda que a votação aconteceu em “total desconformidade com o regimento interno da CLDF”.

Segundo contou a parlamentar, o projeto original visava o equilíbrio orçamentário e financeiro do plano e previa reajuste de mensalidades, mas teria sido desvirtuado.

Votaram a favor do plano de saúde vitalício:

Claudio Abrantes (PDT); Daniel Donizet (PSDB); Delegado Fernando Fernandes (Pros); Delmasso (Republicanos); Eduardo Pedrosa (PTC); Hermeto (MDB); Iolando (PSC); Jaqueline Silva (PTB); José Gomes (PSB); Martins Machado (Republicanos); Rafael Prudente (MDB); Reginaldo Sardinha (Avante); Robério Negreiros (PSD); Roosevelt Vilella (PSB), e Valdelino Barcelos (PP). Júlia Lucy (Novo) votou inicialmente a favor, mas pediu para mudar seu voto. Abstiveram-se Reginaldo Veras (PDT); Leandro Grass (Rede); Chico Vigilante (PT); Arlete Sampaio (PT); João Cardoso (Avante), e Fabio Felix (Psol). Estavam ausentes Jorge Vianna (Podemos) e Agaciel Maia (PL).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima

22/05


2020

Mais uma resposta agressiva da delegada

Sr Magno,

Impressiona a quantidade de matérias, quase diárias, em seu blog, a meu respeito. Vejo muitas pessoas lhe questionando, inclusive, se trata-se de uma perseguição gratuita ou com finalidades eleitorais, ou mesmo se o senhor perdeu o profissionalismo de outrora, quando, no passado, produzia matérias de conteúdos relevantes e de forma imparcial.

Eu também me questiono sobre isso, afinal, até uma simples resposta minha a algum seguidor vira matéria em seu blog.

Não posso deixar de lhe agradecer pela incansável e sistemática divulgação de meu nome. Toda vez que o senhor me ataca gratuitamente desperta nas pessoas que não me conhecem a curiosidade e o interesse de saber mais sobre a pré-candidata que é diariamente mencionada. E, com isso, eu avanço e o senhor se coloca, cada vez mais, na deprimente condição de ter seu profissionalismo e sua ética questionados não só por mim, mas por muitos de seus próprios seguidores.

Então sugiro que gaste seu tempo com pautas mais úteis ao invés replicar minhas postagens e comentários, fazendo do seu blog um depósito de maledicências e um campo de batalha para as suas questões pessoais.

Delegada Patrícia Domingos - pré-candidata à prefeitura do Recife pelo Podemos

NOTA DO BLOG

Em relação aos ataques da senhora delegada, só um detalhe: na condição de pré-candidata à prefeita do Recife, o único meio de comunicação que ela tem usado é o seu Instagram. É de lá que extraio suas informações, já que os demais candidatos, ao contrário dela, estão no enfrentamento diário aos desmandos na gestão do socialismo de mentirinha do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

PREPAREM A PIPOCA CELSO DE MELLO AUTORIZOU A DIVULGAÇÃO NA ÍNTEGRA DO VÍDEO 17 HS.

Fernandes

Grande Magno Martins, jornalista íntegro imparcial.


Prefeitura do Ipojuca

22/05


2020

Cadê o Lafepe?

Tive informações de que o laboratório do Lafepe teria condições de produzir em alta escala alguns dos medicamentos que têm sido usados no tratamento da Covid-19, como a Ivermectina e o Hidroxicloroquina.

Seria uma saída para o Governo do Estado ajudar os segmentos mais pobres da população a ter acesso a medicação quando necessário. Mesmo com a questão envolvendo as patentes, poderia o Governo buscar um acordo para fabricação desses medicamentos.

Já que se conseguiu formas de gastar centenas de milhões em compras sem licitação para o COVID 19, por que não ter uma solução caseira de socorro à população usando um laboratório produção de ponta como o Lafepe?

O laboratório só produz, hoje, antirretrovirais (medicamentos para quem tem AIDS) e alguns medicamentos controlados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

arnaldo luciano da luz alencar ferreira

Não sei as outras cidades mais em Salgueiro a FARMÁCIA do Governo do Estado fechou as portas já a alguns dias é Salgueiro mais uma fez sendo desprezado pelo Estado.


Banco de Alimentos

22/05


2020

A live com Rodrigo Maia também está no YouTube

Para você que perdeu a live com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), ontem, pelo Instagram deste blog, disponibilizamos ela na íntegra no YouTube. Para você fazer parte do nosso canal e ter acesso aos nossos vídeos exclusivos, basta se inscrever na página neste link: https://www.youtube.com/channel/UC_gzGPPDJaD1OGke7nWs2ng


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/05


2020

Morre ex-prefeito de Feira Nova

Faleceu, hoje, o-ex prefeito da cidade de Feira Nova, Jairo Gonzaga. Ele estava internado no hospital Dom Hélder Câmara, lutando contra a Covid-19. Jairo exerceu vários mandatos no município e era uma referência política na região.

Jairo era filiado ao MDB, foi vereador de Feira Nova por dois mandatos e também presidente da Câmara dos Vereadores. Disputou a Prefeitura de Feira Nova pela primeira vez em 1996 quando perdeu, mas concorreu novamente em 2000 e se elegeu, sendo reeleito em 2004. Jairo deixa viúva e seis filhos.

Segundo Boletim médico, o ex-prefeito já estava curado da Covid-19, mas devido a uma infecção hospitalar generalizada ele não resistiu e chegou a falecer.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

22/05


2020

Serra: Prefeitura vistoria leitos para pacientes com Covid

O prefeito Luciano Duque e a secretária de Saúde, Márcia Conrado, visitaram as instalações dos leitos de retaguarda que foram contratados pelo município com a Casa de Saúde Clotilde Souto Maior para atender pacientes de Covid-19

Nesta primeira etapa, são 31 leitos de retaguarda disponíveis para atender pacientes de Covid-19 no período de recuperação da doença. “Estamos fiscalizando, olhando atentamente os leitos que foram contratualizados pelo município com a Casa de Saúde Clotilde Souto Maior. Serão 31 leitos oferecidos aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, mais uma ação no cuidado com a população de Serra Talhada”, comentou a secretária Márcia Conrado durante a visita, que aconteceu ontem.

O prefeito Luciano Duque enfatizou a importância dos leitos contratados e agradeceu à Casa de Saúde pela parceria firmada com o município. “Hoje fizemos uma visita aos leitos de retaguarda, a primeira etapa que aprontamos em parceria com a Casa de Saúde, dando uma resposta à sociedade de que o município tem feito a sua parte. Agradeço ao doutor Luis Leite por essa parceria importante que a gente está fazendo, onde os pacientes que saírem do Hospital Geral do Sertão serão cuidados aqui por uma equipe multidisciplinar, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

22/05


2020

PCR recebe respiradores pagando mais que o dobro

A Prefeitura do Recife conseguiu uma liminar para busca e apreensão de 50 respiradores, comprados e não entregues dentro do prazo. A busca chegou, na realidade, a ser feita, mas não efetivada com êxito.

Tais respiradores foram comprados à empresa LifeMed, pelo valor de R$ 47 mil a unidade. Mais adiante, a Prefeitura fechou um acordo com a mesma empresa para entrega dos respiradores, mas por um valor bem mais elevado, de R$ 106 mil reais cada.

Por que premiar com aumento de mais de 50% de acréscimo uma empresa, que não cumpre o contrato e uma decisão judicial de busca e apreensão? É o que todo cidadão recifense quer saber e precisa de explicações. Os órgãos de controle estão sendo convocados a investigar também esse caso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

E dai?

Sérgio Ricardo Claudino Patriota

Geraldo fazendo o pé de meia para os filhos, por que o dele ele já assaltou. DESGRAÇADO!



22/05


2020

No túnel do tempo

Eduardo Campo na campanha para prefeito do Recife em 1992, ao lado do policial federal João Evangelista, responsável pela área de segurança. O registro é de uma caminhada na periferia e faz parte do acervo histórico de Evangelista, profissional competente, amigo e leal à família Arraes, tendo trabalhado também com Miguel Arraes.

Agente da PF, Evangelista não poderia ser requisitado para a campanha. A forma encontrada na época foi a de se lançar candidato a vereador e assim, fiel ao grupo, se submeteu às regras do jogo. Nesta eleição, a primeira majoritária de Eduardo, Jarbas Vasconcelos foi eleito prefeito do Recife e Eduardo saiu como lanterninha, atrás até de Nilton Carneiro.

Mas Evangelista mostrou que tem personalidade e lealdade. Que o diga Ana Arraes, ministra do TCU, com quem trabalhou também e por ela foi indicado para a Fundação Joaquim Nabuco. Na verdade, o agente foi literalmente abandonado pelo deputado João Campos, a quem deu todo sangue na campanha de 2018.

Se você tem uma foto histórica no fundo do baú dos seus arquivos nos envie para postar neste quadro pelo e-mail magnomartinsf@gmail.com ou pelo telefone (81) 9.8222-4888.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão

22/05


2020

Tabira esclarece uso dos oito jeeps

Caro Magno,

Houve um equívoco na sua postagem sobre a remessa dos Renegades para Tabira. Não vou e não posso usar as viaturas em outras secretarias. Veja como se dará a distribuição abaixo.

O Grupamento de Trânsito-GTRAN utilizará 03 (três) viaturas nos bloqueios que estão sendo feitos nas Barreiras Sanitárias.

O Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal-ROMU receberá 01 (uma) viatura e o Grupamento da Ronda de Apoio ao Cidadão-RONDAC receberá 01 (uma).

Outra será destinada a Patrulha Maria da Penha e uma a Patrulha Escolar. A oitava viatura fará os serviços administrativos do Centro de Monitoramento e Comando da Guarda Municipal de Tabira.

Atenciosamente,

Sebastião Dias

Prefeito de Tabira


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/05


2020

Mendonça vê escândalo na compra de respiradores


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/05


2020

Chuva de Renegad no lugar de ambulâncias no Sertão

Em meio à pandemia do coronavírus, que avança pelo Interior do Brasil, os municípios nordestinos estão ganhando confortáveis jeeps Renegade da Fiat, de manutenção caríssima, para reforçar as guardas municipais quando o necessário neste momento seriam ambulâncias. Em Tabira, a 400 km do Recife, a dosagem foi exagerada.

Conforme atesta o vídeo, o município recebeu oito unidades da marca para a Guarda Municipal. Tabira tem pouco mais de 20 mil habitantes, menor que Afogados da Ingazeira, com 40 mil habitantes, mas recebeu o dobro. O prefeito Sebastião Dias (sem partido) admite que o município não tem como manter oito jeeps, mas disse que se devolvesse seria um escândalo maior. Os carros foram doados ao município por meio de emenda coletiva da bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados.

"Isso vem de 2014, quando mostramos ao Governo que temos no Sertão a Guarda mais organizada, mas não esperava tanto carro assim", disse o prefeito, que é um dos maiores poetas do repente nordestino. Ele disse que a GM, com 32 funcionários, já dispõe de duas viaturas e que vai usar a nova frota em outras secretarias e nos bloqueios do isolamento social que Tabira criou para evitar a disseminação da Covid-19.

A aquisição dos veículos, segundo Sebastião, foi através do Ministério da Justiça e Segurança e por meio da indicação dos parlamentares Armando Monteiro, Humberto Costa, Ricardo Teobaldo, Gonzaga Patriota, Tadeu Alencar, João Fernando Coutinho, Pastor Eurico e Renildo Calheiros.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wildes Jackson Lopes

A entrevista com o presidente da Câmara revela uma liderança consciente das prerrogativas do cargo, e inclui estar ciente das atribuições dos outros poderes, é uma certa proeminência do executivo, por lidar com as questões diretamente relacionada com o dia a dia das pessoas. Não se trata de apreciar a prática parlamentar, mas o feiche de atribuição do chefe de poder, no caso o legislativo.Nesse caso, não cabe retoque á atuação de Rodrigo Maia. Já para o jornalismo e imprensa regional, a entrevista revela um repórter competente e cada vez mais protagonista na crônica jornalística regional. Parabéns, Magno, pela ousadia que lhe é companheira na condução do seu trabalho jornalístico. alistico


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores