Faculdade de Medicina de Olinda 2

21/10


2019

Moro promete integrar Força Nacional com ações sociais

JC Online

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, esteve, na manhã de hoje, no município do Paulista, Grande Recife. A visita foi para acompanhar o projeto "Em Frente, Brasil", que atua contra a criminalidade na cidade através da Força Nacional.

A agenda do ministro Moro está sendo acompanhada pelo governador Paulo Câmara e o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB). Também estão acompanhando a visita o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) Eriberto Medeiros e o secretário estadual da Defesa Social, Antônio de Pádua.

Em sua fala, o ministro Moro afirmou que o projeto está em construção e que, em nova fase, deve investir também em ações sociais. "Queremos levar essa atuação com políticas sociais. É necessário destacar que esse é um projeto piloto, estamos construindo esse projeto. As lições que aprendemos aqui é que juntos nós podemos mais", afirmou.

Moro destacou os números de diminuição da violência em Paulista, desde o início do programa, no início de setembro. "Em outubro, houve dois homicídios em Paulista até o momento. Ouvi do prefeito que essa já foi uma cidade com mais de 30 assassinatos por mês. O governo federal quer ser parte da solução do problema da violência. Vamos intensificar o policiamento ostensivo, sem descuidar da investigação. Prevenir é importante, mas é preciso retirar o criminoso perigoso de circulação", avaliou.

O ministro também ressaltou a importância da integração entre as forças policiais. "A ideia é termos uma postura mais proativa. O projeto foi planejado por meses. A execução foi iniciada no início de setembro. O importante é manter resultados consistentes", disse.

Junior Matuto, prefeito da cidade, também destacou a importância do projeto. "Vivemos um momento de muita complexidade. Desemprego assola no país, a autoestima da população anda adormecida. Tivemos o privilégio de juntar forças para combater a violência", analisou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detran

21/10


2019

Governo já retirou 71 toneladas de óleo do Litoral Sul

O Governo de Pernambuco segue trabalhando para realizar as ações de contenção, limpeza e prevenção das manchas de óleo nas praias do litoral sul do Estado. Ao todo, já foram coletadas 71 toneladas de óleo nas áreas atingidas, nos últimos três dias. A Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema, está comandando as ações junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.

Além de São José da Coroa Grande, Tamandaré, Sirinhaém, Barreiros, Rio Formoso e Ipojuca, também foram localizadas, neste domingo, manchas de óleo no município do Cabo de Santo Agostinho, nas praias de Itapuama e Pedra Xaréu; e na praia de Ilha Cocaias, em Suape. O efetivo do Governo do Estado, hoje, passou de 200 para 400 pessoas de diversos órgãos. Além dessa mobilização, cerca de 350 pessoas participaram das ações de limpeza nos municípios afetados. Para a operação deste domingo foram utilizados três helicópteros, 30 viaturas, sete caminhões, dois tratores e três barcos contratados pelo Governo do Estado.

Das 71 toneladas recolhidas, 60 já foram encaminhadas ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado em Igarassu, onde estão sendo descartadas corretamente. A pedido do Governo do Estado, o CTR Pernambuco estenderá o horário de funcionamento neste final de semana para receber a coleta especial.

Embora o Governo do Estado tenha se esforçado para realizar o trabalho de contenção do derramamento de óleo, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, voltou a cobrar que o Governo Federal supra as necessidades previstas no Plano Nacional de Contenção de Vazamento de Óleo. “O Governo Federal ainda não conseguiu identificar a origem do vazamento, mas precisamos que, efetivamente, sejam disponibilizados todos os equipamentos necessários para realizarmos o processo de contenção”, pontuou.

Para hoje, Bertotti adiantou que o trabalho continuará dentro dos mesmos moldes. “Serão realizados novos sobrevoos pela manhã e vamos continuar monitorando o processo de recolhimento de resíduos”, reforçou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

13° Bolsa Familia

21/10


2019

Paulo: “Bolsonaro deve lembrar que Nordeste é Brasil”

Blog do Guilherme Amado

Chamado de “espertalhão” por Bolsonaro, Paulo Câmara decidiu não responder ao presidente. Em entrevista à coluna, o governador de Pernambuco fez um apelo ao presidente que pare de “picunha” e lembre que o país que ele governa também inclui o Nordeste. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

O senhor se sentiu ofendido por ter sido chamado de espertalhão por Bolsonaro?

Não, eu quero paz. O presidente precisa parar de picuinha e governar também para o Nordeste. O Nordeste é Brasil. Ele já atacou o Flávio Dino, governador do Maranhão, o Rui Costa, governador da Bahia, e o governador da Paraíba, João Azevedo. Já tinha me atacado indiretamente e a todos os governadores nordestinos nos chamando pejorativamente de “Paraíba”. Depois mentiu dizendo que se referia ao governador da Paraíba. Mas ele estava atacando os nordestinos ali.

Por que o senhor acha que o presidente adota essa postura?

Não sei. Ele perdeu no Nordeste, e perderia hoje. Ele está impopular no Brasil todo, mas está especialmente no Nordeste. Mas nada disso justifica tratar assim o nordestino.

Como foi a postura do governo federal na contenção do óleo vazado?

Extremamente lenta. Até hoje não sabemos com certeza a origem e a extensão do problema. O governo federal demorou muito a agir. E estamos perdendo com isso.

O turismo foi afetado?

O turismo e o meio ambiente. As pessoas estão cancelando suas viagens devido à imprevisibilidade e isso agrava um cenário que já não está bom.

Como está Pernambuco do ponto de vista econômico?

Difícil. Estamos um pouco melhor do que o Brasil como um todo, mas isso não significa muito porque o Brasil está quase no chão.

O senhor costuma falar com o presidente?

Estou aqui sempre para falar com o presidente. Eu não olho partidos. Não votei nele, mas o povo que eu governo é o mesmo que ele governa. Ele tem que entender isso.

Com o restante do governo, a relação existe?

Sim. O ministro Sergio Moro virá nesta semana aqui, o Ricardo Salles talvez venha também.

Qual o cenário para a eleição de 2020 em Recife? PSB e PT estarão juntos?

Ainda estamos fechando quem será o candidato e negociaremos as alianças no tempo certo. Será um prazer se o PT vier com o PSB novamente. Hoje, o PT está no meu governo e trazendo grandes contribuições.

Como, na sua visão, a maioria do povo pernambucano vê Bolsonaro?

Ele não é popular. A população não se sente atendida por ele.

E Lula? Lula ainda é forte para o povo nordestino?

Sem dúvida. Lula não perdeu em nada sua força em Pernambuco. A população sente que no governo dele a vida melhorou e, enquanto outro presidente não melhorar a vida do nordestino tanto quanto ele fez, ninguém vai superar isso. E o atual presidente, com esses gestos, está longe disso. Ele ignora o Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

21/10


2019

Nosso Brasil é um só

Por Gilson Neto*

Estamos tenentes na investigação dessa tragédia que acomete o Litoral Nordestino. Mais de 70% da população do NE mora até 100 km do litoral.

Nossas praias são um dos nossos maiores patrimônios como Nação vocacionada ao Turismo ecológico.

Temos a segunda maior barreira de corais do mundo nessa Região tão abençoada por Deus. Não vamos relaxar na limpeza do Litoral, especialmente nas áreas turísticas e de maior densidade da população.

Nossas forças armadas estão agindo diuturnamente para amenizar os efeitos dessa devastadora tragédia. Quero agradecer a todos que, voluntariamente, estão empenhados nesse mutirão de limpeza.

Setores públicos e privados, população em geral. Nosso Brasil é um só, juntos superaremos esse desafio.

*Presidente da Embratur


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Família de vigaristas, diz Frota sobre o clã o Bolsonaro.

adalberto ribeiro

Mister GMN, o óleo de pedra é vermelho, o lance é criminoso. Impoe-se q órgãos de informação do governo identifique os criminosos e sejam denunciados à opinião pública

adalberto ribeiro

Mister GMN, o óleo de pedra é vermelho, o lance é criminoso. Impoe-se q órgãos de informação do governo identifique os criminosos e sejam denunciados à opinião pública



21/10


2019

Moro acompanha Força Nacional em Paulista

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, cumpre agenda em Pernambuco, hoje, quando acompanha o andamento do projeto contra criminalidade “Em Frente, Brasil” no município do Paulista. Inicialmente o compromisso estava marcado para o dia 19 de setembro, mas foi cancelado dois dias antes pelo ministro, por conta do conflito de agenda do governador Paulo Câmara (PSB). Moro também será acompanhado por Paulo Câmara e o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB). Os três estão reunidos neste momento. Às 10h30, o ministro concederá entrevista coletiva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

21/10


2019

O Sertão vai virar mar da filantropia gastronômica

Com apoio da Pousada Zé Maria e o envolvimento de 18 chefes de cozinha sertanejos, o famoso e apetitoso festival gastronômico da ilha de Fernando de Noronha se transfere, na próxima quinta-feira, para Petrolina, capital do Vale do São Francisco, maior produtor de frutas irrigadas do Nordeste com selo internacional.

Empresário bem-sucedido no ramo de hotelaria em Noronha, referência também na promoção do mais cobiçado réveillon em mares brasileiros, em sua charmosa pousada de celebridades, Zé Maria virou grife, igualmente, da boa mesa.

Criou, nas quartas e sábados, o Festival Gastronômico de Noronha, com 18 iguarias do mar irresistíveis para quem aprecia crustáceos. O jantar tem um ritual para deixar os convidados com mais água na boca: Zé Maria, que é um gentleman, apresenta um a um os mais variados pratos, inclusive as especialidades pescadas por ele próprio, com o toque das suas mãos mágicas de cozinheiro nas horas vagas.

Zé Maria chega ao Sertão com a sua grande virtude e coração largo de servir ao próximo. Parte da renda do evento será revertida para o hospital filantrópico Tom Tomas, mantido pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância, do meu amigo Augusto Coelho, ex-prefeito de Petrolina. A unidade hospitalar é uma referência no Nordeste no tratamento do câncer.

Aos interessados em conhecer o Festival, o jantar será na casa de Recepção Maria Leite, a partir das 19 horas. Os participantes terão uma rara oportunidade de conhecer os pratos mais disputados pelos turistas da ilha de Fernando de Noronha e ao mesmo estenderão a mão a uma boa causa: ajudar a salvar crianças e adolescentes sertanejos da enfermidade do século.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

21/10


2019

Mais um drama social

No embarque para Brasília, há pouco, encontrei meu amigo Rivaldo. Ele faz parte do cenário do aeroporto dos Guararapes, conhece autoridades, políticos, executivos, formadores de opinião, enfim, muita gente que vive, como eu, a rotina do embarque e desembarque aéreo.

Quando dei um forte abraço nele, me revelou, em lágrimas, que havia perdido o emprego na Pontual Turismo, agência de turismo em que atuou como agente de recepção no aeroporto por 23 anos.

Pobre, morador da favela Entre Apulso, próximo ao aeroporto, Rivaldo sempre foi visto nos corredores do Guararapes de paletó e gravata. Conhece todos os atendentes das companhias aéreas e por isso mesmo já quebrou o galho de muitos retardatários no embarque.

Mas, mesmo com tamanha experiência, Rivaldo não conseguiu um lugar ao sol até o momento em nenhuma agência de turismo.

Para não deixar a família morrer de fome disse que está vendendo água e biscoitos próximo ao Shopping Recife. Sei que muitos engravatados o conhecem. Quem puder ajudá-lo, Deus lhe renderá graças.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2019

Manchas de petróleo chegam à praia do Paiva

As imagens são do jornalista Jair Pereira


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha