FMO janeiro 2020

31/05


2020

Vertentes é exemplo contra Covid-19, destaca Leal

O prefeito de Vertentes, Romero Leal (PSDB), exalta o fato de a cidade não ter nenhuma morte em decorrência do novo coronavírus. Segundo o gestor, o município do Agreste Setentrional também não registra internados pela doença. "Para nossa felicidade, todas as pessoas estão sendo tratadas nos seus domicílios", destaca.

De acordo com Leal, testes rápidos estão sendo feitos, assim como outras ações de monitoramento. No vídeo, ele também fala sobre o cuidado com os recursos para enfrentar a doença.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detra maio 2020 CRLV

31/05


2020

A ponte da Grest Western

Por Paulinho Muniz*

Trazida pelos ingleses da Great Western lá no início do século 20. A ponte veio do Reino Unido de navio, totalmente desmontada. 

O Trem dos ingleses não trouxe e nem levou somente passageiros. Trouxe o progresso e  desenvolvimento. Mesmo antes da inauguração da Estação Sanharó, em novembro 1906, a construção da via férrea é um tema à parte no progresso da então Vila Sanharó, lá atrás, bem no início do século XX. Conta-se com orgulho que a então vila recebeu por 03 anos, passageiros oriundos de Pesqueira, da Vila Rio Branco que antecedeu Arcoverde, da Lagoa de Baixo - Sertânia, dos pajeuzenses e centenas de outros sertanejos que encurtavam a viagem à capital, pegando o trem em Sanharó.

Décadas depois, o industrial Jurandir de Brito, da Fábrica Peixe, assíduo frequentar da boemia sanharoense, rotulou o distrito, como "sala de visitas de Pesqueira", tal a comunicabilidade e afetividade dos sanharoenses com os visitantes.

Alguns nativos da vila tornaram-se fornecedores de dormentes e montaram boas estrutruras que envolviam animas para tracionar madeiras, numa logística difícil, já que árvores eram cortadas em muitos lugares diferentes, inclusive em serras íngrimes, segundo conta ZeNilson Fernandes, uma enciclopédia viva da história sanharoense. Seu avô Manoel Fernandes Bezerra. Antonio Rodrigues de Freitas - Toinho Rodrigues, entre outros,  são citados dentre os maiores fornecedores. Montaram uma companhia de jumentos, para tal finalidade.

Outros dois consultores da nossa história, em especial da chegada do trem, José Carlos Leite - Carrinho vereador e Paulinho Foerster - Paulo José Elias Foerster, vêm ao longo do tempo, contribuindo para que essa e outras histórias não pereçam. 

A Ponte, tema central dessa crônica tornou-se um acervo monumental e integrou-se à história da vila, do distrito e da cidade. Há uma enorme acervo de fotos espalhadas entre os habitantes. Particularmente, lembro das tardes domingueiras quando meu pai - Paulo Muniz, me levava ao campo pra assistir as memoráveis partidas do nosso Grêmio Lítero Esportivo. Segurava a minha mão para que eu caminhasse sobre os dormentes, confiante que àquela mão jamais me soltaria.

Muitos de nós relebram quando foi construída a passarela para pedestres. Um alívio, principalmente para os moradores da Barão de Buíque e da Rua 7 de Setembro, Severo Silvano e o Sítio das Moças.

Nas temporárias cheais do Ipojuca, ela servia de transpolim, para os saltos dos banhistas afoitos que se jogavam de ponta cabeça das suas altas varandas. Era um exibicionismo apreciado por muitos, em especial das jovens que apreciavam o feito.

O tempo, sem ele, encarregou-se de danificar a ponte prateada, tal como fosse de alumínio. A última intervenção de manutenção, aconteceu nos anos 60, portanto, há mais de cinquenta longos anos. As intempéries da natureza se encarregaram de danificá-la. A pronfundas fendas onde a ferrugem adentrou, formando feridas quase que fatais. 

A Grest Western dos ingleses, repassou-a para a União através da Rede Ferroviária Federal que, por conseguinte, regionalizou-a para a Rede Ferroviária do Nordeste, até que a burocracia governamental sepultou-a numa reparticão qualquer que destinou-o todo o patrimônio ao perverso abandono.

O filme da história da Ponte Férrea de Sanharó está no seu epílogo. Triste epílogo! Não há responsáveis para assumir à sua recuperação. Não há ente governamental que chame para si, à recuperação física do monumento. Há sim: um fim trágico, previsto para proximamente quando a velha e abandonada ponte sucumbir de vez, sobre o leito do não menos agredido Rio Ipojuca.

*Editor do Blog do Abelhudo


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima

31/05


2020

Morte de Padre Henrique completa 51 anos

A morte de Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, o Padre Henrique, completa 51 anos este mês. Jovem, poliglota e ordenado padre havia três anos e cinco meses, ele era auxiliar do então arcebispo Dom Helder Câmara (1909-1999) na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Padre Henrique tinha apenas 28 anos de idade quando foi sequestrado, torturado e assassinado, na capital pernambucana, em 27 de maio de 1969. Por 45 anos, sua morte foi tratada como crime comum pela polícia. Apenas em 2014, a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara conseguiu provar que o crime teve motivação política, com o envolvimento de agentes do Estado e civis integrantes da extrema-direita, como consta em relatório elaborado e divulgado pela equipe que participou do trabalho.

Os documentos reunidos pela Comissão da Verdade, que derrubam a tese do crime comum, como atestou a polícia à época, foram digitalizados pela Companhia Editora de Pernambuco e estão disponíveis para leitura no Acervo Cepe (www.acervocepe.com.br), gratuitamente, há cinco anos.

No portal há duas seções exclusivas sobre a morte de Padre Henrique. Uma delas traz o relatório oficial do assassinato, produzido pela Comissão da Verdade, com 117 imagens, que também contém relatório da Comissão Judiciária de Inquérito criada pelo Governo do Estado para apurar o crime, transcrição de escutas telefônicas e documentos confidenciais do Serviço Nacional de Informações (SNI).

A segunda seção preserva o prontuário de Padre Henrique, composto de recortes de jornais, correspondências, panfletos, relatórios, declarações, entre outros. “Temos 12 tipos de documentos e aproximadamente 300 imagens no prontuário”, informa o superintendente de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos da Cepe, Igor Burgos.

Também estão disponíveis nessas seções fotografias do religioso registros da missa de corpo presente e do cortejo que acompanhou o caixão da Igreja do Espinheiro (Zona Norte) ao Cemitério da Várzea (Zona Oeste), com a participação de padres e estudantes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura do Ipojuca

31/05


2020

Cabo entrega cartão alimentação para estudantes

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começou a distribuir, neste final de semana, 18.613 cartões alimentação para alunos da rede pública municipal. A entrega está sendo feita nas casas dos estudantes. “Queremos garantir que esse benefício chegará até os nossos alunos, mas também queremos que essas pessoas não se glomerem nas escolas, ficando expostas à contaminação pelo coronavírus. Por isso, decidimos levar até as residêncas dos alunos”, ressaltou o prefeito Lula Cabral.

Os mais de 18 mil cartões alimentação irão beneficiar 25 mil alunos que estão com o cadastro atualizado. Aos alunos de até 17 anos, o cartão será entregue ao responsável que consta no documento de matrícula. O valor é de R$ 46 por estudante. Para famílias com mais de um aluno na rede municipal, o responsável receberá, em um mesmo cartão, o valor correspondente. O Cabo tem 32 mil estudantes matriculados na rede municipal. Os alunos com idade igual ou superior a 18 anos poderão receber seu cartão alimentação.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Fátima Almeida, as famílias que não receberem em suas casas deverão procurar a escola onde o filho está matriculado, portando um documento de identificação a partir da próxima quinta-feira (04). Ainda, segundo a secretária, alguns alunos tiveram divergência de endereço, o que pode acarretar atraso no recebimento do cartão alimentação.

A distribuição contou com o apoio de equipes da Secretaria de Programas Sociais, Secretaria de Governo, Secretaria de Esporte e Juventude, além da equipe de Educação, que começou a entrega pelos alunos matriculados nas escolas: Aristheu Figueiredo, Vereador João Ciríaco, Centro educacional Infantil Charneca I e II, Estreliano Souza Leão, Professor José Pantaleão Dutra Jr. e Padre Antônio Melo Costa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


31/05


2020

Policial aponta fuzil para manifestante no Rio

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Uma imagem veiculada, há pouco, na GloboNews mostra um policial apontando um fuzil para um manifestante no Rio de Janeiro. O impressionante registro foi feito por um cinegrafista da emissora. Hoje, houve um protesto contra operações violentas em favelas da capital fluminense.

Intitulado "Vidas negras importam", à semelhança da onda de manifestações que move os EUA, o ato foi convocado pelas redes sociais e teve como destino o Palácio da Guanabara.

O protesto foi encerrado pelos organizadores às 16h30, mas alguns manifestantes chegaram depois e a polícia reagiu com bombas e balas de borracha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Torcidas de futebol se unem em defesa da democracia e contra o fascismo. Fora Bozonaro.

marcos

Mostra pra seu Beto essa foto e pergunta se é ditadura?


Banco de Alimentos

31/05


2020

Não estamos em 1964

Por Beto Albuquerque*

Não estamos em 1964! A imprensa séria, livre e democrática não vai apoiar golpe de estado, nem as forças armadas estarão unidas nesta atrocidade autoritária contra a liberdade, os governos estaduais não entrarão nesta onda antidemocrática como em 64.

Há 32 anos conquistamos a liberdade. Hoje 70% do povo brasileiro não está nessa! Beira o ridículo um governo eleito pregar ou desejar um golpe militar! 

Afinal, o primeiro a ser deposto é o próprio presidente! 

Em 2020, a sociedade livre não vai mais na conversa fiada da proteção a família e contra o comunismo!

*Vice-presidente de Relações Governamentais do PSB


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Torcidas de futebol se unem em defesa da democracia e contra o fascismo. Fora Bozonaro.

marcos

Ô seu Beto, vá tomar banho na praia de boa viagem, pra vê se estamos em uma Ditadura do PSB ou não!


Prefeitura de Serra Talhada

31/05


2020

O legado do meu pai

Prezado jornalista Magno Martins,

Quero externalizar meu contentamento com o artigo intitulado "Uchoa e a imprensa", publicado no seu blog na manhã deste domingo.

Nele, o nobre jornalista revisita a biografia e o legado deixado pelo meu pai, o saudoso deputado e ex- presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, bem como sua relação com os meios de comunicação.

Como bem disse no texto, ele era apaixonado pela atividade política. Deixou como principal marca, o fato de ter exercido cargos nos três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo).

A modernização do prédio da Assembleia Legislativa soma-se à capacidade de diálogo e entendimento com seus pares, os demais poderes e à sociedade civil.

Como já havia dito em outra oportunidade, Dr Guilherme nutria por você muita admiração e respeito. Enche- me de alegria saber que a recíproca também era verdadeira.

Em relação ao convívio dele com a mídia, realmente foi marcado por altos e baixos. Mas uma coisa é certa: ele sempre teve a grandeza de lidar com o contraditório, e compreender o papel reservado à imprensa.

Por essas e por outras, soube escrever o seu nome na história de Pernambuco.

Guilherme Uchoa Júnior, deputado e segundo vice-presidente da Alepe


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

31/05


2020

Retórica do PSB vira pó

O discurso de perseguição política do PSB de Pernambuco pelas investigações de irregularidades da Prefeitura do Recife na compra de respiradores fica ainda mais sem pé nem cabeça quando olhamos para outros Estados do País, que tiveram os seus secretários de saúde afastados e até mesmo governadores alvos de pedidos de impeachment pelas assembleias legislativas estaduais. 

Em Santa Catarina, o secretário de saúde, Helton Zeferino, pediu exoneração do cargo por estar sendo investigado pela Polícia Civil, Ministério Público e Assembleia Legislativa. O motivo foi a suspeita de irregularidades nas compras sem licitação de 200 respiradores pulmonares por R$ 33 milhões. O Governador do Estado, Carlos Moisés, é do PSL. 

No Amazonas, um pedido de impeachment foi aberto pela Assembleia Legislativa contra o governador Wilson Miranda Lima, do PSC, após o Governo do Estado ter comprado respiradores a uma loja de vinhos. A compra também está sendo investigada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Em Roraima, o pagamento antecipado de contrato para aquisição de respiradores provocou a queda do secretário de Saúde, Francisco Monteiro. O Estado é governado por Antonio Denarium, do PSL. Pedidos de impeachment contra o governador também já foram protocolados na Assembleia Legislativa local.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Todo mundo sabe que o PSB Rouba até pano de pereba, agora Geraldo Júlio merece Aníbal Bruno ao invés do Cotel, o cara é descarado. Comprar respirador pra porco e usar no povo do Recife é Foda, usa na tua mãe Ladrão!


Shopping Aragão

31/05


2020

Confronto entre PM e manifestantes em SP

Em São Paulo, um ato convocado por torcidas uniformizadas resultou em confusão, na tarde de hoje. Houve confronto com a Polícia Militar, que utilizou bombas e balas de borracha para dispersar os manifestantes na Avenida Paulista.

O ato surgiu com o mote de defesa da democracia. O conflito segue e parte dos manifestantes continua no local. Alguns deles estão arrancando diversos objetos para fazer barricadas no meio da Avenida.

Neste domingo, grupos a favor e contrários ao presidente Jair Bolsonaro estiveram na Avenida Paulista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


31/05


2020

José Múcio e Collor, as lives da semana

Na sequência de entrevistas com personalidades nacionais pelas lives do Instagram do blog, na terça-feira (02) o convidado é o presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro. Já na quinta (04), o ex-presidente e senador por Alagoas Fernando Collor (Pros).

Na pauta de ambos, a crise na saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus e suas consequências na política e na economia. Sempre às 19h. Se você não segue ainda o Instagram do blog, o endereço é @blogdomagno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores