Faculdade de Medicina de Olinda 2

16/10


2019

FBC: Governo vai liberar recursos para limpeza de praias

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai liberar recursos para agilizar a limpeza das praias atingidas por manchas de óleo no litoral do Nordeste. Os recursos serão repassados para os estados que tiverem a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. A informação foi dada pelo ministro Gustavo Canuto em reunião com senadores da bancada do Nordeste, hoje, a pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Segundo o senador, a Defesa Civil, ligada ao MDR, está trabalhando em parceria com as defesas civis estaduais para acelerar a limpeza das praias e informar a população sobre o desastre ambiental.

“O MDR está coordenando o trabalho da Defesa Civil em conjunto com as defesas civis dos estados e dos municípios nas 156 cidades atingidas pelas manchas de óleo. Além disso, na medida que os decretos de emergência forem homologados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, recursos federais serão transferidos aos estados para agilizar e acelerar a limpeza das praias do Nordeste, para garantir a atividade da indústria do turismo no Nordeste durante o próximo verão”, afirmou o líder do governo.

SEGURO-DEFESO – Pela manhã, os senadores se reuniram com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que anunciou a antecipação do pagamento do seguro-defeso para os pescadores das colônias afetadas pelas manchas de óleo.

“A ministra Tereza Cristina, muito sensível, decidiu antecipar o pagamento do seguro-defeso, que normalmente ocorre a partir de 30 de novembro. Agora, vai ser possível antecipar o pagamento para 30 de outubro para as colônias afetadas pelas manchas de óleo. Esta é mais uma demonstração da sensibilidade do governo federal em relação às questões do Nordeste”, explicou Fernando Bezerra.

Ele acrescentou que os estados deverão informar as colônias que tiveram a pesca prejudicada pelas manchas de óleo para que o seguro-defeso seja liberado pelo INSS. “Os senadores têm que provocar os estados, para dizer quais as colônias de pescadores foram afetadas e demandar a liberação do seguro-defeso através do INSS”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detran

16/10


2019

Produtores cobram Permissão de Trânsito de Vegetais

A PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais) é um documento emitido ao final de um processo de certificação fitossanitária, coordenado pela Defesa Agropecuária, para viabilizar o trânsito de vegetais de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal. Visando agilizar esse processo o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) encaminhou oficio à Adagro – Agência de Defesa Agropecuária, no último mês, solicitando a imediata implantação da PTV eletrônica.

Manifestando descontentamento com a morosidade na implantação do sistema informatizado, o presidente do SPR, Jailson Lira, lembra no documento que já foram enviados à Adagro, desde o ano passado, três ofícios informando os prejuízos com a comercialização de frutas   ocasionados pela emissão do PTV manual. “Continuamos aguardando a implantação do sistema de emissão do PTV via internet por ser uma ferramenta acessível a todos e que agrega vários benefícios a exemplo da agilidade, confiabilidade, segurança e controle das pragas e melhor gestão fitossanitária e da rastreabilidade do trânsito de vegetais”, ressaltou.

Jailson Lira chama atenção ainda para o fato de que em Pernambuco o PTV é eletrônico, mas sem acesso aos produtores e empresas, porque ainda estão trabalhando com a SEFAZ para a integração com o SIAPEC que possibilitará o acesso ao usuário. “Enquanto isto, as dificuldades na logística das empresas e produtores do Vale do São Francisco continua a mesma, sendo necessário o deslocamento até o escritório da ADAGRO, ocasionando diversos problemas com motoristas e transportadoras além da demora na liberação das cargas”, concluiu o presidente lembrando ainda que encaminhou também a reivindicação para os representantes parlamentares da região na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

13° Bolsa Familia

16/10


2019

ONG Pedra d’Água é agraciada com medalha do CBM

Em tarde prestigiada, na última segunda-feira, no Teatro do Shopping Rio Mar, Zona Sul do Recife, foi realizada a solenidade de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar.

Personalidades civis, militares e entidades, que de alguma forma ajudaram a instituição e contribuíram para melhoria dos serviços prestados à população pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), foram agraciados com a condecoração, que é a mais importante da corporação e foi instituída como uma forma de reconhecimento da entidade militar. Entre os contemplados, o empresário e presidente da ONG Pedra d’Água, Alex Costa.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, presidiu a solenidade. Estiveram presente muitos políticos, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de PE, cel. Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

16/10


2019

Celpe anuncia sistema pioneiro para Petrolina

Em dezembro, Petrolina será a primeira cidade do estado a receber o sistema de Automação Inteligente de Rede – AIR, um projeto pioneiro da Celpe que vai propiciar a recomposição automática do sistema elétrico durante uma falta de energia ou falha no sistema. A novidade foi anunciada, na tarde de hoje, pelo gerente de Operações da concessionária em Petrolina, Hugo Vidal, durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/FIEPE.

De acordo com o gerente, a nova ferramenta vai utilizar inteligência artificial e algoritmos avançados, além de equipamentos de rede, para isolar a falha recompondo o sistema e devolvendo o fornecimento de energia elétrica ao cliente em questão de minutos. “Nós vamos trazer com isso segurança operacional, para nosso trabalhador e qualidade no fornecimento, principalmente no bom atendimento aos clientes”, ressaltou.

Durante a reunião, o representante da Celpe apresentou ainda uma visão geral da companhia destacando que a região de Petrolina, mais 16 municípios, totaliza 800mil habitantes, 332 mil clientes, que representa 9% do consumo no estado. Depois de abordar um pouco sobre tarifa de energia, investimentos em redes de distribuição, linhas e infraestrutura, o gestor encerrou citando a escola de capacitação para eletricistas, em parceria com o SENAI-PE e os canais de atendimento através do site e aplicativos, onde é possível solicitar serviços e segunda via além de consultar consumo e débito.

O diretor regional da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, afirmou no encerramento do encontro que o segmento da indústria recebe com entusiasmo os novos projetos da companhia em Petrolina e região. “O questionamento feito pelos conselheiros e as respostas apresentadas aqui nos mostram uma companhia bem mais comprometida com o desenvolvimento regional e o anúncio desse novo sistema nos anima a seguir em frente transformando a nossa Petrolina numa cidade muito mais iluminada”, concluiu Nascimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/10


2019

Arcoverde: Vestibular para Medicina será em dezembro

Representantes da Faculdade São Leopoldo Mandic, a qual possui como mantenedora a Sociedade Regional de Ensino em Saúde, estiveram, na manhã de hoje, reunidos com a secretária municipal de Saúde, Andréia Britto, para definirem os últimos detalhes sobre a implementação do curso de graduação em Medicina para a cidade Arcoverde.

Na reunião, ficou definido que no próximo dia 18 de novembro, representantes do Ministério da Educação (MEC), estarão no município para a vistoria do imóvel que vai abrigar o curso, o qual terá como coordenador o médico Jarbas Maciel. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Andréia Britto, em breve Arcoverde estará contando com o primeiro processo seletivo do curso.

“O vestibular na graduação em Medicina está previsto para acontecer em dezembro deste ano. As aulas para os aprovados devem ser iniciadas em fevereiro de 2020”, adiantou Andréia. “Os representantes da instituição também estão assinando os convênios com a Prefeitura de Arcoverde e com as outras cidades que irão disponibilizar leitos hospitalares para o curso. Com mais esta conquista, estamos muito felizes e acredito que Arcoverde vai entender e valorizar o quanto esta faculdade mudará a vida da cidade”, destacou a secretária.

Para a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, a chegada da graduação, juntamente com outras parcerias que serão colocadas em práticas no próximo ano, através da Secretaria de Saúde, reforça o compromisso da gestão municipal com a cidade. “Esta é uma grande conquista para a população de Arcoverde e a região. Nós entendemos que uma Faculdade de Medicina favorece a economia local e possibilita um crescimento espontâneo, fortalecendo a cidade como um todo em diversos setores. Desde que nossa gestão priorizou a educação, já tivemos grandes conquistas, como as implantações dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Direito e Engenharia Civil na Aesa, e esse curso de Medicina vem coroar todo o esforço da gestão em relação à educação no município”, ressaltou Madalena.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

16/10


2019

Luiz Lacerda foi um baluarte da nossa cidade

Por José Queiroz*

Figura querida e festejada por onde passasse, Luiz Lacerda deixou seu nome cravado na história de Caruaru como bem-sucedido empresário, homem da comunicação e apaixonado pelo Central. É com muita tristeza que recebemos a notícia do seu falecimento, pois seu Luiz inspira vitalidade. Que os exemplos da sua vida se perpetuem. Um abraço especial ao deputado Tony Gel, genro de Luiz Lacerda, e a Miriam, filha do empresário. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

*Deputado estadual pelo PDT


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

16/10


2019

Projeto que reduz impostos é aprovado

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, hoje, o projeto de lei do deputado federal Eduardo da Fonte (PL 7728/2014), que prevê compensações tributárias às indústrias de consumo eletrointensivo, isto é, indústrias de grande porte se elas reduzirem o consumo de energia.

O objetivo da proposta é diminuir o custo de produção das empresas para, consequentemente, incentivar produtos mais baratos no mercado. “Empresas transferem para o preço do produto o custo alto de energia. Devemos reduzir a conta de luz em várias frentes. Uma delas é promover compensações a indústrias para baratear produtos e serviços”, destacou Eduardo da Fonte.

A proposta segue, agora, para análise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/10


2019

Lula Cabral exonera mais de 600 comissionados

Do G1

Mais de 600 pessoas foram exoneradas de cargos comissionados na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A decisão do prefeito Lula Cabral (PSB), que reassumiu o cargo quase um ano após ser preso pela Polícia Federal (PF), foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de hoje.

O chefe do Executivo reassumiu o cargo usando tornozeleira eletrônica, ontem. Ele foi apontado pela PF como responsável pelo desvio de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário municipal, ficou preso por três meses e foi solto em janeiro.

Entre os comissionados exonerados, estão secretários e secretários-executivos municipais, além de chefias de gabinete, coordenadores de diferentes secretarias e outras funções administrativas.

Em nota, o prefeito informou que os secretários colocaram os cargos à disposição. Com isso, "os atuais cargos de confiança foram exonerados para que os novos secretários tenham a liberdade de escolher suas equipes".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores