Faculdade de Medicina de Olinda 2

06/10


2012

Artigo especial

Vereador no Brasil existe desde 1560

Maurílio Ferreira Lima

Em ano de eleição municipal, o candidato a vereador diz que é o político mais perto do povo. Tem razão de dizer, porque governador, senador, deputado federal, ninguém bate na porta de madrugada para pedir com urgência o transporte de um doente para o hospital, nem chega com conta de luz e receita médica para despachar. Na casa do vereador, que mora na comunidade, senão não se reeleje, isso é o cotidiano .

Mas tem uma coisa que talvez nenhum vereador saiba. O primeiro vereador eleito no Brasil foi em 1560, logo quando os portugueses fundaram a cidade de São Vicente, instalaram uma Câmara de Vereadores eleita.

Quando viajava para Angola nos anos 1970, durante a guerra, verifiquei a importância da Câmara de Vereadores de Luanda na vida Colônia Portuguesa. Não sei se outro colonialismo europeu, como inglês, espanhol, francês e holandês, tinham também essa prática de organiza Câmaras de Vereadores, como os portugueses faziam.

Só nos períodos ditatoriais, houve fechamento de Câmaras de Vereadores e na recente Ditadura Militar brasileira, o mandato gratuito para o vereador.

Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

O melhor mesmo seria ACABAR com a CÂMARA de VEREADORES. hehehehehehehe...

Wellington Antunes

O cabra não sabe nem o que é voto distrital e fica dando pitaco. Fica calado mané que é o melhor que você faz. Hhehehehehe..

milton tenorio

Voto Distrital seria melhor..


Detran

06/10


2012

Belo Horizonte: Lacerda com 50% dos votos válidos

 

 

 

 

 

 

Fonte: Gazeta do povo

O candidato do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, aparece com 50% dos votos válidos, segundo pesquisa de intenção de votos do Datafolha divulgada neste sábado (6). Seu principal adversário, o candidato petista Patrus Ananias, aparece com 43% dos votos válidos. O resultado aponta um cenário indefinido para a capital mineira, com a possibilidade de haver ou não uma disputa de segundo turno.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. Num eventual segundo turno, o candidato do PSB teria 48%, contra 42% do petista. A diferença entre os dois candidatos mais bem colocados caiu 7 pontos em relação à última pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira (3). A pesquisa ouviu 1.726 eleitores. O número de registro no TRE é MG-01178/2012. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

13° Bolsa Familia

06/10


2012

Curitiba: Datafolha mostra Ratinho Junior com 34%, Ducci com 24% e Fruet com 21%

 Fonte: Gazeta do povo

A última pesquisa Datafolha antes do primeiro turno da eleição para prefeito de Curitiba, encomendada pela RPCTV e jornal Folha de S.Paulo, aponta para um segundo turno envolvendo Ratinho Junior (PSC) e outro concorrente.

                              

 O dono dessa segunda vaga, porém, permanece uma incógnita. Ao contrário dos levantamentos anteriores, o prefeito Luciano Ducci (PSB) perdeu a vantagem que tinha sobre Gustavo Fruet (PDT), e agora, ambos aparecem empatados tecnicamente.

De acordo com a pesquisa, Ratinho Junior tem 34%, Ducci figura com 24%, e Fruet aparece com 21%.  A margem de erro é de dois pontos.

 

O Datafolha ouviu 1.650 pessoas, com 16 anos ou mais, entre ontem e hoje. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob o número 648/2012.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

06/10


2012

PF flagra compra de votos em Paulista

A Polícia Federal (PF) realiza neste momento uma operação no Veneza Water Park, em Paulista (Região Metropolitana do Recife), onde flagrou distribuição de dinheiro e compra de votos, supostamente para beneficiar Júnior Matuto (PSB).

Um oficial de Justiça está no local, enquanto os agentes da Polícia Federal, coordenados pelo delegado da PF Vilanova, revistam todas as dependências, carros, pessoas e até o mangue localizado por trás do parque, que dá acesso ao Rio Timbó, à procura de mais provas materiais. A saída do parque foi fechada até que a operação seja concluída.

Esta não é a primeira vez que o parque aquático é alvo, ainda nestas eleições, de uma investigação de envolvimento com irregularidades. O local abrigou uma festa patrocinada pelo candidato Júnior Matuto em que os convidados tinham entrada franca e pagavam apenas R$ 1 pela cerveja. Na ocasião, um oficial de justiça apreendeu placas e folders do candidato e aplicou uma multa de R$ 15 mil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

maria da conceiçao alves da silva

BOM DIA MAGNO SEMPRE ESCUTO EM EDVALDO MORAES,SOBRE VOCES NUNCA COMETA QUE MATUTO NUNCA NADA NEM UMA SECRETÁRIA ,N ENTENDO PQ O GOVERNADOR NÃO DEU,E TAMBEM QUE EDUARDO PRECISOU VIR 2 VEZES E GRAVOU 2 VIDEO DE UMA CERTA FORMA SE ESTIVESSE TÃO FOGADO N PRECISAVA E TB FUGIU DO DEBATE NEM FALARM ESTRANH

DIOGENES HOVSEPIAN

SE A PF QUISER PODE DAR UMA PASSADINHA EM PONTE DOS CARVALHOS.... GESSÉ VALÉRIO GASTA 2 OU 3 MILHÕES DE HOJE PARA AMANHÃ.... TODO MUNDO SABE DISSO....04 OU 05 ELEIÇÕES SEGUIDAS... SO A PF NÃO ENXERGA!!!!



06/10


2012

Labanca promove arrastão em São Lourenço

 














O prefeito de São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife) e candidato à reeleição, Ettore Labanca (PSB), promoveu um arrastão com militantes e simpatizantes pelas ruas do bairro do Parque Capibaribe, na manhã deste sábado (6), último dia para eventos de campanha.

Ao lado do vice, Gino (PSB), do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), e do deputado estadual Vinícius Labanca (PSB), o prefeito percorreu as principais ruas da localidade, fazendo corpo a corpo com moradores e comerciantes das adjacências.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

06/10


2012

Floresta: TRE suspende impugnação da candidatura de Rorró

O TRE de Pernambuco acaba de suspender a impugnação da candidata do PSB à Prefeitura de Floresta, Rorró Maniçoba, que concorre à reeleição. A decisão, que tem caráter liminar, foi expedida pelo desembargador e relator José Fernandes de Lemos, acatando recurso interposto pela candidata.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

06/10


2012

Opositor de Chávez diz que seguirá modelo brasileiro

O candidato Henrique Capriles durante comicio no estado venezuelano de Lara, na última quinta (4) (Foto: Marco Bello / Reuters)

O candidato Henrique Capriles durante comício no estado venezuelano de Lara(Foto: Marco Bello / Reuters)

Primeiro candidato da oposição com chances reais de derrotar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, há 13 anos no poder, o advogado Henrique Capriles Radonski, 40, diz seguirá o “modelo brasileiro” caso seja eleito nas eleições deste domingo.

“Não se trata de limitar uma gestão de governo a um nome, somos seguidores do modelo brasileiro porque conseguiu uma importante transformação no país”, disse em entrevista por e-mail ao G1, ao ser questionado sobre as citações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha.

No início da disputa, o candidato citou “o modelo Lula” como inspiração, mas mudou o discurso após o presidente gravar mensagem de apoio a Chávez. Capriles acusa a campanha rival de tentar confundir e de usar programas sociais para manipular os venezuelanos.O oposicionista diz que o Brasil, que vê como “um país que entende as relações internacionais como relações entre Estados e não entre governantes”, será um dos primeiros destinos que visitará se eleito.

“Nós representamos uma candidatura de carne e osso, que visitou as cidades e conversou com o povo. Enquanto nós viemos dar soluções, o governo leva uma candidatura de cartazes e mensagens de televisão. Os votos se ganham nas ruas, não atrás de uma tela.”   (Portal G1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/10


2012

Ipojuca: polícia inspeciona casa do pai de candidato a vice

O prefeito de Ipojuca (Região Metropolitana do Recife), Pedro Serafim (PDT), acaba de ligar ao blog relatando que a polícia, seguindo mandado judicial, inspeciona, neste momento, a casa do pai do candidato a vice na chapa de Romero Sales (PMDB, apoiado por Serafim), Fernando de Fausto (PSL).

De acordo com Serafim, o pai do candidato é um senhor que tem por volta de 80 anos, de saúde frágil. A polícia, conta o prefeito, também inspeciona a casa da irmã do candidato. ''Estou louco, nunca vi um negócio desses em Ipojuca'', atesta Serafim, que atribui a ''arbitrariedade'' a Carlos Santana, que disputa a Prefeitura pelo PSDB.

Serafim afirma que o tucano se diz ''protegido'' do governador Eduardo Campos, que não teria ciência das supostas atitudes do candidato, uma vez que que Eduardo é um ''democrata'', nas palavras do pedetista. ''Santana é um covarde, que costuma jogar as pessoas contra as outras, um desequilibrado'', dispara Serafim.

A casa do diretor do hospital de Camela também foi inspecionada, mesmo sem que o diretor (conhecido apenas por Sena) estivesse no local. O entendimento do prefeito é de que, por Sena ser um funcionário público, estaria sendo perseguido. Para Serafim, seus rivais podem deduzir que a posição profissional de Sena o levaria a votar no candidato do prefeito, já que o pedetista afirma ter concedido diversos incentivos ao funcionalismo em seu mandato. 

No momento, o prefeito se dirige à casa do pai do candidato a vice. Até o momento, não há informações sobre a razão que teria levado à ação da polícia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

SERAFIM, CADÊ O DINDIN,O GATO COMEU FOI? Todos sabem que é contumaz do atual prefeito todo tipo de jogo para continuar no poder e esconder suas falcatruas.Quem conhece Pedro Mendes sabe que ele não admiti o jogo que SERAFIM faz de acusar a oposição. Ipojuca se liberta desse gordinho safo votando 45!